Leitura: 6 min

Como fazer limpeza de sofá em casa: passo a passo com resultados comprovados

Tudo sobre como fazer limpeza de sofá em casa, passo a passo, periodicidade, tipos de sofá, o que não fazer e dicas de limpeza profissional

Nada como um sofá novinho em folha, limpo e cheiroso, não é mesmo? Manter essa aparência de novo depois de algum tempo de uso, entretanto, é um dos maiores desafios da rotina de casa (acredite, você não está sozinho nessa busca). É por isso que resolvemos criar esse artigo com dicas de como fazer limpeza de sofá em casa Uma rápida pesquisa no Google vai te trazer uma lista de misturinhas caseiras para fazer a limpeza do móvel, entretanto, verdade seja dita, essas misturas podem acabar manchando seu sofá, mesmo que na hora fique parecendo que deu tudo certo. Isso porque o estofado não suporta produtos abrasivos.  Por isso, aqui, não vamos apresentar nenhuma receita mágica, mas dar dicas de como manter o sofá limpo, sem correr o risco de estragar a peça. 

Como fazer limpeza de sofá em casa: passo a passo

O passo a passo de como fazer limpeza de sofá em casa é simples:  
  1. use o aspirador de pó pelo menos uma vez por semana para tirar a poeira e as partículas de sujeira do móvel, 
  2. passe um pano levemente úmido com água, 
  3. Use uma escovinha de cerdas macias com uma gota de detergente neutro e passe pelo sofá com cuidado (apenas em sofás de tecido. Em couro e corino use apenas uma flanela ou espanador),
  4. nunca use produtos químicos ou abrasivos. 
  Com esses passos simples você vai conseguir manter o sofá livre de bactérias, fungos, cheiros desagradáveis e outros problemas.  Caso sua casa tenha criança ou animais de estimação, talvez seja necessário realizar a limpeza do sofá com mais frequência.

Como fazer a limpeza de acordo com o tipo de material do sofá?

A variação do material dos quais os sofás são feitos também pode gerar a variação do tipo de limpeza a ser realizada e do tipo de produto a ser usado. 

Sofá de suede e camurça

Use aspirador e detergente neutro na escova de cerdas macias. Passe a escova no sofá com delicadeza e sem aplicar força. 

Sofá de couro

Ao contrário do que pode parecer, tanto o couro quanto o corino são tecidos delicados.  Como fazer limpeza de sofá em casa se o móvel for de couro? Passe um espanador ou flanela pelo móvel.  Com um pano úmido passe o detergente neutro e depois passe outro pano, dessa vez seco. Em sofás de couro pode ser necessário realizar uma hidratação periódica com silicone líquido, aplicado com flanela.

Sofá de veludo 

O sofá de veludo também pode ser limpo com aspirador de pó, detergente líquido e pano úmido, entretanto, também aceita uma mistura de água morna com ¼ de vinagre branco. Depois é só deixar secar naturalmente. 

Ih, derramou! Como limpar? 

O passo a passo acima te ensinou como fazer limpeza de sofá em casa no dia a dia. Mas qual é a melhor maneira de limpar o sofá quando alguém derruba alguma coisa nele, como água, vinho ou outras substâncias? Nesses casos use um pano seco! Isso mesmo, nada de usar pano úmido. Use um pano seco e pressione-o sobre o produto derramado. Deixe o pano “sugar” o excesso do líquido e depois aguarde secar. Sofás de veludo, assim como os de suede absorvem bem rápido os líquidos, entretanto, são tecidos que também ajudam a “expulsar” a sujeira que foi absorvida, seja em uma limpeza profissional, ou não.  Já sofás de linho e algodão absorvem rápido, mas não tem a mesma facilidade para limpeza. Por isso, seja muito rápido na hora de limpá-lo caso algo seja entornado no tecido. 

Periodicidade da higienização profissional

A limpeza profissional periódica é bastante importante para ajudar na manutenção estética e funcional do seu sofá Com o tempo e uso o sofá vai ficando sujo e sua aparência deixa de ser a mesma. Mas a necessidade de limpeza vai além da estética. É preciso fazer a limpeza contínua, tanto em casa como com profissionais, porque os sofás sujos são fonte de:  
  • acúmulo de poeira,
  • proliferação de fungos, bactérias, vírus e ácaros, 
  • agravamento de doenças respiratórias e alergias. 
  Dessa forma, parte da preocupação com a saúde e qualidade de vida da sua família deve passar pela compreensão de como fazer limpeza de sofá em casa.   Mas, e a limpeza profissional? Quando fazer?    Esse periodicidade varia de acordo com o uso do sofá. Se a sua família costuma usar muito o sofá, a periodicidade será mais constante. Se o sofá é apenas mais um item de decoração e ninguém nunca senta nele, o tempo entre uma limpeza e outra pode ser maior.  Para famílias pequenas ou com pouco uso do sofá, a limpeza pode ocorrer anualmente.  Famílias numerosas ou que usam muito o sofá devem fazer a limpeza a cada semestre.  Se na sua casa moram pessoas com problemas respiratórios a limpeza trimestral é indicada.   
Está precisando trocar de sofá? Confira mais em: Qual o melhor tipo de sofá para apartamento?
 

Organize a sua casa do seu jeito!

Agora você já sabe como fazer limpeza de sofá em casa, ficou muito mais fácil manter o móvel limpo, bonito e higiênico para a sua família.  A manutenção da limpeza de casa deve ser uma preocupação constante para evitar a proliferação de ácaros, vírus e bactérias que podem prejudicar a sua família. Além disso, com um sofá limpo dá muito mais vontade de curtir o dia em frente a TV, relaxando, afinal, você merece!  Mas, nem só de sofá vive a sua casa, por isso, acesse a loja virtual da Telhanorte no setor de limpeza e descubra os produtos que podem te ajudar a manter a casa limpa.  Na Telhanorte, você encontra sessões exclusivas com tudo que você precisa para sua casa, da fundação ao acabamento. Acesse o site e faça sua compra sem sair de casa! 

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...