Como funciona a fechadura elétrica: guia completo + dicas | Blog Telhanorte
home > Segurança Residencial > Como funciona a fechadura elétrica: guia completo + dicas

Como funciona a fechadura elétrica: guia completo + dicas

Como funciona a fechadura elétrica

| Segurança Residencial

Fechaduras elétricas são feitas de material resistente e reforçado. Existem vários modelos, entre eles os que podem ser destrancadas à distância, os que funcionam a bateria ou em contato com a energia elétrica. São usados para complementar sistemas de segurança em casas e empresas. Mas, como funciona a fechadura elétrica? 

A fechadura elétrica pode ser usada em portas principais e portões, bem como em portas internas. Entretanto, o uso mais comum é para portas de entrada, com o objetivo de impedir invasões e acesso de pessoas não autorizadas.

Para entender como funciona a fechadura elétrica é importante saber que existem diferentes tipos de fechaduras e cada uma delas vai definir qual é o funcionamento ideal. 

Como funciona a fechadura elétrica

Para entender como funciona fechadura elétrica você precisa entender que existem, hoje no mercado, diferentes tipos e modelos de fechaduras. É por isso que o funcionamento irá depender do modelo que você vai escolher para sua casa ou empresa. 

As fechaduras elétricas são opções mais resistentes a impacto, à água (evitando corrosão e o desenvolvimento de ferrugem) e ampliam a segurança dos imóveis. Por isso, entender como funcionam também vai te ajudar a definir o modelo ideal. Confira abaixo!

Tipos de acionamento

A primeira questão que deve ser observada quando falamos sobre o funcionamento da fechadura elétrica é o seu tipo de acionamento

Entre os modelos mais usados estão acionamento por:

 

 

Como funciona a fechadura elétrica

Fechadura elétrica de aço LR120S preta Líder

Esse modelos podem ser combinados, por exemplo, você pode ter a opção de usar a tag e a chave no mesmo portão. 

Com o leitor de tag, a porta abre a partir da aproximação da tag (geralmente um objeto parecido com um chaveiro)  ao leitor que está no portão. Dessa forma, pessoas com a tag conseguem entrar nos imóveis de maneira fácil e prática. 

Fechaduras elétricas com senhas ou biometria funcionam, respectivamente, com a digitação da senha cadastrada para entrada na casa e com o contato da impressão digital no leitor de biometria. 

Liberação da abertura da porta

A fechadura com senha tem uma lingueta que é destravada quando você insere a combinação correta, cadastrada quando você comprou a fechadura. O mesmo acontece com a fechadura de tag ou biometria. 

Você pode optar por modelos de fechaduras elétricas que tenham ou não tenham a maçaneta. 

Caso você esteja buscando economizar, pode optar por modelos sem a maçaneta. Nesses casos, você pode manter maçaneta antiga para poder empurrar a porta, ou retirar a maçaneta.

Confira como funciona a fechadura elétrica escolhida e se ela precisa ou não de maçaneta.

Compatibilidade com os modelos de porteiros eletrônicos

É muito comum que a fechadura elétrica seja combinada com outros sistemas de segurança, como vídeo porteiros e porteiros eletrônicos. 

Nesses casos, o funcionamento da fechadura pode ser ativado a partir de interfones. 

Um visitante aciona o porteiro eletrônico, é atendido por um morador que está dentro da residência. Esse morador, por sua vez, pode – ou não – liberar a entrada do solicitante, apenas acionando um botão. Não é necessário ir até a porta.

O vídeo porteiro permite, ainda, que quem está atendendo ao interfone possa ver quem está na solicitando acesso, ampliando ainda mais a segurança do local.

Fechadura elétrica na falta de energia

É muito comum a dúvida se a fechadura elétrica funciona na falta de energia elétrica. 

Isso vai depender do modelo que você escolheu. Como falamos no início, algumas fechaduras funcionam a partir da energia elétrica e outras a partir de baterias e pilhas, que são trocadas de tempos em tempos. 

Mesmo impactando pouco no consumo de energia elétrica, as fechaduras que funcionam apenas com o contato com energia, podem apresentar problemas para funcionamento em caso de falta dessa energia. Alguns modelos, entretanto, são híbridos. Além disso, você deve contar com um uma bateria ou no-break para evitar o destravamento indesejado. Além de evitar ficar trancado do lado de fora de casa. 

Instalação

Existem modelos de fechadura de sobrepor que são bastante simples de instalar sobre o portão e porta que já existem, sem a necessidade de mexer em instalação elétrica e modelo de porta.

Se você preferir, pode optar por modelos mais tradicionais, que devem ser encaixadas na porta. 

Nesse caso será necessário combinar o modelo de porta da sala com o tipo de fechadura elétrica. 

Onde encontrar fechadura elétrica? 

Agora que você já sabe como funciona a fechadura elétrica, é hora de escolher o modelo que mais se adequa às suas necessidades, ao custo que você está disposto a ter e ao modelo de porta. 

Lembre-se que as fechaduras precisam ser mais resistentes dificultando o arrombamento, por exemplo. 

Elas facilitam o acesso às áreas internas do local para pessoas autorizadas, e dificultam a invasões por parte de criminosos, oferecendo mais conforto e segurança para quem vive ou transita pelo local. 

Então, onde comprar fechadura elétrica? 

Na loja virtual da Telhanorte você encontra diferentes modelos de fechaduras elétricas para porta residencial e comercial. 

Nosso e-commerce reúne as melhores ofertas de modelos de fechaduras, incluindo fechaduras elétricas dupla de aço, para portão e porta. 

Aproveite para ampliar a segurança da sua casa ou empresa conhecendo também nosso setor de Segurança e Comunicação, com porteiro eletrônico e vídeo porteiro, fechaduras elétricas, campainhas e outras. Aproveite também para conferir a nossa categoria de janelas e portas

Confira as promoções de fechaduras elétricas da Telhanorte, faça seu pedido e receba tudo em casa!