Leitura: 9 min

Confira 7 dicas para ter um home office confortável e bem decorado

Quer saber como decorar seu home office e deixar o espaço de trabalho organizado e funcional? Embarque com o Blog Telhanorte nessa matéria e saiba mais

Quem trabalha em casa tende a sentir falta da rotina de sair todos os dias, andar na rua, ver pessoas diferentes, interagir com elas, etc. Por isso, é ideal investir um tempinho aprendendo como decorar o home office e mantê-lo o mais aconchegante possível. Afinal, já é incomodo suficiente não ter um espaço destinado só para trabalhar e deixá-lo sem personalidade ou desorganizado só atrapalha a produtividade. Os móveis, os objetos e as cores do escritório ou da sua área de estudo devem formar um conjunto com características funcionais e práticas que fará toda a diferença. Fotos, porta objetos e quadros decorativos são alguns dos itens que vão criar um ambiente não só visualmente bonito, mas que vai inspirá-lo a manter o foco nas suas tarefas. Continue lendo e aprenda como decorar o home office e ter um ambiente de trabalho e estudo mais organizado e produtivo.

7 passos para decorar o home office

Pesquisar novidades e tendências com as quais você se identifica é a chave para criar um ambiente com a sua personalidade.  Reunimos algumas ideias simples e fáceis de aplicar na decoração do seu espaço de trabalho, contemplando desde a escolha do espaço até a organização dos itens pessoais e de trabalho. Confira as dicas a seguir e aplique na sua casa:

1. Escolha o lugar para ser seu escritório

Trabalhar na mesa da sala onde a família passa e a todo momento, alguém quer falar “rapidinho” de algum assunto pode minar a produtividade. Assim, se você tem um cômodo separado e com porta, onde possa colocar sua mesa, cadeira e uma estante, – ou outro móvel para guardar seus materiais – transforme-o em seu home office. Tendo definido um cantinho para trabalhar e colocar em prática as ideias de decoração para home office que vamos mostrar será muito útil para transformar a sua casa em um escritório, mas sem perder o toque pessoal. Apartamentos pequenos ou até uma casa, nem sempre tem um cômodo extra disponível para servir de escritório, porém, isso não atrapalha nosso projeto! A primeira dica para esses casos é escolher um espaço perto de uma área de entrada. Uma coisa importante sobre a escolha do lugar é que este seja uma área sem muito movimento para garantir sua concentração durante as tarefas. Um cantinho próximo da varanda, debaixo das escadas ou até dentro do quarto podem se transformar em um ótimo espaço para trabalhar.
home-office-pequeno
Apostar na madeira em home offices pequenos pode trazer maior sensação de conforto (Foto: Blackbox Design Studios / Reprodução)

2. Valorize a iluminação e a ventilação natural

O motivo para priorizar os espaços próximo às áreas de entrada é aproveitar a iluminação natural e a ventilação do seu espaço. Assim, você vai conseguir destacar a pintura das paredes, os móveis, os quadros, etc. Sem contar no conforto visual, que evita forçar a vista ao olhar para a tela do computador. Conforto e ergonomia  são conceitos fundamentais na hora de planejar o home office. Afinal, além da estética do ambiente, as soluções que você escolher devem ser funcionais para sustentar as longas horas que você passa trabalhando por dia.
home-office-decoração
Projeto Casa Santa Barbara por Victoria Pearson (Foto: Victoria Pearson / Reprodução)
Veja também: Dicas de decoração sustentável

3. Tenha atenção à escolha da mesa

O processo de decoração de um espaço de trabalho começa a ganhar vida com a escolha da mesa. Esse é um móvel imprescindível, – junto com a cadeira que falaremos no próximo tópico – então para acertar na hora da escolha, você precisa aliar ao design do produto algumas características técnicas. O primeiro atributo para ser uma boa mesa é ter, no mínimo, 70 cm de profundidade. Essa distância permite posicionar bem o computador ou notebook e apoiar os braços para evitar lesões como a tendinite. Outro ponto importante é a largura da mesa, que deve ser em torno de 1,20m. Se houver espaço, a mesa pode ser maior. Por último, a altura da mesa em relação ao chão deve ser entre 70 a 75 cm. Uma particularidade importante do design da mesa é a abertura no tampo para a passagem dos fios do computador e da luminária. Isso vai ajudar a manter o ambiente mais clean e discreto. Leve em consideração esses detalhes na hora da compra!
ideias-decoração-home-office
Por que não apostar em um home office naquele espaço mal utilizado da cozinha? (Foto: Paul Raeside / Reprodução)

4. Valorize o conforto da cadeira

O conjunto mesa e cadeira é a base para se obter um home office, pois são as peças fundamentais para tornar a jornada de trabalho duradoura. Afinal, ninguém aguentaria passar o dia trabalhando no chão ou em algum banco desconfortável. Por outro lado, existem muitas opções de cadeiras bonitas nas quais seria impossível terminar o dia sem dores na lombar. Portanto, assim como destacamos na escolha da mesa, a funcionalidade e o conforto da cadeira são tão importantes quanto um bom design. Não abra mão disso! Escolha um modelo que possua regulagem de assento, costas e braços. Uma dica é escolher esse item pessoalmente para você se sentar, testar as funcionalidades, ver a cor e a textura do material ao vivo, etc.
quadros-decorativos-home-office
Aposte nas cores e texturas naturais para deixar o escritório aconchegante (Foto: Karyn R. Millet / Reprodução)

5. Divirta-se com as cores do home office

As cores vão dar ao seu home office aquele toque da sua personalidade. Seja mais moderno, divertido ou sério, o importante é deixar o ambiente com o seu jeito. A psicologia das cores é um ponto de influência importante e pode ser usada para criar um ambiente inspirador e motivador para trabalhar. A cor mais usada nos projetos é o branco. Isso, porque ela reflete melhor a luz e deixa o ambiente mais claro, facilitando a realização de atividades, como a leitura, por exemplo. Outras cores neutras como o preto e o cinza podem ser usadas para criar a base do ambiente.  Entretanto, isso não exclui as cores vibrantes e estampas. Equilibrando as cores neutras com as vibrantes a decoração fica mais harmônica e valoriza até os espaços pequenos. O mais recomendado é usar o colorido nos detalhes: em uma única parede; no detalhe dos móveis; nos vasos; quadros; etc. Quem gosta de um detalhe impactante e diferente, pode apostar também no papel de parede. Ele fica perfeito para compor uma parede que vai ficar em destaque no ambiente, sem móveis ou prateleiras penduradas.
ideias-home-office-cor
Escritório colorido para dar um toque de alegria (Foto: The Homes I Have Made / Reprodução)
Leia também: Amplie o ambiente com dicas simples e eficientes

6. Personalize os objetos da decoração

Não é porque é um espaço de trabalho que a decoração precisa ser impessoal. Pelo contrário, como é um espaço dentro da sua casa, o escritório pode ter a sua cara. Depois de definir o espaço e escolher mesa, cadeira e as cores base, o próximo passo de como decorar o home office é escolher os objetos da decoração.
papel-parede-decor-home-office
Personalize seu espaço conforme sua personalidade e aspirações (Foto: Marvel Cabinetry / Reprodução)
E é aqui que a sua criatividade pode (e deve!) entrar em ação. Aproveite para dar seu toque especial no escritório. Escolha quadros decorativos para home office com ilustrações ou caligrafias que tenham a ver com você. As fotos de família ou viagens também valorizam o ambiente. Outra ideia é usar tapetes coloridos, que podem atuar como um ponto focal de cor, também.
acabamento-marcante-home-office
Aposte nos tapetes coloridos, para deixar o trabalho em casa menos monótono (Foto: Arteresting Design & Decoration / Reprodução)

Dica para acertar a altura dos quadros

Para acertar na hora de colocar os quadros na parede, coloque o centro do quadro na altura do olhar. Essa medida é de, aproximadamente, 1,50 m entre o piso e o centro do quadro. Por exemplo: um quadro de 70 cm de altura tem o ponto médio de 35 cm. A partir desse ponto basta medir 1, 50 m até o chão para colocar o prego.

7. Nichos, prateleiras, armários e gaveteiros para organização

A última parte das nossas dicas de como decorar o home office é referente a organização do espaço. Nós sabemos que é fácil criar uma pequena bagunça no dia a dia no lugar onde você trabalha ou estuda. No entanto, com alguns itens, – que ainda completam a decoração – é possível manter as coisas no lugar e tudo que você precisa a mão. O primeiro passo é fazer um levantamento de tudo que você tem para organizar: documentos, ferramentas de trabalho, livros, papéis, pastas, etc. Os itens de uso frequente devem ficar próximos à mesa. Assim, você pode usar e guardá-los com facilidade. Para isso, você pode instalar prateleiras, gaveteiros e nichos. Caixas coloridas, fotos e vasinhos de plantas podem ser usados nestes, criando um mosaico com as peças. Dependendo da quantidade de livros, você pode usar um armário com porta de vidro para valorizar a organização, as cores e a disposição interna. Se for uma quantidade menor, eles podem ficar em uma prateleira e contribuir para completar a decoração.

Gostou das ideias de decoração para home office?

Agora que você tem dicas valiosas de como decorar seu escritório, aproveita e cheque todas as novidades de Decoração que a Telhanorte separou para você. Reunimos em uma única página tudo que você vai precisar para deixar seu espaço de trabalho ou estudo com a sua cara, valorizando o ambiente. Acesse a página Decor e organize e decore do seu jeito!

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...