Como usar placas decorativas na parede e destacar o ambiente | Blog Telhanorte
home > Banheiro > Como usar placas decorativas na parede e destacar o ambiente

Como usar placas decorativas na parede e destacar o ambiente

| Banheiro

Aprenda como usar placas decorativas em diferentes cômodos da sua casa de uma forma criativa e bonita

 

Você escolheu os tipos de tinta para parede, fez toda a pintura interna da casa e agora quer completar a decoração pendurando algumas peças. Mas como usar placas decorativas? Existe uma forma certa de colocá-las na parede? As placas decorativas em metal, divertidas ou em séries são opções modernas para personalizar o seu lar e deixar cada cantinho com a sua cara. O desenho, acabamento e combinação das placas pode ser feito pensando tanto no ambiente quanto na personalidade do dono da casa ou da atividade do cômodo.

As paredes do quarto podem ter placas decorativas na parede que destaquem o gosto do casal, por exemplo. Já o quarto de uma criança pode ter placas com temática infantil. A criatividade para criar as combinações e estilos é livre, mas algumas dicas ajudam a executar o trabalho com mais sucesso.

Veja a seguir como usar placas decorativas na sua casa: 

 

Quadro ou placas decorativas na parede? 

Antes de entrarmos nas dicas de como usar placas decorativas, é importante ressaltar que as placas e quadros tem algumas diferenças. Os quadros são peças maiores, tem uma proposta mais formal e precisam de furos na parede para serem fixados.

Quem mora em apartamento alugado e busca uma solução mais prática para dar personalidade a casa, geralmente escolhe colocar as placas decorativas na parede. Isso porque as placas são mais leves e podem ser fixadas com fita dupla face ou apenas apoiadas em uma superfície.

As possibilidades de combinação são inúmeras e como já falamos acima o tema, as cores e a quantidade é uma escolha livre. Então se a sua ideia é como usar placas decorativas na parede, confira as dicas a seguir:

 

 

5 dicas de como usar placas decorativas

 

1. Tenha atenção com o tamanho das placas decorativas na parede

Na hora de escolher placas decorativas seja em metal, divertidas ou em séries, tenha atenção ao tamanho das peças. O tamanho da parede e das placas são detalhes importantes de como usar placas decorativas. Por isso, equilibrar as proporções dá um efeito mais bonito na decoração. Via de regra:

– Paredes menores ficam mais equilibradas com placas menores;

– Paredes maiores pedem placas maiores ou ainda um mix com uma placa maior com outras menores em série.

Como o objetivo é valorizar o ambiente, uma parede grande com uma placa pequena ou mesmo uma série de placas menores juntas não vão ter o destaque necessário.

 

tamanhos-placas-decorativas

Tamanhos de placas decorativas (Foto: https://www.arteuniverse.com.br/Reprodução)

 

2. Escolha o material ideal para seu projeto 

A maioria das placas decorativas são de MDF, um material de densidade média, produzido com fibras de madeira e resinas sintéticas e aditivos. Mas também existem placas feita em bases de metal, acrílico ou até madeira de verdade. Cada tipo dá um efeito para o projeto de decoração. 

Além disso, o preço de cada tipo de placa varia de acordo com o material. Se você está aprendendo como usar placas decorativas, uma dica é apostar nas placas decorativas em MDF que tem um bom custo-benefício.

 

Leia também: 7 dicas de decoração sustentável para sua casa

 

3. Monte a composição das placas antes de fixá-las

Uma dica simples, mas certeira de como usar placas decorativas é montar a composição antes de colocar as peças na parede. Você pode fazer isso no chão mesmo. Use a criatividade, monte as composições possíveis e fotografe para analisar qual vai ficar melhor.

Assim, você visualiza a ideia, mede a distância entre as placas e executa na parede com mais segurança. Faça isso para cada cômodo onde entrarão as placas decorativas na parede.

Defina:

– tamanhos das placas;:

– tipo de material;

– quantidade;

– estilo e acabamento das placas.

 

4. Escolha o estilo de placa decorativa

Um dos momentos mais divertidos de como usar placas decorativas é escolher os estilos que vão ser usados em cada cômodo. Na cozinha, na sala, no escritório, nos quartos, cada ambiente possibilita a aplicação de várias temáticas.

 

Placas decorativas na parede da cozinha

A cozinha é um ambiente perfeito para usar placas decorativas na parede. Frases, desenhos e imagens divertidas podem ser usadas sozinhas ou em série.

 

placas-decorativas-cozinha-decoracao-inspiracao-ideias

Placas decorativas na cozinha (Foto: www.elo7.com.br/Reprodução)

 

Placas decorativas na sala de estar

A sala de estar é um cômodo ótimo para usar as placas decorativas em série. A vantagem aqui é a flexibilidade de poder apoiar as peças em prateleiras ou fixá-las na parede com moldura para valorizar o acabamento.

 

placas-decoracao-sala

Placas de decoração na sala (Foto: br.pinterest.com/ Reprodução)

 

Placas decorativas nos quartos

Um quarto de casal ou um quarto de solteiro podem ter composições variadas de como usar placas decorativas. O estilo da decoração vai orientar a escolha das placas que podem ter frases, fotos de lugares, de paisagem, desenhos geométricos, de figuras e muito mais.

 

placas-decorativas-no-quarto

Placas decorativas no quarto (Foto: elo7.com.br/ Reprodução)

 

Placas decorativas para escritório

As placas decorativas ficam ótimas nos escritórios. Quem trabalha em home office pode personalizar esse cômodo da casa com frases para inspirar, fotos de personalidades famosas e desenhos que completam com o restante da decoração.

 

placas-decorativas-em-escritório

Placas decorativas em escritório (Foto: casaeconstrucao.org/Reprodução)

 

Confira também: Decoração funcional para casas pequenas

 

5. Faça a limpeza das placas decorativas

A limpeza das placas decorativas são importantes para manter a decoração bonita. Um pano umedecido com água é o suficiente para tirar a poeira que acumula na superfície. Se emoldurar suas placas, capriche na limpeza da estrutura para mantê-la bonita também. Evite usar produtos químicos, no máximo, um pouco de álcool.

 

Onde comprar placas decorativas?

Agora que você já sabe como usar placas decorativas e tem ótimas inspirações para suas suas composições, quer saber onde comprar, não é mesmo? Confira a seção completa de placas decorativas no site da Telhanorte e escolha os modelos que combinam com seu projeto de decoração.

Aproveite e confira também outras opções de decoração para sua casa ou apartamento ficar com a sua cara. Faça sua compra online e receba seu pedido em casa! 

 

Edição por Laila Pereira e Veronicca Fernandes