Leitura: 5 min

Descubra como escolher o tapete para sala ideal

Dicas práticas para te ajudar na missão de como escolher o tapete da sala. Insights e inspirações de cor, tamanho, materiais e mais

O tapete é um dos pontos altos de uma decoração e saber como escolher tapete da sala é fundamental para garantir um bom resultado visual e funcional para esse objeto. Entre as dicas de como escolher tapete da sala é preciso estar atento a:
  • Tamanho
  • Formatos
  • Texturas, cores e estampas 
  • Material
  • Espessura
A seguir, explicamos cada um desses tópicos e apresentamos insights importantes para quem está em busca de um visual mais integrado, aconchegante e estiloso para sua casa. Confira!
Veja também: Como limpar tapete da sala em 5 passos simples e fáceis

Como escolher tapete da sala: 5 elementos que você deve considerar

Quando falamos de sala de estar e sala de jantar, é preciso pensar no tapete como um objeto de decoração que conecta todos os móveis do ambiente e dá uma sensação de unidade para a decoração. Ele faz com que tudo “se encaixe” e faça sentido. A seguir, apresentamos um guia com dicas de como escolher tapete da sala, com tudo o que você precisa considerar para ter o melhor resultado possível para sua jornada. 

Tamanho

Neste primeiro tópico sobre tamanho de tapete para sala é importante estar atento a alguns aspectos técnicos. O primeiro deles é que o comprimento do tapete deve ser da mesma largura do sofá ou um pouco maior. Nunca menor.  Em relação à largura do tapete, ela vai depender do espaço que há entre o sofá em os móveis que você tem na frente do sofá, como o rack ou a estante.  Os pés do sofá devem ficar sobre o tapete e, se houverem poltronas os pés delas também devem estar sobre o tapete.
tapete-tamanho-sala-decoracao
Tapete na sala de estar (Foto: tapetesnaweb.com.br/Reprodução)
  Para escolher o tamanho do tapete para sala de jantar o ideal é que você opte por modelos com 60 cm “sobrando” para fora as cadeiras. Isso é importante para garantir que quando você puxar as cadeiras elas continuem sobre o tapete.

Formatos

Atualmente existem tapetes de diversos formatos, como quadrados, ovais, redondos e retangulares. Se você busca por um estilo mais clássico para sua sala dê preferência para modelos quadrados ou retangulares. Já para salas mais modernas, investir em tapetes redondos pode ser uma boa ideia para mostrar personalidade No caso de tapetes para mesas de jantar redondas, não há uma regra, mas pode ser interessante manter o padrão com um tapete no mesmo formato. 
tapete-marrom-redondo-sala-decoracao
Tapete formato redondo marrom (Foto: tuacasa.com.br/Reprodução)

Texturas, cores e estampas 

Agora você vai precisar confiar no seu bom gosto e, claro, em algumas dicas de como escolher tapete da sala.  A primeira regra é que o tapete deve estar alinhado aos demais elementos da decoração Então, como escolher cor de tapete para a sala? A primeira coisa é tentar criar uma paleta com as cores que já estão presentes em outros objetos do ambiente. Uma dica de ouro, por exemplo, é combinar os tapetes com almofadas e outros itens que já existem.  Para te ajudar na missão de como escolher a cor de tapete para sala você pode seguir alguns padrões como: 
  • tapetes neutros dão mais liberdade para o restante da decoração, permitindo que você ouse mais na escolha de quadros, objetos, espelhos e até outras poltronas,  
  • tapetes de listras e formas geométricas exigem complementos mais neutros. O uso de peças de vidro pode ser bastante interessante. 
  • se optar por tapetes de fibras naturais, use e abuse de detalhes de madeira.
  • em salas escuras, um tapete claro pode ajudar na sensação de amplitude e claridade do local.
tapete-preto-e-branco-sala-decoracao
Tapete para sala de estar preto e branco (Foto: tuacasa.com.br/Reprodução)

Materiais

O material do tapete vai interferir no efeito que ele tem na sala e também na facilidade de limpeza e na durabilidade do objeto. Existem, basicamente, três divisões de materiais usados para tapete da sala: 
  • tapetes com fibras naturais,
  • tapetes sintéticos,
  • tapetes mistos: com um pouco de cada material. 
Os tapetes sintéticos são mais resistentes e fáceis de limpar. Entenda qual é a sua prioridade e faça sua escolha. 
tapete-tamanho-estampa-sala-decoracao
Tapetes usados de forma criativa na sala (Foto: wermar.com.br/Reprodução)

Espessura

É importante considerar a espessura dos tapetes antes de comprar um. Dê preferência para modelos de gramatura mais baixa em áreas de muita circulação, como corredores e banheirosJá ambientes nos quais buscamos mais conforto e aconchego, você pode preferir tapetes com a gramatura maior, como em salas de estar e quartos. 
Veja mais em: 4 formas de utilizar mantas na decoração

Gostou das ideias e dicas de decoração com tapetes para sala?

É claro que o tapete é um item que pode agregar muito no visual, não só da sala, mas também de cozinhas, banheiros e quartos. Além de beleza, eles também são objetos funcionais do dia a dia e por isso, é importante que você considere os elementos que listamos acima, e não saia comprando o primeiro tapete lindo que você vir pela frente! Esperamos que nossas dicas de como escolher tapete da sala tenham te ajudado a organizar suas ideias sobre esse item e que as inspirações te encham de criatividade! Aproveite também para conhecer nosso departamento de Decoração. Reunimos quadros decorativos, almofadas, capas e mantas, luminárias, e muito mais, para você renovar a sua casa, sem gastar muito!

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...