Leitura: 3 min

Saiba como fazer uma decoração no estilo étnico

Veja como inserir o estilo étnico na sua casa e deixá-la do jeito que você gosta utilizando elementos simples e sofisticados

 

Abra as portas da sua casa, deixe entrar um pouquinho de cada cultura ao redor do mundo e deixe-se levar pelas influências do estilo étnico.

Você sabia que este estilo vem conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros? Confira abaixo um pouquinho sobre essa tendência incrível e entenda o motivo disso!

 

Como surgiu

Há alguns anos, o estilo étnico era mais comum em roupas e acessórios. Entretanto, o conceito começou a criar força também nas decorações. Nos anos 1960 e 1970, estampas étnicas eram utilizadas por jovens que começaram a usar roupas com referências de diferentes culturas em forma de protesto. A intenção era se afastar o máximo possível dos valores europeus, buscando igualdade e liberdade para a minoria, como pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ etc. 
sala étnica
Sala de estar no estilo étnico (Foto: doedu.co/reprodução)
 

Característica da decoração étnica

O contexto histórico desse estilo, resgata diversas culturas ao redor do mundo, investindo em elementos da cultura africana, indígena, asteca, indiana, japonesa entre outros. É possível misturar diversas estampas e objetos que representam esse estilo, mas o ponto de partida são elementos culturais exóticos como estampas de animais, tribais, souvenires de viagens, fotos, quadros e tudo o que possa lembrar outro país que não tenha influência europeia. 
Estilo étnico
Objetos decorativos estilo étnico (Foto: bangalow.com.br/reprodução)
 
Veja também: Decoração minimalista | O que é e como aderir esse estilo
 

Como utilizar a decoração étnica?

Apesar de ser um estilo incrível e cheio de elementos culturais marcantes, é preciso ter cuidado com exageros. Por ser uma decoração cheia de variantes culturais, o mais recomendado é escolher elementos do estilo étnico que mais tenha a ver com você. Pense no ambiente como um todo, o objeto escolhido combina com o resto do cômodo? As cores da parede dialogam com os móveis e objetos? Tente sempre decorar com apenas uma influência étnica para não deixar o ambiente pesado e carregado de elementos que não funcionam juntos.  Outra dica importante é, caso você queira mais de um estilo étnico na sua casa, é interessante dividir os cômodos por etnia. Por exemplo, para o quarto elementos culturais do Japão ficam interessantes, já na sala e cozinha, você pode ser mais ousado e apostar em estampas animais e tribais. 
quarto-decoração-japonesa
Quarto com decoração japonesa (Foto: casavogue.globo.com/reprodução)
  Agora que você já conhece o estilo étnico e sabe a melhor forma de usá-lo, que tal visitar o site da Telhanorte e conferir itens exclusivos para a decoração da sua casa? Aproveite também para nos seguir no instagram, onde toda semana você encontra dicas incríveis.  Deu na Telha modificar o estilo da sua casa? Tem na Telha!  

Por Veronicca Fernandes / Edição Carolina Oliveira

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...