Pisos de madeira: inspire-se com os principais modelos | Blog Telhanorte
home > Dicas > Pisos de madeira: inspire-se com os principais modelos

Pisos de madeira: inspire-se com os principais modelos

Tipos de pisos de madeira

| Dicas

 

Leia mais sobre os principais tipos de pisos de madeira, suas aplicações e modelos. Confira ainda recomendações para a decoração e imagens para se inspirar!

 

Em qualquer construção ou reforma, a escolha dos tipos de pisos de madeira que vão ser usados é muito importante. E, vamos combinar, o piso de madeira sempre foi e sempre será um dos mais desejados, independente do estilo que você deseja para sua casa. Além de ser um material nobre, a madeira combina com diversos estilos de decoração, proporcionando a sensação de aconchego.

 

porcelanato-amadeirado-madeira-ambiente-sala-estar-piso-retificado-moderno-plantas

Banheiro moderno com plantas e madeira (Foto: HAO Design / Hey!Cheese / Reprodução)

 

Considerado um piso quente por sua temperatura não variar muito, é a combinação da beleza, elegância e sofisticação. Dependendo do tratamento que o piso de madeira recebe, pode ser mais brilhante ou mais opaco. Há diversos tipos de pisos de madeira no mercado. Vamos falar um pouco sobre eles. 

 

7 tipos de pisos de madeira

1. Taco de madeira

Esse estilo de piso é feito de peças de madeira maciça de diversos tamanhos e que formam desenhos, a depender do modo que são colocados. Diferentemente do parquet, que explicaremos logo abaixo, os tacos são vendidos e instalados peça por peça. Ficou um tempo fora de uso, mas está voltando com força, principalmente para quem adora o estilo vintage. Sua manutenção é feita com pano úmido, quase seco, ou produtos específicos para esse tipo de piso.

 

Sugestão de matéria: Veja dicas de modelos e acabamentos de pisos cerâmicos!

 

Importante: Independentemente do piso, é sempre indispensável consultar as orientações de limpeza e manutenção indicadas especificamente para o produto adquirido.

 

piso-taco-madeira-macica-casa-sala-estar-brilho

O acabamento do piso pode ser escolhido de acordo com a decoração do ambiente (Foto: Apoena Amaral / Reprodução)

 

2. Parquet de madeira

A principal diferença do Parquet é que ele, ao contrário do taco, é formado por mais de uma peça de madeira, fixadas juntas, formando uma placa. Essas placas, de acordo com a instalação, podem formar diferentes desenhos e, assim como a maioria dos tacos, não possuem encaixes. Sua limpeza é feita com pano úmido, quase seco.

 

 

3. Assoalho

São réguas de madeira maciça de tamanhos e espessura variáveis. Possuem encaixe nas duas ou nas quatro laterais (assoalho TG4) de cada peça. Podem ser colocadas de forma longitudinal como também diagonal. Algumas peças de assoalho são apenas fixadas no contrapiso, mas há outros modelos que precisam ser pregados em barrotes de madeira maciça dura, embutidos diretamente no concreto.

Para este tipo de piso de madeira existem algumas formas de limpá-lo:

 

Tipos de pisos de madeira

O assoalho pode ter um acabamento mais fosco (Foto Casa Cor SP 2016 – Cinema em Casa / Bruno Gap / Reprodução)

 

4. Piso de madeira de demolição

Proveniente da demolição de antigas construções, como casarões e galpões, esse material é muito procurado e valorizado por sua excelente qualidade e durabilidade. Tratam-se de madeiras nobres e são muito procuradas em obras sustentáveis, que utilizam materiais reutilizados.

A madeira de demolição passa por um processo de recuperação e higienização, para que possa ser utilizada novamente.  É elemento essencial em um estilo rústico e moderno. Para a limpeza, use um pano úmido!

 

piso-madeira-escura-demolicao-cozinha

A madeira de demolição é um elemento chave em ambientes rústicos (Foto: Chestnut Floors / Reprodução)

 

5. Pisos estruturados

Esse modelo é feito a partir de uma estrutura composta por lâminas (fibras) de madeira, que são cruzadas e revestidas por uma capa de madeira nobre. Esse cruzamento de lâminas evita o efeito de contração e expansão da madeira. É conhecido também como “piso pronto”, uma vez que já vem preparado de fábrica, com diversas camadas de verniz. Após a instalação, o piso já está pronto para o uso e sua manutenção requer apenas um pano úmido, dispensando cera ou verniz. São mais estáveis, versáteis e sustentáveis. 

 

piso-madeira-escura-amadeirado-estruturado-instalacao-sala-estar

O piso estruturado possui instalação simples (Nice & New Carpets & Flooring / Reprodução)

 

6. Pisos Laminados

Também conhecido como “piso flutuante”, o piso laminado é fácil de instalar, limpar, além de ser econômico. As peças laminadas são feitas de painéis de fibra de madeira (lâminas) finos, instalados sobre uma manta termoacústica de polietileno, que protege o piso e evita ruídos, com encaixes nas laterais. Já vem com acabamento, portanto dispensam o uso do verniz (sinteco) ou cera. 

 

Tipos de pisos de madeira

Os pisos laminados também apresentam cores e acabamentos diferentes (Foto: Mohawk / Reprodução)

 

Os pisos laminados já vêm de fábrica preparados com compostos que evitam riscos no piso e também evitam a umidadeUm fator importante a ser observado na hora da compra do piso laminado é a resistência à abrasividade do mesmo. Há pisos de baixa, média e de alta resistência. Portanto, quanto maior a resistência, menor será o risco de corrosão e acidentes. Na limpeza, necessitam apenas de um pano levemente umedecido. O uso de cera geralmente é contraindicado.

 

7. Deck de madeira

Os pisos de madeira também podem ser usados como pisos para áreas externas, como em decks e áreas gourmet. Para isso, a madeira recebe uma preparação especial, para que não se danifique. Sua manutenção deve ser periódica. 

 

deck-de-madeira-para-piscina-em-guarulhos

Os decks são ideais para ambientes externos modernos e aconchegantes (Foto: JR Assoalhos / Reprodução)

 

Regras básicas para a manutenção de todos os tipos de pisos de madeira

Lembre-se de que há diferentes cuidados para cada tipo de piso. Em relação aos pisos de madeira, as principais dicas são:

– Use uma vassoura de cerdas macias ou opte pelo aspirador de pó.

– Jamais jogue água diretamente no piso de madeira.

– Não use álcool ou nenhum alvejante, para evitar manchas.

– Utilize um pano levemente umedecido para a limpeza e passe um pano seco a seguir.

– Quando for usar algum produto, escolha o específico para o seu tipo de piso. Leia as instruções do fabricante e siga corretamente

 

Sugestão de matéria: Aprenda como tirar risco do piso laminado e confira dicas para prolongar a durabilidade do piso vinílico!

 

Em muitos modelos, é importante também evitar a incidência direta de sol. Por mais que esses pisos estejam devidamente preparados, eles podem manchar (descolorir) e apresentarem rachaduras devido à ação do calor (dilatação). Outro fator que se deve ter atenção é quanto à umidade. Deve-se evitar qualquer contato do piso de madeira com a água (a menos que ele seja devidamente impermeabilizado), com risco de haver algum tipo de deformação ou mancha. 

 

Gostou de conhecer sobre os tipos de pisos de madeira?

Agora que você sabe quais são os principais tipos de pisos de madeira, pode fazer sua compra com a certeza de que vai acertar no modelo que escolher! Na loja virtual da Telhanorte, você encontra um departamento completo de Pisos com pisos vinílicos, pisos laminados e decks para áreas externas, além de opções como pisos cerâmicos e piso de pedras naturais!

Confira e aproveite para completar seu pedido com outros itens para assentamento como Acabamentos para piso, Argamassa e Rejunte. Comprando online, você tem mais comodidade, paga com segurança e recebe tudo em casa! Aproveite as ofertas e viva a sua casa do jeito que você sempre quis!

 

Piso cerâmico amadeirado: confira dicas!

 

Edição de Vinicius Marques e Camila Alexandrino