Leitura: 4 min

Descubra a distância ideal entre a TV e o sofá

Se você está em busca de uma nova TV, confira a matéria que preparamos a seguir com dicas importantes sobre a distância ideal para cada tamanho de tela!

Nada como chegar em casa após um dia cheio e sentar para relaxar e assistir uma série ou filme, não é mesmo?

Porém, o que muitas pessoas esquecem é que o tamanho da TV interfere na distância em que a mesma deve estar do sofá. Quanto maior a tela, maior deve ser a distância entre ela e o sofá, para não gerar incômodo aos olhos de quem está assistindo.

Tamanho ideal para a TV

Muitas pessoas acham que quanto maior a TV, melhor a qualidade. Isso pode até ser verdade, mas não é todo ambiente que pode acomodar uma tela tão grande. Alguns profissionais relatam que cada uma possui um tamanho de TV ideal e, além disso, deve-se levar em consideração fatores como a claridade do ambiente e a altura que ela será colocada (média de 1,15m e 1,20m).

distância-ideal-entre-tv-e-sofá
Distância ideal entre TV e sofá (Foto: Dicasonline / Reprodução)

Como realizar o cálculo?

Já sabe onde a TV será instalada, mas ainda tem dúvidas quanto ao tamanho da tela? Aprenda o cálculo que considera a resolução para saber a distância ideal!

  • Resolução padrão (480p) : Distância da Tv (em metros) x 12 = Tamanho ideal
  • Resolução HD (720p) : Distância da Tv (em metros) x 18 = Tamanho ideal
  • Resolução Full HD (1080p) : Distância da Tv (em metros) x 21 = Tamanho ideal

Problemas causados por ver TV de muito perto

Sim, usar a TV muito próxima aos olhos pode fazer mal para a visão. Mas fique tranquilo, não é algo grave! O que ocorre é uma fadiga ocular, que pode ocasionar dores no fundo dos olhos e de cabeça.

Melhor opção em espaços pequenos

Se você não possui um espaço amplo, a melhor solução é adquirir uma TV Full HD, pois com ela as imagens não ficam “pixeladas”. Porém, sempre que possível confira as distâncias mostradas anteriormente para evitar problemas futuros!

Distância nos quartos

Vale ressaltar que as distâncias relatadas anteriormente valem para a sala e são medidas com relação ao sofá!

Nos quartos, as medidas mudam um pouco, pois as pessoas ficam deitadas na cama, o que demanda uma forma diferente de posicionamento da TV para que o usuário tenha uma boa visualização da imagem.

A cama box, por exemplo, normalmente fica a uma altura de 60 a 70 cm do chão. Com isso, o recomendado é que a TV seja instalada em frente à cama, em uma altura que pode variar de 1,20 a 1,40 m.

altura-da-TV-em-relação-a-cama
Altura da TV em relação a cama (Foto: Casa com moda / Reprodução)

Gostou das dicas?

Depois dessas dicas incríveis vai ficar mais fácil de escolher a TV correta para sua sala ou quarto e evitar problemas futuros!

Quer escolher os seus produtos? Então visite uma de nossas lojas físicas ou acesse a nossa loja virtual para comprar diretamente pelo site, WhatsApp ou televendas.

Não deixe de conferir as opções de Ajuda ao vivo e o Arquiteto de Bolso! Opções incríveis para você que quer uma ajudinha na hora de decorar ou reformar algo na sua casa!

Por fim, não perca as novidades que postamos em nosso Instagram, e confira outras matérias informativas em nosso Blog, onde produzimos conteúdos com dicas para facilitar a sua vida em casa!

Por Álvaro Oliveira | Edição de Stéphanie Durante

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...