Leitura: 5 min

Produtividade em alta: 11 boas práticas para um ótimo desempenho no trabalho

Para ser mais produtivo no trabalho, é preciso ter foco, não procrastinar, se organizar com antecedência, gostar do que faz e, além disso, saber descansar nas horas certas, durante e após o dia de trabalho. Equilíbrio e qualidade de vida são fundamentais

A produtividade é um aspecto que sempre pode ser melhorado. Mas, para que isso aconteça, é necessário adotar algumas boas práticas no seu dia a dia. Se você quer descobrir como ser mais produtivo no trabalho, saiba que você está no artigo certo. Nas próximas linhas, vamos mostrar 11 dicas para conseguir produzir mais e melhor e obter um desempenho mais satisfatório na execução de suas tarefas diárias:
  1. Organize o seu espaço de trabalho
  2. Faça o planejamento do seu dia de trabalho com antecedência
  3. Defina suas metas diárias
  4. Estabeleça suas prioridades
  5. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo
  6. Evite qualquer tipo de distração
  7. Seja inimigo da procrastinação
  8. Saiba a hora de dizer “não”
  9. Faça uso de softwares de produtividade
  10. Faça pausas durante o seu dia de trabalho
  11. Tenha hora para começar e para encerrar o seu expediente
Continue a leitura e saiba que ações você pode começar a implementar agora mesmo.

11 dicas de como ser mais produtivo no trabalho

Para ser um profissional com bom desempenho de produtividade, existem algumas algumas recomendações que podem te ajudar bastante. Separamos aqui as 11 principais.

1 – Organize o seu espaço de trabalho

Não há como ser mais produtivo no trabalho se o seu espaço estiver desorganizado. Nesse sentido, procure manter a sua mesa sempre limpa e não espalhe os seus materiais de trabalho, como canetas, post-its, agendas etc. Isso é ainda mais importante para um home office! Além disso, fique de olho também em seu espaço e trabalho virtual. Crie pastas no seu computador para facilitar o acesso a documentos importantes e evite salvar todos os arquivos de maneira solta no seu desktop. E por falar em home office, veja dicas de como ser mais produtivo trabalhando em casa:  

2 – Faça o planejamento do seu dia de trabalho com antecedência

Ao final de cada expediente, procure fazer um pequeno planejamento de como será o seu dia de trabalho amanhã.  Dessa forma, você já chega mais preparado justamente por já ter uma noção do que precisa ser feito durante a sua jornada, inclusive como conciliar compromissos com as rotinas de trabalho repetitivas.

3 – Defina suas metas diárias

Nesta dica, é importante estabelecer para você mesmo pequenas metas diárias. A intenção é que, ao realizar um pouquinho todos os dias, você consiga atingir as metas maiores de curto e médio prazo.

4 – Estabeleça suas prioridades

Na hora de planejar as tarefas e as metas diárias, é importante que você as coloque em ordem de prioridade.  Ou seja, busque cumprir as tarefas e as metas que você considera mais importantes e urgentes. Assim, você evita perder tempo e energia se dedicando a aspectos menos relevantes do seu expediente.

5 – Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo

Engana-se quem pensa que ser produtivo é ser capaz de desempenhar diferente tarefas ao mesmo tempo.  Na verdade, é prática é uma grande inimiga da produtividade, pois compromete a qualidade final das suas entregas. Tendo isso em vista, pegue a sua lista de tarefas e conclua uma de cada vez.

6 – Evite qualquer tipo de distração

Para ser mais produtivo no trabalho, é importante eliminar qualquer fonte de distração, como redes sociais, sites de entretenimento e conversas paralelas com os colegas. Dessa forma, você consegue se dedicar mais completamente às suas tarefas e aumentar sua produtividade no trabalho.

7 – Seja inimigo da procrastinação

A procrastinação é o hábito de deixar as coisas para depois e, portanto, é extremamente prejudicial para a sua produtividade. Sendo assim, não adie suas tarefas diárias. Dedique-se ao máximo para conseguir concluí-las durante o seu expediente.

8 – Saiba a hora de dizer “não”

Fazer muitas concessões no ambiente de trabalho pode acabar prejudicando a sua produtividade. Isso porque você vai precisar dedicar o seu precioso tempo para solucionar demandas de outras pessoas que não necessariamente tem a ver com as suas obrigações. Portanto, aprenda a dizer “não” e mantenha o foco nas suas tarefas e metas.

9 – Faça uso de softwares de produtividade

A tecnologia pode te ajudar bastante a ser mais produtivo no trabalho. Atualmente, existem softwares e aplicativos muito úteis para a organização de tarefas e gestão de tempo. Com o Trello, por exemplo, você consegue ter maior controle sobre as tarefas a fazer, em andamento e já concluídas. Tem também o Google Calendar para você não perder nenhum compromisso ou prazo de entrega. Eles também ajudam a automatizar tarefas repetitivas, como a emissão de notas fiscais, por exemplo.

10 – Faça pausas durante o seu dia de trabalho

Para aumentar sua produtividade, é importante saber o momento de não produzir.  Ou seja, faça pequenas pausas durante o seu expediente para descansar, fazer um lanche, se hidratar, tomar um café e oxigenar as ideias.

11- Tenha hora para começar e para encerrar o seu expediente

Na nossa última dica de como ser mais produtivo no trabalho, é extremamente importante não apenas ter hora para iniciar o expedientes, mas também saber quando encerrá-lo. Evite estender sua jornada de trabalho sem necessidade e definitivamente não leve trabalho para casa. Descanse. Essas foram as nossas 11 dicas de como ser mais produtivo. O que você achou? Implemente as recomendações que citamos aqui e tenha um melhor desempenho na sua empresa. Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...