Leitura: 5 min

Como escolher compressor para pintura: guia completo

Você sabe escolher compressor para pintura e conhece suas vantagens? Leia mais nossa matéria para descobrir tudo sobre os principais modelos e como usá-los

Vai pintar sua casa e está em dúvida sobre como escolher compressor para pintura? Então você chegou no lugar certo! Separamos um guia com os principais modelos dessa ferramenta e dicas sobre seus recursos.  Mas, antes de continuarmos, você sabe o que é um compressor para pintura?  Ele permite que o trabalho de pintura seja realizado mais rapidamente, aproveitando melhor a tinta e obtendo um resultado uniforme. Além de paredes, os compressores para pintura podem ser usados para a reforma de  móveis, portões, grades e fachadas.  Ao escolher por um compressor para pintura de uso doméstico, você deixa rolos para pintura, pincéis e broxas de fora da obra. Pelo menos, por grande parte do processo.
compressor-tinta-cor-pintura-parede-superficie
Como escolher compressor para pintura: guia completo (Foto: Spray That Paint / Reprodução)

Como escolher compressor para pintura: tipos

Existem diferentes tipos de compressor para pintura. Cada um tem um objetivo e um uso.  O compressor com ar direto, por exemplo, é indicado para pinturas residenciais de portas e janelas, corrimão e eletrodomésticos. O primeiro passo de como escolher compressor para pintura é entender qual é a sua necessidade. Com isso em mente é hora de conhecer os principais tipos de compressor.

1. Compressor Hobby ou para uso doméstico

O compressor hobby também pode ser chamado de compressor de ar direto. Ele é usado para pinturas em pequenas regiões, por isso é conhecido como um  modelo doméstico e não atende às altas demandas de profissionais. Tem pressão máxima de 40 lbs/pol.2. Em suma, esse é o modelo ideal para qualquer pessoa ter em casa. Além de pinturas de pequenas áreas o compressor também pode ser usado para:
  • fazer correções de pintura em carros;
  • encher pneu de bicicleta;
  • artesanatos;
  • encher balões de aniversário.
Veja também: Como usar tinta spray em metal sem sujeira e desperdício
No processo de como escolher compressor para pintura, você ainda pode escolher entre duas opções domésticas: compressor incorporado à pistola e compressor externo Mesmo que o compressor integrado pareça mais simples de usar, grande parte de quem testa ambos prefere a ergonomia apresentado pelo compressor externo. Principalmente para usos em pinturas maiores, como em uma parede. 
Como-escolher-compressor-para-pintura
Compressor com pistola integrada (Foto: Deco / Reprodução)
É esse modelo que você estava procurando? Visite o setor de compressores de ar da loja virtual da Telhanorte! Aproveite nossos preços, faça sua encomenda e receba tudo em casa.  

2. Compressor para pintura profissional

Se você é um profissional e precisa de um compressor para pintura que esteja a altura da sua produção e atenda às suas demandas diárias, esse é o modelo ideal. Compressores profissionais auxiliam no aumento da produtividade do profissional, permitindo que se realize um serviço em menos tempo.  Esse tipo de compressor atende profissionais como:
  • marceneiros;
  • pintores de carros;
  • prestadores de pequenos serviços em obras e mais. 
Antes de escolher o compressor ideal é preciso que você tenha atenção a algumas informações como: 
  • capacidade de reservatório (os modelos vão de 29 a 110 litros);
  • potência;
  • quantidade de fases. 
Ficou interessado em saber quanto custa um compressor para pintura? Acesse nosso departamento de compressores de ar, escolha um modelo e faça seu pedido. 

3. Compressores Industriais

Como o próprio nome sugere, os compressores industriais são desenvolvidos para funcionar em nível industrial, logo oferecem mais potência e robustez.  É mais utilizado em grandes empresas de construção civil, em hospitais e mesmo na indústria moveleira. 

Vantagens de ter um compressor para pintura

A principal vantagem de adquirir um compressor doméstico é ter a facilidade de realizar pequenos reparos e reformas sem precisar contratar um profissional. Lembre-se que um compressor para pintura também pode ser usado para outros fins, como: 
  • envernizar;
  • reparar grades;
  • utilizar na produção de artesanato;
  • inflar colchões e mais.
Para quem trabalha com a área e opta pelo uso do compressor para pintura profissional, o principal benefício é a garantia de um trabalho de qualidade realizado em menos tempo.  A alta produtividade mantém clientes satisfeitos e permite que você atenda a mais demandas, ampliando assim seu faturamento.
Leia mais em: Soprador térmico: o que é e como usar

Como pintar usando o compressor?

O primeiro passo é realizar a limpeza do local da reforma. Garanta que o espaço estará 100% limpo e sem resíduos.  Caso você pretenda reformar locais que já tenham pintura, será necessário lixar. Esse processo tira elevações e desníveis que atrapalham no resultado final.  Lembre-se que você vai precisar da equipamentos de EPI (equipamento de proteção individual) como óculos, máscara de proteção e luvas. Antes de começar, leia as instruções do fabricante da tinta e do compressor e verifique se a pistola é de baixa ou alta pressão. Se possível regule a saída de ar. Acople a pistola no compressor e a mantenha a uma distância de 15 cm a 25 cm do objeto que receberá a tinta. Mantenha a pistola na vertical e paralela a parede.

Onde comprar compressor para pintura?

Durante este artigo, indicamos a Telhanorte como uma opção para encontrar compressores para pintura. De fato, aqui você encontra um departamento completo com compressores de ar, ferramentas elétricas, ferramentas manuais, ferramentas para construção e muito mais.   Além das ferramentas, aqui você também encontra um setor de EPI com todos os equipamentos de segurança necessários para uma obra, tudo para iluminação, pisos e revestimentos, tintas, itens para banheiro, cozinha e lavanderia

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...