Como fazer limpeza pós-obra | Blog Telhanorte
home > Construção > Como fazer limpeza pós-obra

Como fazer limpeza pós-obra

limpeza-pós-obra

| Construção

Depois das obras, sobra muita sujeira, correto? Confira 5 passos para agilizar o trabalho e realizar uma limpeza prática e efetiva

 

A sensação de concluir a construção ou a reforma da casa é maravilhosa. Mas mesmo depois da finalização, você ainda vai ter que se deparar com um último obstáculo: a limpeza pós-obra! Tenha em mente que é fundamental planejar a limpeza, não só a obra.

Saber por onde começar, quais produtos utilizar em cada superfície, proteger as instalações mais sensíveis… Essas e outras dicas vão te ajudar a sofrer bem menos com a tarefa e ainda não gastar tanto com um trabalho que já vai lhe custar a paciência!

1. Não deixe acumular entulho e resíduos

O ideal é começar o trabalho de limpeza apenas após o término total das obras, o que evita que a tarefa se estenda por mais tempo que o necessário. Mesmo assim, durante as obras, é possível evitar o acúmulo de entulho depois de um dia de serviço. A primeira sugestão, então, é que você estabeleça locais específicos para depositar os resíduos antes de eliminá-los de forma definitiva. Fazendo isso, você já estará liberando espaço antes de iniciar o trabalho de limpeza.

Importante: Para se livrar dos resíduos da maneira certa, preservar o meio ambiente e evitar problemas legais, leia cinco dicas sobre o descarte de entulho de obra.

 

2. Proteja móveis e instalações elétricas

Ao ver a sujeira resultante de uma obra, a reação mais instintiva é varrer a poeira e jogar água e sabão para se livrar do problema. Mas ninguém quer estragar móveis ou o acabamento de uma parede, certo? E muito menos iniciar um incêndio…

Então, antes de botar a mão na massa, lembre-se de proteger os móveis e instalações elétricas. Use e abuse de lonas, plástico e papelão para cobrir bem o que não pode entrar em contato com água e produtos de limpeza.

 

Veja também: Eletrofita: saiba tudo sobre essa novidade em elétrica

3. Cuide da saúde de quem vai fazer a limpeza

Não importa se você vai fazer a limpeza sozinho, com a ajuda de amigos ou contratar profissionais. Em qualquer um dos casos, a segurança deve ser prioridade máxima.

Lembre-se que quem for fazer a limpeza estará em contato com muita poeira e produtos químicos pesados. Invista em luvas e óculos de proteção para evitar irritações na pele e nos olhos. Veja diversas opções de equipamento de proteção individual (EPI) para facilitar a limpeza pós-obra!

Luva-Mista-c--Reforco-Vaqueta-Raspa-Fixtil-1583999

Luva Mista c/ Reforço Vaqueta/Raspa Fixtil (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

4. Saiba por onde começar e por onde terminar

Outra dica de como fazer a limpeza pós-obra é saber por onde começar e terminar esse trabalho. Não tente limpar tudo de uma vez, senão a tarefa vai parecer interminável. Divida a limpeza por cômodos e deixe a lavanderia por último, afinal ela será a parte da casa mais utilizada durante essa etapa.

Além disso, as equipes especializadas em limpeza de obras recomendam que o trabalho se inicie na área mais afastada do local, indo em direção à entrada. Outra dica é começar limpando o teto, antes de partir para as paredes e finalizar com o chão.

 

5. Escolha produtos de limpeza adequados

Fazer a limpeza de um piso cerâmico pós-obra é diferente de fazer a limpeza de porcelanato pós-obra. Cada piso e revestimento requer um produto específico e você deve pesquisar bem antes de usar qualquer solução química em uma superfície.

E lembre-se que, além de pisos, você também precisará limpar paredes, teto, móveis, vidros… Portanto, leia bem as instruções dos produtos que você comprar para não danificar o acabamento da obra logo depois que ela for concluída.

 

Dicas para limpar o piso depois da obra

Agora que você já sabe todos os cuidados que precisa tomar antes de iniciar a limpeza, vamos falar de alguns produtos que podem te auxiliar na tarefa de limpar pisos e remover resíduos.

A limpeza de porcelanato pós-obra, por exemplo, requer alguns cuidados. Lembre-se de passar um pano seco para remover a poeira e, em seguida, usar uma esponja com água limpa, para evitar o aparecimento de manchas. Só então será a hora de aplicar algum produto de limpeza pós-obra para porcelanato específico.

Por sua vez, a limpeza de piso cerâmico pós-obra requer atenção especial para resíduos como cimento, respingos de tinta, argamassa e rejunte. Se você não eliminar esses vestígios corretamente antes de limpá-los, poderá deixar marcas definitivas no chão da casa. Fique atento e busque um removedor pós-obra para cada tipo de resíduo. Apenas depois que se livrar do grosso da sujeira, aplique o limpa piso pós-obra específico para cerâmica.

 

Veja mais em: Como limpar o rejunte dos ambientes?

Hora de botar a mão na massa!

Com essas dicas, temos certeza que você já sabe como fazer a limpeza pós-obra e o trabalho não será tão pesado quanto você poderia esperar. Então, está esperando o quê pra começar? Não se esqueça que a Telhanorte oferece uma grande variedade de limpa pisos pós-obra. Além de produtos para o porcelanato, você encontrará para pisos laminados, vinílicos, rústicos e cimentados.

Além dos produtos de limpeza pós-obra mais pesados, nossa seção de limpeza e manutenção oferece limpadores comuns como limpa-vidros, limpa-plásticos, limpador de pedras. Sem falar nos acessórios como vassouras, esfregões, rodos e esponjas. Acesse a loja virtual da Telhanorte, encomende os produtos de limpeza mais adequados para deixar a casa brilhando e receba tudo no conforto do lar.

Ter a residência renovada, limpa e cheirando a novo é um sonho que pode se tornar real, enfim!

 

Edição de Murilo Bonício e Vinicius Marques