Leitura: 6 min

Como tirar mofo da parede? 4 dicas para aplicar já!

Além de afetar o visual do ambiente, o mofo, comum em paredes de várias casas, pode causar danos sérios à saúde. Quer resolver esse problema? Aprenda aqui!

O primeiro passo para eliminar um problema é identificar sua causa e, com mofos, não é diferente! Feito isso, basta usar produtos e materiais que você tem na sua casa e por um ponto final a essa situação. Quer saber como tirar mofo de banheiros, cozinhas, lavanderias e outros cômodos? Então continue a leitura e descubra como fazer isso de maneira fácil, rápida e econômica e garanta um lar bonito e saudável.
Como-Tirar-Mofo-da-Parede-materias-para-tirar-1
Confira nosso passo a passo para remover mancha de mofo (Foto: Viva Decora / Reprodução)

Como tirar mofo da parede?

Com odor forte e característico, o mofo é um tipo de fungo que se desenvolve especialmente em lugares úmidos, quentes e com pouca luminosidade. Além das superfícies, esses microrganismos também podem crescer em matérias orgânicas, como alimentos estragados. Por ter várias colorações características (tons acinzentados, esbranquiçados ou esverdeados), sua identificação é extremamente fácil. No entanto, caso tenha dúvidas se a mancha que encontrou na parede é resultado de um mofo ou não, basta fazer um teste simples: borrife um pouco de alvejante no local. Se clarear, é mofo; caso permaneça, pode ser apenas sujeira. Descartada essa possibilidade e constatada a presença desse fungo, a segunda etapa é descobrir a sua causa. Se for proveniente de um vazamento, por exemplo, não basta limpar! É preciso eliminar a origem do problema, o que pode levar a uma reforma no local. Abaixo listamos 4 formas bem simples de como tirar mofo da parede.

1. Com água sanitária

Uma das melhores maneiras de acabar com o mofo é utilizando água sanitária. Além de eliminar a mancha e o fungo, a substância também desinfeta o local. Para isso, você pode aplicá-la de duas maneiras diferentes:
  • Borrifando-a pura no local e limpando o resquício com a ajuda de um pano limpo;
  • Diluindo-a em água, em uma proporção de 1 para 1, e utilizando uma esponja grossa para limpar a parede.
As duas maneiras são igualmente eficientes, o que difere é o cheiro que o produto vai exalar e a força braçal necessária para efetivar a limpeza.

2. Com água oxigenada

Para quem não gosta do odor característico da água sanitária, ou tem receio de manchar a parede, outra maneira de acabar com o problema é utilizando água oxigenada. A substância, que é clareadora e também tem propriedades antibactericidas, é uma das respostas para quem busca saber como tirar cheiro de mofo da parede e eliminar a mancha. A melhor maneira de utilizar o produto para essa finalidade é aplicando-o puro, diretamente nos pontos e deixando agir por 15 minutos. Depois, basta esfregar com uma esponja firme ou escova de cerdas duras até que o mofo seja totalmente retirado.

3. Com vinagre e álcool

A terceira forma é uma combinação de vinagre branco e álcool. Coringa na limpeza doméstica, o vinagre branco ajuda a limpar manchas difíceis, desengordurar superfícies e eliminar odores. Além disso, é antibactericidas e antifúngico. O álcool, por sua vez, também ajuda na eliminação dos fungos, bem como a desinfetar o local de todo e qualquer resíduo. Para usar os dois produtos e acabar com o mofo, ferva água e, em um balde, misture-a com o vinagre e com o álcool — a proporção é de 10 litros de água para 1 xícara de cada produto. Feita a mistura, basta aplicar em toda a parede, escovando-a continuamente.

4. Com vinagre, sal e bicarbonato de sódio

A última maneira que sugerimos, é utilizando 1 litro de vinagre, preferencialmente o branco, 3 colheres de sopa de sal e 4 colheres de sopa de bicarbonato, que deve entrar aos poucos na reação. Feito isso, coloque a mistura pronta em um borrifador e aplique no local, deixando agir por algumas horas. Por fim, lave com um pouco de água corrente e detergente.

Dicas extras

Seja qual for a maneira que você escolheu para eliminar o mofo das paredes da sua casa, lembre-se de sempre utilizar luvas, máscaras, óculos de proteção e de deixar o ambiente bem ventilado – dessa forma os gases provenientes das reações químicas dos produtos com os fungos não intoxicarão ninguém. E não deixe de testar a substância a ser utilizada em um pequeno pedaço da parede, antes de realizar a aplicação por completo, caso a superfície infectada seja consideravelmente grande. Isso permite que você veja se não há risco de danificar a pintura.

Por que é tão importante saber como acabar com o mofo?

A remoção do mofo não visa apenas a melhorar a parte estética da sua casa, mas também preservar a sua saúde e de sua família. Os esporos, unidades de reprodução do fungo, quando liberados são facilmente espalhados pelo ar e contribuem para o surgimento, ou agravamento, de diversos problemas respiratórios, tais como: alergias; asma; bronquite; irritações na garganta; pneumonia; rinite; sinusite e etc. Lembrando também que crianças, gestantes e idosos são os mais prejudicados por essas doenças. Logo, como diz o velho ditado: prevenir é sempre melhor que remediar.

Como evitar que o mofo volte?

Agora que você sabe como tirar mofo da parede, é fundamental aprender como evitar que ele volte. Vale lembrar que o fungo também pode aparecer em outros lugares, como móveis e até mesmo em roupas. Veja como evitar ter esse problema novamente:
  • Mantenha a ventilação dos ambientes deixando, sempre que possível, portas e janelas abertas para passagem e circulação do ar;
  • Cuide para que cortinas, tapetes, almofadas e outros itens de tecido estejam sempre limpos e secos;
  • Não guarde objetos úmidos e evite deixar móveis e paredes molhados;
  • Mantenha a sua casa sempre limpa, se atentando, especialmente, aos lugares menos visíveis;
  • Utilize tintas antimofo;
  • Conserte vazamentos logo que identificá-los;
  • Invista em métodos de impermeabilização;
  • Considere utilizar um desumidificador elétrico;
  • Vede bem tubulações, como as de ar-condicionado e outras.
Se ainda assim o problema voltar, realize a limpeza logo que perceber os primeiros sinais, a fim de evitar que o fungo se propague e a mancha aumente, o que pode dificultar sua retirada e aumentar os riscos de saúde. Saiba, também, que além das soluções caseiras, há produtos específicos para remoção de mofo no mercado. Aqui, na Telhanorte, você encontra limpadores líquidos,  antimofo eletrônico e tintas antimofo. Visite uma de lojas físicas espalhadas por todo Brasil, ou acesse a loja virtual da Telhanorte e realize suas compras diretamente pelo site, WhatsApp ou televendas.

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...