Piso vinílico: dicas para prolongar a durabilidade | Blog Telhanorte
home > Limpeza e Manutenção > Piso vinílico: dicas para prolongar a durabilidade

Piso vinílico: dicas para prolongar a durabilidade

mulher-limpeza-faxina-limpar-piso-vinilico-agua-produto

| Limpeza e Manutenção

 

Saiba quais os cuidados que se devem ter para preservar a qualidade e o brilho do piso vinílico por mais tempo

 

Colocou um piso vinílico na sua casa e quer mantê-lo bem conservado, bonito e brilhante por mais tempo? O segredo é ter alguns cuidados no dia a dia, para que o seu investimento dure o máximo possível. Esse modelo de piso é um dos mais versáteis e baratos do mercado, comparado ao porcelanato, cerâmica, madeira, e até mesmo azulejos. O preço convidativo se une à facilidade de instalação, o que faz com que o vinílico seja uma das opções preferidas de quem está reformando a casa.

 

Confira em nosso site: Pisos Vinílicos

Piso-vinilico-de-cola-City-Chicago-123x188cm-Durafloor-1589237

Piso vinílico de cola City Chicago 123×18,8cm Durafloor (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Sem contar a variedade de texturas e acabamentos que tiram esse revestimento do comum, ele ainda se integra com o chão e o restante da decoração. Para usufruir dessas vantagens e ter um piso bonito por mais tempo, confira a seleção de dicas e cuidados com o piso vinílico, da limpeza até a conservação.

 

Quais os cuidados com o piso vinílico?

Manter os cuidados com o piso vinílico vai te recompensar com uma durabilidade de aproximadamente 15 anos. E é justamente essa longevidade que você busca, certo? O piso vinílico é feito de resinas vinílicas, minerais e de PVC. Essa combinação resulta em diversos tipos de produtos dentro da categoria: desde o vinílico para locais secos, até os modelos para locais úmidos como o banheiro. Então, depois de escolher o ideal para sua casa, instalar e colocar a decoração no lugar, você só precisará seguir as dicas abaixo.

 

homem-limpeza-faxina-limpar-piso-vinilico-agua-produto

Aprenda como limpar o piso vinílico (Foto: Budimir Jevtic / Shutterstock)

 

1. Faça uma limpeza leve com a vassoura

Um dos cuidados mais básicos com o piso vinílico é varrer com a vassoura de dois em dois dias, para evitar o acúmulo de sujeira e pó no chão. Use a vassoura de pelo ou cerdas macias, para não riscar o piso. Deixe a vassoura piaçava para a limpeza mais pesada em outras áreas. Mantendo uma limpeza leve, a faxina semanal fica bem rápida e você vai ter mais tempo para aproveitar o conforto de uma casa limpa. 

 

Piso vinílico de cola Injoy liso centeio e Piso vinílico de cola Injoy rústico lavanda

 

2. Limpe apenas com água e detergente neutro

Um balde, água, detergente neutro, pano macio e rodo são o kit que você precisa para limpar o piso vinílico. Evite produtos abrasivos e com química pesada, pois eles podem danificar o acabamento do piso e estragá-lo. Como a sujeira não é tão pesada, água e sabão mantém os cuidados em dia, destacando a beleza do material.

 

Sugestão de matéria: Inspire-se com os principais pisos de madeira e também os pisos de cerâmica amadeirados!

 

Mas pode molhar o piso vinílico? Essa é uma dúvida frequente de quem pensa em colocar o piso vinílico em casa. Afinal, é um hábito comum associar a limpeza com jogar água no chão e dar uma boa esfregada com a vassoura. Mas para esse tipo de revestimento, existem alguns detalhes importantes. Os pisos vinílicos com encaixamento por click, muito utilizados em salas de estar, por exemplo, não podem ser molhados em abundância. Já os pisos que são vinílicos colados — usados em varandas abertas ou áreas gourmet — podem ser lavados jogando água, mas depois de sete dias da instalação, para evitar o risco de estufar, empenar ou descolar as folhas

 

3. Aplique cera para manter o brilho

A cera é um cuidado com o piso vinílico que, além de dar brilho, também protege o chão. O produto tem base acrílica e forma uma película impermeabilizante que conserva o piso, mantendo o aspecto de novo. Aplique o produto no chão já limpo e seco com a ajuda de um pano macio. Caso queira aplicar uma segunda camada, espere 30 minutos. Dica: aguarde até duas horas para liberar a passagem de pessoas no cômodo, para garantir a secagem total.

 

 

4. Derramou algo? Limpe imediatamente

Estamos falando de um piso resistente e de qualidade, mas é importante ter cuidado ao derramar líquido sobre ele. Seque imediatamente o chão para evitar que ele manche. Use um pano seco para absorver o líquido que cair e depois passe um pano úmido para que o chão não fique grudento.

 

5. Coloque feltro no pé dos móveis

Outro dos cuidados com o piso vinílico é em relação à movimentação dos móveis. Arrastá-los sobre a superfície pode causar riscos. Além de poder movimentar os móveis quando necessário, o feltro ajuda a mantê-los no lugar, mesmo se alguém esbarrar por acidente. Outra opção são os protetores de silicone, porém use em móveis que não precisem sair do lugar constantemente, pois o silicone adere mais ao chão.

 

Piso-vinilico-de-cola-Urban-Cartagena-122x188cm-Durafloor-1589270

Piso vinílico de cola Urban Cartagena 122×18,8cm Durafloor (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Gostou das dicas?

Além de ter um produto durável e com qualidade, qualquer pessoa da casa pode ajudar a manter os cuidados com o piso vinílico, para que ele se mantenha conservado. No site da Telhanorte, temos uma seleção exclusiva de Pisos vinílicos para você escolher o acabamento ideal para sua casa.

Quer fazer uma pesquisa completa de preços? Confira a categoria completa de Pisos e outras opções de revestimentos disponíveis no site da Telhanorte, como Pisos Cerâmicos, Pedras Naturais, Decks, Piso Laminado e muito mais. Seu pedido pode ser feito pelo site com total segurança e garantia de qualidade de atendimento na entrega. 

 

Como tirar riscos do piso laminado?

 

Edição de Vinicius Marques e Camila Alexandrino