Leitura: 6 min

Guia completo: como funciona a fechadura elétrica e sua instalação

Tipos de acionamento, liberação da abertura, compatibilidade com porteiros eletrônicos e mais. Tudo sobre como funciona a fechadura elétrica

Fechaduras elétricas são feitas de material resistente e reforçado. Existem vários modelos, entre eles os que podem ser destrancadas à distância, os que funcionam a bateria ou em contato com a energia elétrica. São usados para complementar sistemas de segurança em casas e empresas. Mas, como funciona a fechadura elétrica?  A fechadura elétrica pode ser usada em portas principais e portões, bem como em portas internas. Entretanto, o uso mais comum é para portas de entrada, com o objetivo de impedir invasões e acesso de pessoas não autorizadas. Para entender como funciona a fechadura elétrica é importante saber que existem diferentes tipos de fechaduras e cada uma delas vai definir qual é o funcionamento ideal. 
Leia também: Trava de segurança de porta: como escolher para sua casa

Como funciona a fechadura elétrica

Para entender como funciona fechadura elétrica você precisa entender que existem, hoje no mercado, diferentes tipos e modelos de fechaduras. É por isso que o funcionamento irá depender do modelo que você vai escolher para sua casa ou empresa. 

Tipos de acionamento

A primeira questão que deve ser observada quando falamos sobre o funcionamento da fechadura elétrica é o seu tipo de acionamento Entre os modelos mais usados estão acionamento por:
  • Chaves
  • Leitor de tag
  • Senhas
  • Biometria
Como funciona a fechadura elétrica
Fechadura elétrica de aço LR120S preta Líder (Foto: Acervo Telhanorte)
Esse modelos podem ser combinados, por exemplo, você pode ter a opção de usar a tag e a chave no mesmo portão.  Com o leitor de tag, a porta abre a partir da aproximação da tag (geralmente um objeto parecido com um chaveiro)  ao leitor que está no portão. Dessa forma, pessoas com a tag conseguem entrar nos imóveis de maneira fácil e prática.  Fechaduras elétricas com senhas ou biometria funcionam, respectivamente, com a digitação da senha cadastrada para entrada na casa e com o contato da impressão digital no leitor de biometria.

Liberação da abertura da porta

A fechadura com senha tem uma lingueta que é destravada quando você insere a combinação correta, cadastrada quando você comprou a fechadura. O mesmo acontece com a fechadura de tag ou biometria. Você pode optar por modelos de fechaduras elétricas que tenham ou não tenham a maçaneta.  Caso você esteja buscando economizar, pode optar por modelos sem a maçaneta. Nesses casos, você pode manter maçaneta antiga para poder empurrar a porta, ou retirar a maçaneta. Confira como funciona a fechadura elétrica escolhida e se ela precisa ou não de maçaneta.
fechadura-eletrica-porta-trava
Fechadura elétrica com botão abertura externa e interna 12V 1A cromada Gravo
(Foto: Acervo Telhanorte)

Compatibilidade com os modelos de porteiros eletrônicos

É muito comum que a fechadura elétrica seja combinada com outros sistemas de segurança, como vídeo porteiros e porteiros eletrônicos. Nesses casos, o funcionamento da fechadura pode ser ativado a partir de interfones.  Um visitante aciona o porteiro eletrônico, é atendido por um morador que está dentro da residência. Esse morador, por sua vez, pode – ou não – liberar a entrada do solicitante, apenas acionando um botão. Não é necessário ir até a porta. O vídeo porteiro permite, ainda, que quem está atendendo ao interfone possa ver quem está na solicitando acesso, ampliando ainda mais a segurança do local.

Fechadura elétrica na falta de energia

É muito comum a dúvida se a fechadura elétrica funciona na falta de energia elétrica. Isso vai depender do modelo que você escolheu. Como falamos no início, algumas fechaduras funcionam a partir da energia elétrica e outras a partir de baterias e pilhas, que são trocadas de tempos em tempos.  Mesmo impactando pouco no consumo de energia elétrica, as fechaduras que funcionam apenas com o contato com energia, podem apresentar problemas para funcionamento em caso de falta dessa energia. Alguns modelos, entretanto, são híbridos. Além disso, você deve contar com um uma bateria ou no-break para evitar o destravamento indesejado. Além de evitar ficar trancado do lado de fora de casa. 

Instalação

Existem modelos de fechadura de sobrepor que são bastante simples de instalar sobre o portão e porta que já existem, sem a necessidade de mexer em instalação elétrica e modelo de porta. Se você preferir, pode optar por modelos mais tradicionais, que devem ser encaixadas na porta. Nesse caso será necessário combinar o modelo de porta da sala com o tipo de fechadura elétrica. 
Veja também: Conheça 7 tipos de portas para sua casa

Onde encontrar fechadura elétrica? 

Agora que você já sabe como funciona a fechadura elétrica, é hora de escolher o modelo que mais se adequa às suas necessidades, ao custo que você está disposto a ter e ao modelo de porta.  Lembre-se que as fechaduras precisam ser mais resistentes dificultando o arrombamento, por exemplo. Elas facilitam o acesso às áreas internas do local para pessoas autorizadas, e dificultam a invasões por parte de criminosos, oferecendo mais conforto e segurança para quem vive ou transita pelo local. 
fechadura-porta-trava
Fechadura para banheiro de aço zamac Chopin 279-90 com roseta cromada Pado (Foto: Acervo Telhanorte)
Na loja virtual da Telhanorte você encontra diferentes modelos de fechaduras elétricas para porta residencial e comercial. Nosso e-commerce reúne as melhores ofertas de modelos de fechaduras, incluindo fechaduras elétricas dupla de aço, para portão e porta.  Aproveite para ampliar a segurança da sua casa ou empresa conhecendo também nosso setor de segurança e Comunicação, com porteiro eletrônico e vídeo porteiro, fechaduras elétricas, campainhas e outras. Aproveite também para conferir a nossa categoria de janelas e portas

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...