Saiba como funciona o pressurizador de água e quando usá-lo | Blog Telhanorte
home > Hidráulica > Como funciona o pressurizador de água? Tipos e usos

Como funciona o pressurizador de água? Tipos e usos

como funciona o pressurizador de água

| Hidráulica

Como funciona o pressurizador de água? O pressurizador de água é um aparelho que pode ser instalado em toda rede hidráulica de uma casa. Ele funciona aumentando a pressão da água em acessos como chuveiro, torneiras e máquinas de lavar.

Se você anda sonhando com um banho relaxante, mas o chuveiro da sua casa não colabora e manda meia dúzia de pingos de água, saiba que com um pressurizador você pode virar esse jogo. 

Como funciona o pressurizador de água? 

Os pressurizadores de água funcionam como bombas que ampliam a pressão da água. São equipamentos ideais para locais onde a pressão da água é baixa, como coberturas e casas. 

Isso acontece porque a pressão da água, quando age apenas por meio da ação da gravidade, está diretamente relacionada a altura, ou nesse caso, à distância da caixa d’água e as saídas de água. Entretanto, o problema de pressão na água pode ocorrer por outros fatores, também.

Um pressurizado também pode ser útil para facilitar a utilização de alguns equipamentos como os aquecedores de água a gás e as torneiras monocomando que precisam de pressão para funcionarem.

Por último, a falta de pressão pode desligar ou danificar alguns equipamentos. 

Já deu para notar que optar por um pressurizador de água é uma decisão que vai muito além da qualidade do seu banho, não é mesmo? 

Pressurizadores de ponto ou pressurizadores de linha

Existem diferentes tipos de pressurizadores de água. Alguns podem alimentar apenas uma saída de água, enquanto outros podem servir a casa inteira.

Agora que você já sabe o que é um pressurizador de água, acompanhe e entenda quais os tipos de pressurizadores. Assim você poderá definir a melhor opção para a sua necessidade. 

Pressurizadores de ponto

Uma das primeiras coisas que você deve definir após entender como funciona o pressurizador de água, e começar a pesquisar sobre qual comprar, é o uso que espera dele.

Quantos pontos de consumo de água simultâneos você espera que o pressurizador atenda?

Se o seu problema é em um ponto, como na máquina de lavar, por exemplo, os pressurizadores de ponto são os mais indicados. 

Pressurizadores de linha

Já os pressurizadores de linha devem ser escolhidos em situações em que há a necessidade de aumentar a pressão da água em mais de um ponto da casa ao mesmo tempo, como chuveiros, torneiras e aquecedores de água a gás.

Dentro do pressurizador de linha existem dois subtipos de pressurizadores, que diferem em relação ao tipo de acionamento:

Ambos acionam automaticamente em qualquer alteração da rede hidráulica, como a abertura de uma torneira. 

Como funciona o pressurizador de água fluxostato e pressostato?

Se, a partir da compreensão de como funciona o pressurizador de água, você decidir que o modelo de pressurizador que mais se adequa às suas necessidade é o de linha, será necessário compreender a diferença entre fluxostato e pressostato. 

Fluxostato

Esse modelo de pressurizada é indicado em sistemas com risco de vazamento e são instalados 50cm abaixo da caixa d’água

Lembra quando falamos sobre modelos de pressurizador que são ideais para aumentar a pressão de apenas um ponto de saída de água? O fluxostato é esse modelo. 

Antes de investir nesse modelo é importante que você entenda de onde vem a água que vai “receber mais pressão”, isso porque o fluxostato só funciona quando a água vem de cima pra baixo, se ela vier de baixo para cima, como acontece em sítios em que a água é retirada de riachos, por exemplo, o ideal é optar pelo pressostato. 

É verdade que o fluxostato é um pressurizador menos potente, entretanto, possui como ponto forte o menor consumo de energia elétrica

Uma dica na hora de comprar esse modelo é estar atento ao manual de instruções. Isso porque algumas marcas criam chuveiros e pressurizadores que comunicam melhor entre si. 

Além disso, alguns chuveiros já possuem esse pressurizador embutido. Por isso leia o manual de instruções.

Pressostato

Diferente do fluxostato que só liga quando o ponto de acesso que demanda de pressão é acionado, o pressostato fica ligado o tempo todo, pronto para bombear a água quando uma torneira for aberta, um chuveiro acionado e qualquer outra saída d’água for aberta.

Ele deve ser instalado no mesmo nível da caixa d’água e é capaz de aumentar sua pressão mesmo quando a água vem debaixo para cima. 

Pode ser desligado, economizando energia durante viagens, por exemplo. 

Funciona automaticamente, aumentando a pressão a cada abertura de registro. 

Em caso de uso em aquecedores a gás confira com o fabricante se os modelos são compatíveis, para evitar acidentes.  

Ao instalá-lo garanta que ele não vai ter contato direto com chuva ou outros volumes de água. 

Independente do modelo de pressurizador de água é indispensável a contratação de um profissional para a instalação deste equipamento. 

Onde encontrar pressurizador de água seguro?

Esperamos ter te ajudado a entender como funciona o pressurizador de água e como ele pode ser útil em seu dia a dia. 

Se você está em busca de bons preços e marcas de qualidade para seu pressurizador de água, acesse a loja virtual da Telhanorte e encontre as melhores opções do mercado. Além de um departamento completo de Hidráulica você ainda tem acesso a um setor exclusivo de pressurizadores

Além das principais marcas de pressurizadores residenciais, você também encontra as melhores promoções.

Se está reformando ou construindo a parte hidráulica de sua casa visite nosso departamento exclusivo e conheça tudo sobre  pressurizador para chuveiro, bombas hidráulicas, ralos e grelhas, reservatórios, tubos e conexões.