home > Decoração > Como montar um home office aconchegante e funcional? Veja 6 dicas!

Como montar um home office aconchegante e funcional? Veja 6 dicas!

tema: Decoração
#30 - 31 de janeiro de 2020

O trabalho remoto é uma tendência que cresce cada vez mais em todo o planeta. De acordo com a Forbes, até o fim de 2020, a perspectiva é de que mais de 50% da população prestará serviços de casa. Se você é ou pensa em ser adepto da prática, pode estar pensando: mas como montar um home office que seja funcional e aconchegante? 

Se esse é o seu caso, pode se tranquilizar! Neste artigo, daremos 6 ideias para home office levando em conta critérios como: espaço, iluminação, materiais e decoração. 

Boa leitura! 

Como montar um home office? 

Antes de começarmos a lista, temos que ter em mente que a melhor forma de descobrir como montar um home office é pensando em sua função original. 

Estamos falando de um espaço dentro de casa, no qual você possivelmente passará muitas horas do dia.

Então, entre os pontos que levaremos em consideração, precisam estar o conforto, a praticidade e a sensação de bem-estar

A seguir, vamos explicar como montar um home office focado nesses objetivos e que não perca sua funcionalidade! 

1. Aproveite o espaço

A primeira dica sobre como montar seu escritório em casa diz respeito ao espaço. Sabemos que, em muitos casos, a ideia do home office surge depois que o imóvel foi adquirido e que, por isso, não há um espaço planejado para esta finalidade.

Mas tudo bem! 

O importante é ter em mente que o home office precisa estar em um local onde você consiga se concentrar e permitir que o trabalho flua. Uma boa ideia é montar o home office em um cômodo com porta, para garantir mais privacidade. 

Se escolher, por exemplo, o quarto, o ideal é separar uma parede para concentrar a montagem do escritório. 

como montar um home office

2. Use a iluminação a seu favor

A segunda dica diz respeito à iluminação, um item essencial para quem passa muitas horas do dia em uma só atividade ou em frente a uma tela de computador. 

Quando for escolher o local para o seu home office, priorize opções próximas a janelas. Isso faz com que o ambiente seja banhado por luz natural, o que traz inúmeras vantagens, como:

  • economia de energia elétrica;
  • mais disposição ao trabalhar;
  • o benefício da luz do sol (e da vitamina D que ele proporciona);
  • possibilidade de descansar os olhos da tela do computador encarando uma bela paisagem.

De toda forma, além do uso estratégico da luz natural, a iluminação artificial não pode ser deixada de lado! Dê preferência a luminárias de mesa e pontos de luz que fiquem acima da superfície do escritório. Assim, você ganha uma iluminação direcionada, semelhante à claridade natural do dia. 

como montar home office 2

3. Coloque o conforto em primeiro lugar

Ambiente e iluminação decididos, é hora de começar a pensar na mobília! Aqui, o conselho é um só: coloque o conforto em primeiro lugar! Lembre-se de que o objetivo final é ter um ambiente que estimule a criatividade e a produtividade, então, estar confortável e à vontade devem ser suas prioridades na hora de eleger ideias para montar um home office. 

Cadeira

A primeira dica de conforto para quem busca entender como montar um home office é: escolha cadeiras realmente agradáveis e ergonômicas

Se você ainda não sabe, a ergonomia rege os princípios necessários para que um ambiente de trabalho não cause danos à saúde do colaborador. Isso inclui, por exemplo, a altura ideal da cadeira, que deve permitir apoiar as plantas do pés no chão e ter toda a tela do computador ao alcance dos olhos. 

Mesa

A mesa deve ser escolhida tomando como base o volume de itens essenciais que devem ficar dispostos sobre ela. Isso garante que, além dos instrumentos de trabalho, a superfície também permita sua livre movimentação de braços e que também abrigue, sem esforço, aquela necessária xícara de café. 

4. Aposte em uma decoração funcional

Itens básicos decididos, é hora de decorar! Uma dica de ouro, especialmente para quem possui um espaço restrito para montar o home office, é tornar a decoração funcional. 

Uma das possibilidades é investir em quadros que sirvam como decoração e como mural de tarefas, como o clássico quadro-negro ou painéis feitos de cortiça, grade ou vidro. 

Além disso, manter almofadas e puffs no ambiente pode ser, além de um elemento decorativo interessante, um convite a não trabalhar demais e tirar alguns minutos diários de descanso. 

Outra dica de decoração diz respeito a escolha de cores. Você sabia que, de acordo com a psicologia das cores, cada tom inspira um sentimento diferente? Isso significa que, revestindo a parede de laranja, azul ou verde, você estará estimulando sua criatividade! 

5. Organize o home office de forma inteligente

Na hora de “rechear” o home office com o material de trabalho, a função organização inteligente precisa ser ativada! Afinal, estamos falando de um ambiente onde a praticidade deve reinar. 

Por isso, veja abaixo algumas dicas que preparamos para te ajudar nessa etapa: 

  • materiais de uso frequente devem estar ao alcance das mãos; 
  • materiais de uso esporádico podem ser guardados em caixas organizadoras ou gavetas;
  • dê preferência ao armazenamento digital de documentos (como a nuvem), e, quando não for possível, guarde os papéis em pastas nomeadas.

7. Personalize! 

Agora que você já tem um espaço de trabalho pronto, que tal torná-lo o SEU espaço de trabalho? Chegou o momento de personalizar! 

Nesta etapa, vale incluir no espaço aquilo que mais combina com você: porta retrato, quadros decorativos com mensagens inspiradoras, tapetes, plantas etc. Lembre-se apenas de que menos é mais, e um ambiente de trabalho poluído pode ser um convite a distrações!

como montar um home office 3

Acesse nossa categoria de Decoração

Agora que você já sabe como montar um home office funcional, prático e muito aconchegante, que tal acessar nossa categoria de decoração para dar um toque personalizado ao espaço?