Leitura: 5 min

Por que construir no inverno é uma boa estratégia?

O inverno é uma das melhores épocas para construir ou reformar, você sabia? Leia essa matéria para descobrir porque essa é uma boa ideia!

  Ainda estamos em agosto e o inverno ainda não acabou, por isso, o Blog Telhanorte trouxe essa matéria com dicas de porquê essa estação do ano é a melhor para construir ou reformar a sua casa.  
  Muitas pessoas preferem fazer a obra no último trimestre para começar o novo ano com a casa toda organizada, afinal, esse período geralmente coincide com as férias no trabalho, o que permite mais tempo livre para acompanhar a obra, porém, o inverno tem ainda mais vantagens.O nosso blog conversou com a arquiteta Marcy Ricciardi, que nos contou um pouco mais sobre esses benefícios. Confira!  

1. Preços mais em conta

Ao construir ou reformar a casa no final do ano, os preços normalmente ficam um pouco mais ‘salgados’, o que acaba prejudicando o orçamento para boa parte das famílias começarem o próximo ano sem dívidas. No inverno os preços estão mais em conta, justamente porque a procura por esses itens sofre uma queda. O valor para mão de obra especializada, como pedreiros, engenheiros, pintores, marceneiros, etc., também diminui, já que há mais profissionais disponíveis nessa época do que em dezembro, por exemplo, em razão de férias.  

2. Maior variedade e disponibilidade nos materiais de construção

Conforme já falamos acima, a busca por materiais de construção sofre uma queda nesse período. Além dos preços baixarem, as lojas especializadas na venda desses itens oferecem uma gama maior de produtos, como variação de cor, tamanho, quantidade, etc. As chances de você comprar a quantidade certa de pisos e revestimentos, por exemplo, aumenta, assim como a de conseguir itens exclusivos para sua obra.  

3. Época de estiagem

Uma das maiores vantagens de construir ou reformar no inverno com certeza é a época de estiagem que chega junto com a estação. Chove muito pouco, o que facilita o processo. Segundo a arquiteta Marcy Ricciardi, “a umidade estraga os materiais no canteiro de obra, o que pode gerar maiores prejuízos”, então, o verão não é a época mais adequada para isso.  

4. Probabilidade menor de acidentes

Com o verão temos muitas chuvas e umidade, o que pode causar graves acidentes em um canteiro de obra. A água pode se acumular em poças nos andaimes e plataformas e há o risco de fios desencapados tocarem algum ponto molhado, podendo causar choques de alta intensidade. Esses são apenas alguns dos riscos que podem ser evitados ao construir e reformar no inverno e sabemos que você se preocupa com a sua segurança e dos profissionais que recrutar para trabalhar em sua obra.  

5. Pequenas reformas

“Até mesmo na reforma o inverno facilita, porque, por ser um período de seca e baixa umidade, a tinta seca mais rápido, diminuindo a quantidade de produto entre uma demão e outra”, explica Marcy. Infiltrações, goteiras, rachaduras na laje… Esses podem ser alguns dos problemas que você tem em casa no momento e muitas vezes eles não podem esperar para serem resolvidos no verão. A chuva não irá te atrapalhar nesse processo, então, coloque a mão na massa agora! A manutenção ou reforma de uma fachada ou do telhado é bem importante para manter a casa sempre bonita. Fazer a troca do revestimento e aplicar impermeabilizantes no local são tarefas bem mais simples sem umidade. Se você está cogitando construir uma piscina na sua casa, esse é o momento! Como esse projeto exige uma escavação, impermeabilização e assentamento de pisos, muitas vezes em locais descobertos, fazer a sua piscina em um período mais seco é uma ótima ideia.  
  Já falamos sobre a busca por materiais de construção ser menor no inverno, mas já parou para pensar que quase ninguém procura itens para piscina nessa época também? Você pode ter um lugar lindo, refrescante e mais barato somente por optar em construir nesse período!  

Bora construir?

Como você já pôde perceber, o inverno é a melhor estação para construir ou reformar sua casa. No Brasil, como o inverno não é tão rigoroso na maior parte do país, se levarmos em consideração outros locais onde há neve, estamos com uma vantagem muito boa. Agora é o momento de você começar a procurar materiais de construção, pisos e revestimentos, portas e janelas, tintas e pensar na parte hidráulica e elétrica da sua casa. Tudo isso você encontra na Telhanorte! Visite uma de nossas lojas físicas ou compre diretamente no site Telhanorte e receba suas compras no conforto da sua casa. Você pode tirar suas dúvidas com um de nossos atendentes através do televendas (11) 3434-3610 ou pelo WhatsApp! É fácil, rápido e prático! A Telhanorte te ajuda a viver a sua casa e aproveitar ainda mais os bons momentos com sua família.  

Por Camila Alexandrino | Edição de Vinicius Marques

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...