Leitura: 3 min

5 técnicas de como remover ferrugem de ferramentas

Suas ferramentas estão ficando enferrujadas? Aprenda a como retirar manchas de ferrugem de forma simples e com ingredientes que você pode encontrar na sua casa

  Com o passar do tempo ou com o próprio manuseio da ferramenta, a ferrugem se forma a partir da oxidação, que acaba se espalhando e deixando esses materiais totalmente enferrujados. Além de tintas e vernizes, é possível realizar a remoção com ingredientes que temos em casa. Pensando nisso, nessa matéria vamos te mostrar maneiras práticas e caseiras de como retirar a ferrugem e manter a limpeza de seus utensílios.  

Vinagre

O vinagre branco reage com a ferrugem e absolve no metal. Mergulhe o alicate, por exemplo, no vinagre ou então passe o líquido nele todo. Deixe agir por 48 horas. Você também pode utilizar o vinagre comum e deixar as peças mergulhadas  por 24 horas antes de enxaguar. Nesse caso, não será necessário esfregar demais para não riscar.
Vinagre (Foto: enterprise.shutterstock.com/ Reprodução)

Refrigerante

O refrigerante contém ácido cítrico, que é muito eficiente na hora da remoção da ferrugem. Coloque o item em um recipiente e cubra-o com refrigerante, deixe agir por pelo menos 24 horas.
Refrigerante (Foto: enterprise.shutterstock.com/ Reprodução)

Limão e sal

Para retirar dos aparelhos que não estão tão enferrujados, apenas corte um limão ao meio e passe sobre a ferramenta. Em casos onde há muita ferrugem, cubra a área oxidada com um pouco de sal e suco de limão, deixe agir por  24 horas. Após isso, lave-a normalmente com água.
Limão e sal (Foto: enterprise.shutterstock.com/ Reprodução)

Bicarbonado de sódio

Misture o bicarbonato com um pouco de água até virar uma pastinha e depois passe sobre a peça. Deixe agir por cerca de 10 minutos. Para retirar ferrugem de um fogão, por exemplo, utilize uma escova de dente para poder esfregar.
Bicarbonato de sódio (Foto: enterprise.shutterstock.com/ Reprodução)
 

Batata e detergente

Comece cortando as batatas em rodelas, em seguida adicione detergente em uma das superfícies. Coloque a rodela em um recipiente com o detergente virado para cima, repita esse processo como se fosse formar uma cama para a ferramenta. Ponha o objeto sobre as batatas e cubra-o com outra camada de batatas com detergente. O utensílio deve ficar com toda a sua superfície em contanto com as batatas. Deixe-o agir por pelo menos 24 horas. Você pode substituir o detergente por bicarbonato e água.   Viu como é possível eliminar a ferrugem de formas baratas, fáceis e ecológicas?  E tudo com ingredientes que você já tem na sua casa. Agora que você já sabe como salvar suas ferramentas, que tal acessar o site da Telhanorte? Lá você encontra diversos produtos te auxiliar na limpeza e conservação de seus utensílios.  

Por Laila Pereira | Edição Carolina Oliveira

Posts relacionados

Comprar gesso no início ou no final da obra?...
Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...