Como instalar um porteiro eletrônico: guia completo + dicas | Blog Telhanorte
home > Segurança Residencial > Como instalar um porteiro eletrônico: guia completo + dicas

Como instalar um porteiro eletrônico: guia completo + dicas

Como instalar um porteiro eletrônico

| Segurança Residencial

O porteiro eletrônico é um dos itens mais buscados por quem está interessado em aliar segurança e praticidade, sem precisar investir em um sistema de segurança mais caro. Se você está interessado nessa combinação, neste artigo, você vai aprender como instalar um porteiro eletrônico.

Como instalar um porteiro eletrônico

Porteiro eletrônico residencial Smart slim LR 570 bivolt Líder

Como instalar um porteiro eletrônico: passo a passo + vídeo

Aprender como instalar um porteiro eletrônico envolve as seguintes etapas:

 

  1. Comece com o módulo externo, ou seja, o equipamento que tem o botão para acionar o interfone e que fica do lado de fora da casa, 
  2. Com a chave de fenda abra o parafuso que está localizado na parte de baixo do equipamento, 
  3. Desencaixe a tampa que está atrás do equipamento. Tenha cuidado porque os fios estão presos na tampa e no corpo do interfone, 
  4. Use um cabo UTP, conhecido como cabo de rede de internet, em uma ponta escolha três fios para instalar (preferencialmente de cores bem diferentes), 
  5. Dentro do equipamento você vai encontrar seis circuitos, o primeiro e o segundo é para a fechadura e o terceiro é a botoeira. Por isso, use os circuitos 3,4 e 5 para fazer a ligação os fios, 
  6. Desencape um pouco esses fios e encaixe-os nos circuitos, para isso, passe o cabo com os fios no buraco que tem atrás do equipamento, 
  7. Com a chave de fenda aperte o botão do circuito, encaixe um fio e solte o botão. Repita o processo com os outros dois fios, 
  8. Encaixe a tampa no módulo externo novamente, prenda com o parafuso e vá para o módulo interno, 
  9. Tire o interfone do gancho, vire ao contrário e abra a tampa para acessar o interior, 
  10. Desencape os fios da outra ponta do cabo (os fios com as mesmas cores da instalação anterior),
  11. Passe o cabo por trás do interfone,
  12. Encaixe os fios do outro lado do cabo no circuito. Devem ser os mesmos fios encaixados na mesma ordem de circuitos, 
  13. Agora você irá começar a instalação elétrica. Pegue os cabos de energia que devem estar ligados no seu quadro de luz
  14. Passe o cabo por trás, 
  15.  O fio preto você deve encaixar onde está indicado como fase, 
  16. O fio azul deve se encaixado no local em que está indicado como neutro, 
  17. Tampe e pronto!

 

Para que você possa ter uma compreensão melhor desse passo a passo de como instalar um porteiro eletrônico, indico que assista ao vídeo abaixo. Ele apresenta todas essas etapas. 

 

 

Existem muitos modelos de porteiro eletrônico, mas entendendo a dinâmica de como instalar um porteiro eletrônico de um modelo simples, ficará mais fácil avançar para outros modelos. 

O objetivo do porteiro eletrônico é facilitar a abertura de portas principais e portões de casas e empresas, além de aumentar a segurança desses locais. Isso porque ele permite que a pessoa que está no interior da casa/empresa saiba quem está solicitando acesso, sem precisar ir até a porta ou à janela.

Isso diminui as chances de ser rendido por criminosos, ampliando a segurança de quem está no interior do imóvel, além de representar mais praticidade para o dia a dia. 

Não precisar se deslocar até a porta toda vez que alguém toca a campainha é um conforto que você merece. 

Tecnologias envolvidas

Quando o assunto é tecnologia existem diversos tipos de modelos de porteiro eletrônico, inclusive opções modernas que redirecionam chamadas para um número de celular, quando não há ninguém em casa.

Os modelos mais comuns de porteiro eletrônico são instalados junto com uma fechadura eletrônica, conectada à energia elétrica ou à bateria. Assim, quando liberada a entrada do visitante, basta o morador apertar um botão para a fechadura destravar.

Nesses casos, ao aprender como instalar um porteiro eletrônico, é importante que você considere se há ou não a necessidade de um cabo de energia. 

Porteiro eletrônico e o vídeo porteiro eletrônico

Uma outra opção para quem está em busca de segurança e conforto é o vídeo porteiro eletrônico. Ele funciona como o porteiro eletrônico, entretanto, possui uma câmera no módulo externo e uma tela no módulo interno.

Essa tela permite que quem está dentro do imóvel veja quem está solicitando acesso. 

Essa funcionalidade amplia ainda mais a segurança de moradores e pessoas que circulam pelo local, afinal, você garante que quem está na porta é, realmente, quem diz ser. 

Como instalar um porteiro eletrônico

Vídeo porteiro com display 4,3″ IVR 1010 Intelbras

O modelo de vídeo porteiro eletrônico também pode ser conectado à fechadura e eletrônica. 

Essa funcionalidade permite um controle rigoroso de acesso e também é bastante indicado para empresas, clínicas e escritórios diversos. 

Lembre-se de conferir se o modelo escolhido é ligado à energia ou funciona com bateria. Opte pelo serviço que melhor se adaptar à sua necessidade. 

Onde comprar porteiro eletrônico?

Aprendeu como instalar um porteiro eletrônico? Se ainda não se sente seguro para fazer o processo, nos indicamos que busque o apoio de um profissional que irá realizar todas as etapas de maneira correta e confiável. 

Para comprar seu porteiro eletrônico indicamos que conheça a loja virtual da Telhanorte. Aqui você encontra um setor completo com modelos de porteiro eletrônico, vídeo porteiro e interfone, além de fechaduras elétricas e tudo para a instalação elétrica da casa.  

Aproveite as ofertas do site da Telhanorte para escolher o porteiro eletrônico ideal para sua residência, condomínio ou indústria ficar segura.

Precisa de outras soluções de Segurança e Comunicação? Confira as categorias completas de Fechaduras elétricas e campainhas, Telefonia e muito mais.

Consulte as condições de entrega e retirada em loja e faça seu pedido online!