Leitura: 7 min

Tudo que você precisa saber para limpar a piscina da sua casa

Aprenda o passo a passo de como tirar todo limo e sujeiras nas bordas da piscina, tratar a água para ficar cristalina e ter uma piscina limpa em casa

Ter piscina em casa é o sonho de muita gente para ter lazer com a família, sem abrir mão da privacidade. Mas a primeira dúvida que surge é: quanto custa uma piscina? E depois como limpar a piscina em casa? O serviço de manutenção e limpeza da piscina pode sair mais caro se for terceirizado. Por isso, vale a pena aprender e deixar esse investimento para momentos pontuais.

Para manter a borda limpa e vestígio de limo basta seguir o passo a passo de aplicação dos produtos e deixar que eles ajam pelo tempo necessário. Depois de todo esse trabalho, é importante cuidar da área da piscina para preservá-la e mantê-la sempre pronta para usar.

Tem dúvida sobre como limpar a piscina em casa? Continue lendo e confira o passo a passo detalhado abaixo.

limpeza-de-piscina-produtos-guia
Foto: divulgação

Guia passo a passo: como limpar a piscina em casa

Com o tratamento correto, a água da piscina dura bastante tempo. Até quando ela escurece ou fica verde pode ser recuperada. Mas se você sabe como limpar a piscina em casa, pode evitar o acúmulo de sujeira e manter a água própria para banho. O passo a passo abaixo serve para piscina de azulejo, vinil fibra e até para as de plástico. Confira:

1. Quais produtos usar para limpeza de piscina?

O primeiro passo de como limpar a piscina em casa é reunir todos os produtos e acessórios que você vai precisar para fazer o trabalho.

Assim, você evita o vai e vem de cada hora ter que buscar uma coisa dentro de casa ou na despensa.

Os produtos usados para limpar a piscina em casa são:

  • Vassoura de cerdas macias;
  • Peneira de cabo comprido;
  • Escova para limpar limo e borda de piscina;
  • Decantador e aspirador de água;
  • Cloro específico para piscina.

Com os produtos separados, você está pronto para seguir o passo a passo de limpar a piscina em casa.

Leia também: Qual piscina escolher: concreto, fibra de vidro ou vinil?

2. Limpe a área do entorno da piscina

Antes de começar a limpar a piscina em casa, primeiro faça uma limpeza de todo o entorno. Os decks acumulam partículas de poeira entre as tábuas, além de folhas, insetos e outras pequenas sujeiras.

Como a piscina está em uma área externa, essa limpeza prévia evita que o vento carregue a sujeira para dentro da água. Use uma vassoura apropriada para o piso que você tem no entorno da sua área de lazer e prepare-se para o próximo passo.  

3. Retire o filtro e remova a sujeira acumulada

O filtro ou skimmer funciona como um coador para as piscinas. Ele retém partículas de poeira, fios de cabelo, flores, folhas, insetos, etc, evitando que eles fiquem boiando na água da piscina. A limpeza do filtro é manual, então basta remover a coadeira e jogar os resíduos acumulados no lixo. 

Caso sua piscina tenha uma bomba, o pré-filtro dentro da peça também deve ser limpo com a bomba desligada. 

4. Comece a limpeza da água com a peneira

Com o auxílio da peneira de cabo comprido tire folhas mortas, galhos, flores soltas do jardim e pequenos insetos que estiverem boiando na superfície da água. A trama fechada da peneira ajuda fazer a primeira limpeza inicial do processo de como limpar a piscina em casa.

5. Remova o limo e limpe as bordas com a escova

O limo é aquela camada fininha de lodo que se forma no rejunte do revestimento da piscina principalmente nas de pedra, azulejo e com pastilhas.  Com uma escova macia, esfregue toda a superfície, inclusive as bordas da piscina. Caso tenha pastilhas no revestimento, passe bem a escova para desgrudar toda sujeira.

O passo de escovação do processo de como limpar a piscina em casa evita o surgimento de algas, fungos e bactérias que se criam na água. Esfregue com delicadeza para não estragar o revestimento e passe a escova tanto nas bordas quanto no fundo.

6. Aspire a água da piscina

Agora que a sujeira e as partículas maiores foram retiradas da superfície e o limo e as bordas esfregados, o próximo passo de como limpar a piscina em casa é a aspiração da água. A aspiração é um processo lento e que exige bastante paciência. Então se você está fazendo isso pela primeira vez vá com bastante calma.

Se necessário, jogue um decantador que vai agir por cerca de 12h na piscina, levando toda a sujeira para o fundo da água. Na hora de aspirar, posicione o bocal da mangueira corretamente, ligue o motor do aspirador e deixe aberto apenas a função de aspiração.

Passe o filtro por toda extensão do fundo e tome cuidado para não agitar a água e suspender as partículas novamente e com os cantos que são mais difíceis de aspirar.

limpeza-de-piscina-produtos-guia
Limpeza de piscina de casa (Foto: divulgação)

7. Finalize com o tratamento químico

O último passo do processo de como limpar a piscina em casa é fazer o tratamento químico da água. Esta etapa é feita com cloro específico para piscina que deve ser aplicado na proporção correta. A quantidade varia de acordo com o tamanho da piscina. 

Nunca jogue o cloro granulado ou em pastilhas direto na água para não manchar o tipo de revestimento da piscina. É necessário diluir sempre na água conforme as instruções do fabricante. O claro é uma parte importante de como limpar a piscina em casa, pois ele mata a sujeira não visível da água. 

OBS: também cheque o pH e a alcalinidade da piscina com os kits específicos para medição de cada fator. Assista esse passo a passo de como limpar a piscina em casa na prática no vídeo abaixo:

Dicas para manter a piscina em casa limpa

Depois de todo esse trabalho, você deseja prolongar ao máximo a qualidade da água da sua piscina, não é mesmo? Então siga essas dicas para preservar seu esforço e garantir o lazer da família: 

  • Proteja a água com uma lona protetora ou térmica para piscina: pequenos ganchos ajudam a manter a cobertura no lugar;
  • Em épocas de baixo uso, trate a água com cloro três vezes por semana. Nos períodos de alta, faça o tratamento todos os dias;
  • Aspire a água pelo menos uma vez por semana;
  • Não esvazie a piscina no inverno. O sol pode danificar o revestimento, sem contar o desperdício de água. 

Gostou das dicas de como limpar a piscina em casa?

Seguindo o passo a passo acima de como limpar a piscina em casa, você vai manter esse espaço de lazer sempre pronto para uso e com segurança.

Falta algum produto ou acessório para fazer a limpeza? Confira a categoria completa de itens para tratamento de piscina no site da TelhanorteFazendo sua compra online, você pode pagar com segurança pelo site e receber seus produtos no conforto de casa. Acesse o site e confira as ofertas!

Edição Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....