Leitura: 5 min

Como limpar tapete da sala em 5 passos simples e fáceis

Aprenda como limpar tapete da sala e o que usar para mantê-los higienizados, bonitos e cheirosos por mais tempo de maneira fácil e rápida

O tapete é um dos itens de decoração que deixa qualquer espaço mais bonito e aconchegante. Mas depois de algumas semanas de uso, com a primeira faxina é preciso aprender como limpar tapete da sala e dos outros cômodos da casa.  A resposta pode ser simples como mandar para a lavanderia e ir buscar limpinho depois. Porém, se o orçamento não comportar esse gasto, aprender o que usar para limpar tapete é a saída mais barata. E se pensarmos que a limpeza é realmente simples e fácil, a lavanderia pode ser usada para outras peças que você realmente não daria conta de limpar em casa. 

Passo a passo: como limpar tapete da sala

Fazer a limpeza regular dos tapetes de casa é importante não só pela questão estética, mas também de saúde. As fibras do tapete aderem poeira, fumaça, migalhas de comida e com o tempo as fibras podem encardir alterando a cor ou provocando odores. Para te ajudar nessa tarefa em casa montamos um passo a passo simples de como limpar tapete da sala e o que usar. Confira:
Tapete-felpudo-sala-branco-limpeza
Tapete felpudo ( Imagem: mdemulher.abril.com.br/ Reprodução)
1. Aspirar o tapete O primeiro passo de como limpar tapete da sala é tirar o excesso de sujeira e pó das fibras com um aspirador de pó. Essa etapa vale tanto para limpar tapete claro e escuro quanto o felpudo. O aspirador é a forma mais prática e rápida de fazer essa limpeza inicial. Caso você não tenha, use uma vassoura macia, varrendo com cuidado em um único sentido. Depois de tirar o grosso da sujeira, o próximo passo é fazer uma limpeza mais profunda. 
Leia também: Como escolher tapete da sala: 5 dicas para não errar
2. O que usar para limpar tapete? Essa é a pergunta mais comum sobre como limpar tapete da sala: o que usar para limpar? A verdade é que existem muitos materiais possíveis de utilizar e você nem vai precisar ir ao mercado. Com alguns ingredientes caseiros e misturinhas simples em poucos minutos seu tapete vai ficar limpo, bonito e cheiroso novamente. Confira:
Limpeza-tapete-limpo-aspirador
Limpeza de tapete (Foto: www.vivadecora.com.br/Reprodução)
  • Água e detergente neutro
Isso mesmo. Se está na dúvida de como limpar tapete da sala da melhor forma, use uma mistura de água e detergente neutro ou um sabão líquido de sua preferência. Para facilitar a aplicação e não encharcar o tapete, coloque a mistura em um borrifador e aplique aos poucos em toda a extensão do tapete e escove com uma escovinha de cerdas macias. Essa limpeza pode ser feita mensalmente ou de acordo com a necessidade da sua casa.
  • Bicarbonato de sódio e amido de milho
A mistura de bicarbonato de sódio com amido de milho é ideal para fazer uma limpeza a seco em casa. Misture partes iguais dos dois ingrediente e polvilhe em todo o tapete. Deixe agir por 30 minutos e depois passe o aspirador nas fibras. Esses ingredientes ajudam a eliminar resíduos e manchas mais resistentes e ainda evita o odor desagradável dos tapetes. Essa limpeza pode ser feita semanalmente, caso tenha algum fumante em casa, pois é bastante prática de executar.
  • Água morna e vinagre
Outro ingrediente eficiente para aprender como limpar tapete da sala em casa é o vinagre. Ele ajuda a eliminar germes, mau cheiro e manchas superficiais. Faça uma solução em partes iguais de água morna, detergente neutro e vinagre de álcool branco. Coloque a mistura em uma recipiente com borrifador e aplique em toda a extensão do tapete, escovando suavemente.
  • Mistura multiuso caseira
As misturas caseiras multiuso também podem ajudar na tarefa de como limpar tapete da sala e outras superfícies da casa. Para finalizar nossa lista do que usar para limpar tapete temos uma mistura multiuso caseira com alguns ingrediente simples: – 400 ml de água; – 200 ml de vinagre de álcool; – 4 colheres de álcool; – 2 colher de sabão líquido. A mistura ajuda a manter seu tapete da sala higienizado e bonito por muito mais tempo em casa. 
Veja mais em: Truques de limpeza para 5 tipos de pisos
3. Passar um pano úmido Depois de aplicar um dos ingredientes ou misturas acima, o próximo passo de como limpar tapete da sala é retirar o excesso com água limpa e um pano multiuso macio.  4. Estender o tapete Mesmo usando um borrifador, as fibras do tapete vão ficar úmidas. Então estenda o tapete no varal para que ele seque completamente antes de voltar para a sala.
tapete-limpo-sala-limpeza-secagem
Limpeza de tapete com borrifador (Foto: www.maryhelp.com.br/Reprodução)
5. Aplicar um multiuso caseiro anti-odores Para finalizar o passo a passo de como limpar tapete da sala, borrife uma solução anti-odores para que o tapete seque e mantenha a maciez e o cheiro gostoso por mais tempo. Água, álcool e um pouquinho de amaciante de roupas fazem um bom serviço para finalizar a limpeza. Atenção: Nem todos os tapetes podem ser levados a máquina de lavar. Confira antes a etiqueta do produto com as recomendações do fabricante.

Escolha os melhores tapetes para sua sala

Agora que você já sabe como limpar o tapete da sala, pode escolher o seu modelo favorito no site da Telhanorte! Confira a seção completa de tapetes e cortinas que separamos para você decorar e montar a sua casa como sempre sonhou. Precisa de mais itens de decoração? Aproveite e faça seu pedido completo e receba no conforto da sua casa.

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...