Leitura: 6 min

Saiba como usar pedra de afiar com segurança

Aprenda o passo a passo de como usar pedra de afiar para manter suas facas afiadas e amoladas e também como cuidados com esse utensílio

Você está preparando o almoço e tudo está correndo bem até você pegar sua melhor faca de corte para preparar a carne e se dar conta de que ela está completamente cega. E agora? Dê uma pausa e siga o passo a passo de como usar pedra de afiar que vamos ensinar neste post! Um item da cozinha que deve estar sempre pronto para o uso são as facas, principalmente quando se trata da capacidade de corte desses utensílios. Um faca sem corte ou “cega”, como é popularmente chamado esse estado da lâmina, é inútil para qualquer tarefa desde cortar um tomate até preparar a carne. Existem diversas técnicas para afiar e amolar facas, mas aqui vamos falar do método mais comum e fácil de executar que é usar a pedra de afiar. Apostamos que você tem uma aí na sua casa e, talvez, não saiba executar o passo a passo com tanta destreza. Continue lendo e aprenda como usar pedra de afiar e os cuidados para recuperar o corte das suas facas com segurança.

Passo a passo de como usar pedra de afiar

como-afiar-facas-passo-passo Aprender como usar pedra de afiar é um processo simples, pois não precisa de muitos equipamentos. O ponto mais importante da técnica é o movimento. Abaixo, descrevemos tudo que você precisa fazer para obter o resultado esperado.

1. Coloque a pedra de afiar de molho

O primeiro passo de como usar pedra de afiar é preparar a pedra para o trabalho. Essa etapa é simples: deixe a pedra submersa em uma vasilha com água por cerca de 25 minutos. Essa preparação serve para diminuir o atrito da faca com a pedra e facilitar o deslizamento, tornando-o mais suave e seguro. 

2. Prepare o espaço

Em seguida, para usar a pedra de afiar da forma certa e com segurança, limpe a bancada, a pia da cozinha ou outro espaço que você escolher para executar o passo a passo. É importante também não ter nada atrás que limite o movimento e nem pessoas passando enquanto o afiamento é feito.

3. Fixe a pedra na superfície

O próximo passo de como usar pedra de afiar é fixá-la bem da superfície de apoio da bancada ou da pia. Depois de retirá-la da água, você pode escolher entre duas possibilidades: 1- usar um suporte específico para pedras de afiar que é fixado na borda da bancada; 2- umedecer um pano perfex de cozinha e colocar a pedra em cima, fazendo uma leve pressão para firmar. O objetivo é deixar a pedra o mais firme possível para que ela não deslize enquanto você passa a faca por ela. Feito isso, você está pronto para a próxima etapa.  
Leia mais em: Conheça 10 tons de granito para bancadas de cozinha
 

4. Comece a afiar a faca

Com tudo preparado, posicione-se de lado em relação a pedra de afiar. Segure a faca pelo cabo e posicione o dedo em cima da ponta. Passe a faca na pedra de afiar deslizando da ponta em direção ao cabo, fazendo uma leve pressão durante o movimento. Repita esse processo seis vezes de cada lado. Se atingir um bom adiamento com essa primeira etapa, pode finalizar. Caso ainda sinta que precisa de mais corte, repita o processo mais uma vez, totalizando 12 passadas de cada lado.  Confira no vídeo abaixo como executar na prática o movimento correto para afiar uma faca:

5. Faça o acabamento com a chaira (opcional)

Caso você tenha uma chaira em casa, faça o acabamento do passo a passo de como usar pedra de afiar com ela. Segure a chaira na vertical e passe a faca em movimentos rápidos de um lado e de outro para baixo em direção ao cabo. A função da chaira é apenas endireitar o afiamento da faca. Depois, limpe a lâmina com um pano úmido para retirar o material e a faca está pronta para uso. Pronto! Seguindo este passo a passo de como usar pedra de afiar suas facas vão ficar afiadas por muito mais tempo.

Diferença entre afiar e amolar uma faca

Esses termos são usados frequentemente como sinônimos, mas existe diferença entre afiar e amolar uma faca. Afiar significa recuperar a capacidade de corte da faca. É o que aprendemos a fazer nas etapas acima de como usar pedra de afiar. amolar significa corrigir o fio de corte, colocando-o no lugar certo e retirando qualquer entortamento dos dentes (facas de serra) ou ondulações da lâmina (faca lisa). Para ter um kit de facas totalmente funcional e pronto para uso, faça uma manutenção periódica das peças. DICA: tenha em casa a pedra de afiar e a chaira, pois uma completa o trabalho da outra, garantindo o máximo de eficiência do seu kit. 

Principais cuidados com facas afiadas

cuidados-facas-afiadas Como você vimos acima, aprender como usar pedra de afiar é bastante simples. Mas quando se trata de afiar utensílios é importante tomar certos cuidados. Por isso, tenha mais de uma faca de corte para evitar fazer o passo a passo correndo para terminar o almoço. Com pressa, você pode acabar se cortando, o que vai atrasar ainda mais sua refeição. Então tenha uma faca extra e deixe para afiar a outra quando tiver mais tempo. Sempre lave a faca depois de afiá-la para eliminar os resíduos de pó da pedra e não correr o risco de contaminar a comida. Tenha um gaveta específica para as facas ou pelo menos mantenha todas do mesmo lado com as lâminas para baixo. Outra forma de proteger as lâminas é comprar um suporte de facas Assim, fica mais fácil pegá-las sempre pelo cabo e NUNCA pela lâmina para evitar acidentes.   
Confira também em:  Como manter a cozinha organizada
 

Gostou das dicas de como usar pedra de afiar?

Agora que você já sabe como usar pedra de afiar e cuidar das suas facas pode investir em um kit profissional para fazer pratos deliciosos na sua casa. As facas são um dos utensílios essenciais da cozinha e realmente fazem a diferença no preparo dos alimentos. Fazendo a manutenção correta, elas vão durar por muitos anos. Confira as ofertas da Telhanorte e aproveite as promoções para renovar os principais itens para a Organização da cozinha. Comprando online você paga com segurança e ainda recebe seu pedido no conforto de casa!

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...