Como tirar mofo da parede? 4 dicas para aplicar já! | Blog Telhanorte
home > Dicas > Como tirar mofo da parede? 4 dicas para aplicar já!

Como tirar mofo da parede? 4 dicas para aplicar já!

| Dicas

 

Além de afetar o visual do ambiente, o mofo, comum em paredes de várias casas, pode causar danos sérios à saúde. Você sabe como resolver esse problema? Aprenda aqui!

 

O primeiro passo para eliminar um problema é identificar sua causa e, com mofos, não é diferente! Feito isso, basta usar produtos e materiais que você tem na sua casa e por um ponto final a essa situação.

Quer saber como tirar mofo de banheiros, cozinhas, lavanderias e outros cômodos? Então continue a leitura e descubra como fazer isso de maneira fácil, rápida e econômica e garanta um lar bonito e saudável.

 

Como-Tirar-Mofo-da-Parede-materias-para-tirar-1

Confira nosso passo a passo para remover mancha de mofo (Foto: Viva Decora / Reprodução).

 

Como tirar mofo da parede?

Com odor forte e característico, o mofo é um tipo de fungo que se desenvolve especialmente em lugares úmidos, quentes e com pouca luminosidade. Além das superfícies, esses microrganismos também podem crescer em matérias orgânicas, como alimentos estragados.

Por ter várias colorações características (tons acinzentados, esbranquiçados, esverdeados ou esbranquiçados), sua identificação é extremamente fácil. No entanto, caso tenha dúvidas se a mancha que encontrou na parede é resultado de um mofo ou não, basta fazer um teste simples: borrife um pouco de alvejante no local. Se clarear, é mofo; caso permaneça, pode ser apenas sujeira.

Descartada essa possibilidade e constatada a presença desse fungo, a segunda etapa é descobrir a sua causa. Se for proveniente de um vazamento, por exemplo, não basta limpar! É preciso eliminar a origem do problema, o que pode levar a uma reforma no local.

Abaixo listamos 4 formas bem simples de como tirar mofo da parede.

 

1. Com água sanitária

Uma das melhores maneiras de acabar com o mofo é utilizando água sanitária. Além de eliminar a mancha e o fungo, a substância também desinfeta o local.

Para isso, você pode aplicá-la de duas maneiras diferentes:

As duas maneiras são igualmente eficientes, o que difere é o cheiro que o produto vai exalar e a força braçal necessária para efetivar a limpeza.

 

2. Com água oxigenada

Para quem não gosta do odor característico da água sanitária, ou tem receio de manchar a parede, outra maneira de acabar com o problema é utilizando água oxigenada.

A substância, que é clareadora e também tem propriedades antibactericidas, é uma das respostas para quem busca saber como tirar cheiro de mofo da parede e eliminar a mancha.

A melhor maneira de utilizar o produto para essa finalidade é aplicando-o puro, diretamente nos pontos e deixando agir por 15 minutos. Depois, basta esfregar com uma esponja firme ou escova de cerdas duras até que o mofo seja totalmente retirado.

 

3. Com vinagre e álcool

A terceira forma é uma combinação de vinagre branco e álcool.

Coringa na limpeza doméstica, o vinagre branco ajuda a limpar manchas difíceis, desengordurar superfícies e eliminar odores. Além disso, é antibactericida e antifúngico. O álcool, por sua vez, também ajuda na eliminação dos fungos, bem como a desinfetar o local de todo e qualquer resíduo.

Para usar os dois produtos e acabar com o mofo, ferva água e, em um balde, misture-a com o vinagre e com o álcool — a proporção é de 10 litros de água para 1 xícara de cada produto. Feita a mistura, basta aplicar em toda a parede, escovando-a continuamente.

 

4. Com vinagre, sal e bicarbonato de sódio

A última maneira que sugerimos, é utilizando 1 litro de vinagre, preferencialmente o branco, 3 colheres de sopa de sal e 4 colheres de sopa de bicarbonato, que deve entrar aos poucos na reação.

Feito isso, coloque a mistura pronta em um borrifador e aplique no local, deixando agir por algumas horas. Por fim, lave com um pouco de água corrente e detergente.

 

Dicas extras

Seja qual for a maneira que você escolheu para eliminar o mofo das paredes da sua casa, lembre-se de sempre utilizar luvas, máscaras, óculos de proteção e de deixar o ambiente bem ventilado – dessa forma os gases provenientes das reações químicas dos produtos com os fungos não intoxicarão ninguém.

E não deixe de testar a substância a ser utilizada em um pequeno pedaço da parede, antes de realizar a aplicação por completo, caso a superfície infectada seja consideravelmente grande. Isso permite que você veja se não há risco de danificar a pintura.

 

Por que é tão importante saber como acabar com o mofo?

A remoção do mofo não visa apenas a melhorar a parte estética da sua casa, mas também preservar a sua saúde e de sua família.

Os esporos, unidades de reprodução do fungo, quando liberados são facilmente espalhados pelo ar e contribuem para o surgimento, ou agravamento, de diversos problemas respiratórios, tais como: alergias; asma; bronquite; irritações na garganta; pneumonia; rinite; sinusite e etc.

Lembrando também que crianças, gestantes e idosos são os mais prejudicados por essas doenças. Logo, como diz o velho ditado: prevenir é sempre melhor que remediar.

 

Como evitar que o mofo volte?

Agora que você sabe como tirar mofo da parede, é fundamental aprender como evitar que ele volte. Vale lembrar que o fungo também pode aparecer em outros lugares, como móveis e até mesmo em roupas.

Veja como evitar ter esse problema novamente:

 

Se ainda assim o problema voltar, realize a limpeza logo que perceber os primeiros sinais, a fim de evitar que o fungo se propague e a mancha aumente, o que pode dificultar sua retirada e aumentar os riscos de saúde.

Saiba, também, que além das soluções caseiras, há produtos específicos para remoção de mofo no mercado. Aqui, na Telhanorte, você encontra limpadores líquidos,  antimofo eletrônico e tintas antimofo.

Visite uma de lojas físicas espalhadas por todo Brasil, ou acesse nossa loja virtual e realize suas compras diretamente pelo site, WhatsApp ou televendas.