Como instalar mola aérea em portas | Blog Telhanorte
home > Ferragens > Como instalar mola aérea em portas

Como instalar mola aérea em portas

mola-aerea-guia-apaixonados-por-ferramentas

| Ferragens

 

Confira o passo a passo para instalar a mola aérea em uma porta. Saiba quais ferramentas utilizar e quais os benefícios dessa ferragem!

 

A mola aérea ou mola hidráulica são os nomes dados às estruturas que são fixadas na parte superior de algumas portas para que, depois de abertas, elas fechem automaticamente, sem bater ou fazer barulho, garantindo a privacidade entre os ambientes. Mas como instalar a mola aérea em portas?

 

Acesse no site da Telhanorte: Molas Áreas

Mola-Aerea-Hidraulica-Prata-Ferragens-MA100-2-Dorma-1633112

Mola Aérea Hidráulica Prata Ferragens MA100/2 Dorma (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

As molas aéreas são muito usadas em empresas, clínicas e para portas comuns em prédios, como a porta de entrada, escadaria e para áreas de lazer. Por meio do mecanismo de mola, ao ser aberta, a porta automaticamente é puxada e se fecha vagarosamente. Para que esse efeito aconteça, a mola deve ser instalada no topo da porta, junto ao batente superior

Algumas molas ainda possuem uma trava em seu braço. Com esse mecanismo, é possível manter a porta aberta em 90º quando desejado, facilitando a passagem de pessoas e mercadorias. Isso é especialmente importante para áreas de estoque e ampla circulação de mercadorias como fábricas, ou circulação de pessoas em situações especiais, como hospitais. 

 

Passo a passo: como instalar a mola aérea em portas

Cada modelo de mola possui especificações em relação à largura e peso da porta. Quanto maior o peso e a largura, maior será a força da mola necessária. Confira informações sobre isso na embalagem da mola e na descrição do produto. Se necessário, consulte um especialista na hora da compra.

Uma embalagem de mola aérea tem em seu interior os braços, que vão permitir que a porta abra e feche, e a caixa de mola, que é a parte a ser fixada na porta. Além disso, existem os parafusos para as portas de metal e madeira. Além de um gabarito que irá guiar a marcação dos furos na porta e no batente. Para aprender como instalar a mola aérea em portas de vidro, alumínio e madeira, será necessário que você tenha em mãos:

 

chave phillips

chave de fenda,

chave de boca 10mm e 14mm,

martelo

– punção, 

fita adesiva

furadeira com broca de 4 ou 4,5 mm.

 

Com tudo isso em mãos é hora da instalação. O passo a passo de como instalar a mola aérea em portas é: 

– Leia o manual de instrução.

– Confira se a mola será para a porta com abertura à direita ou esquerda.

– Posicione o gabarito que vem na caixa da mola na porta, alinhando a marcação com as frestas da mesma, fixando com a fita adesiva.

– Com o martelo e punção, faça a marcação dos furos da mola e do braço, nos locais indicados pelo gabarito.

– Retire o gabarito

– Perfure com a furadeira sobre os locais marcados anteriormente. 

– Pegue a mola e os parafusos das válvulas de regulagem e fixe o corpo da mola na porta

– O conjunto de braço deve ser fixado acima do corpo da mola.

– Utilize os parafusos indicados.

– Com a chave de boca, aperte os parafusos.

– Prenda um dos braços no marco superior da porta, soltando um braço do outro.  

– Regule as distâncias e junte os dois braços novamente

– Regule a pressão do braço, de forma que a porta fique completamente fechada. 

– Instale o braço regulável com a chave de boca

– Fixe a tampa do eixo abaixo do corpo da mola.

– Inicie a regulagem da velocidade de abertura da porta usando as chave de fenda. 

– Use a válvula “S” ou “1” presente na mola.

– Regule o impulso final pela válvula “L” ou “2”. 

 

Para facilitar ainda mais seu trabalho indicamos que assista ao vídeo abaixo com imagens do passo a passo de como instalar mola aerea em porta: 

 

 

Como instalar mola aérea em porta de vidro?

A instalação de molas aéreas em portas de vidro exige cuidados especiais e um deles é a necessidade de uma instalação sem furos no vidro. Nesse modelo, a mola é instalada por pressão. Para isso, você precisa comprar uma mola aérea que já seja vendida com um suporte para portas de vidro.  Quer saber mais? Confira o tutorial abaixo sobre como instalar mola aérea em portas de vidro.

 

 

Como a mola aérea funciona?

As molas aéreas possuem diferentes tipos de regulagens que podem ser realizadas a partir do próprio sistema, com a ajuda de uma chave de fenda. Vá fazendo testes com a regulagem, abrindo e fechando a porta até encontrar a regulagem ideal. Pronto para instalar uma mola aérea na porta? Se ficar com alguma dúvida ou com receio de fazer a instalação, é recomendável que você busque a ajuda de um profissional que irá seguir todas essas etapas com segurança e qualidade. 

 

Onde encontrar molas aéreas?

Na loja virtual da Telhanorte e em nossas lojas físicas, você encontra tudo o que precisa para reformar ou construir, incluindo equipamentos para deixar o dia a dia mais fácil. Visite nosso setor de molas aéreas e encontre o modelo que você deseja, em relação a cor, tipo de porta, pressão e mais. Aqui você também encontra um setor de portas e janelas, bem como um departamento completo com itens de segurança e comunicação, ideal para garantir a segurança da sua casa e empresa.  

Aproveite nossas ofertas em todos os departamentos e as diferentes formas de pagamento. Faça seu pedido e receba tudo sem precisar sair de casa, com conforto e segurança!

 

Conheça os 8 principais tipos de dobradiças!

 

Edição de Vinicius Marques e João Victor Quintino