Leitura: 7 min

Saiba como usar prateleiras de vidro na decoração da sua casa

Inspire-se com ideias de decoração com prateleiras de vidro para organizar diferentes espaços da casa e arrasar com simplicidade

Tanto para organizar quanto para decorar, apostar na praticidade da decoração com prateleiras de vidro é uma excelente alternativa para aproveitar melhor o espaço da casa. As prateleiras podem ser encaixadas em diversas áreas, aproveitando vãos vazios e sem utilidade que podem se tornar espaços extra para organização. Continue lendo e confira ideias para as prateleiras de vidro.  

Ideias de decoração com prateleiras de vidro

A decoração com prateleiras de vidro é útil em diversos cantos da casa. Se a ideia é escolher um material prático e que não vai interferir na decoração, o vidro é uma ótima opção. Ele é um material neutro, prático, porém frágil, por isso, precisa de cuidados para manusear e instalar da forma adequada. Separamos algumas ideias e inspirações abaixo:  

Bares

Tem um bar em casa? A decoração com prateleiras de vidro é perfeita para armazenar e decorar ao mesmo tempo. As prateleiras servem para organizar as bebidas, as taças, os copos, os utensílios e outros objetos usados para preparar drinks. Adicionar iluminação às prateleiras de vidro traz um efeito decorativo muito bonito! Lâmpadas coloridas valorizam a organização e ainda ajudam a encontrar as bebidas facilmente.  
estante-bar-em-casa
Prateleiras de vidro sobre aparador na sala de estar, servindo como bar (Foto: SheerLuxe / Reprodução)
 

Cristaleiras e armários

A decoração com prateleiras de vidro pode ser usada como divisórias para organização interna de copos e outros objetos que são especiais. Armários e cristaleiras antigas podem ser reformadas e ganhar um acabamento mais moderno com as divisórias de vidro. Ficam muito bem posicionados em salas de jantar, por exemplo.  
cristaleira vintage
Cristaleira vintage com prateleiras de vidro pintada de amarelo (Foto: Vintage Móveis / Reprodução)
 
Leia mais em: Como usar tinta esmalte: 5 dicas para não errar 
 

Biblioteca

A biblioteca também é outra opção de local onde prateleiras de vidro podem ser usadas com efeito 2 em 1: como suporte para a organização dos livros e também decoração, já que o vidro ajuda a destacar as diferentes cores e tipografias das capas. Assim como no bar, apostar em uma iluminação direcionada para os livros ajuda a destacá-los no ambiente, ao mesmo tempo que facilita encontrar o título desejado.
Prateleira-multiuso-60x10cm-fume-Rack-System
Prateleira multiuso 60x10cm fumê Rack System (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

Banheiro

A decoração com prateleiras de vidro é ótima para criar suportes para os itens de higiene e cuidado pessoal e para dividir nichos embutidos que também servem para organização. Tanto decorações mais neutras quanto outras mais chamativas podem receber prateleiras de vidro sem interferir no efeito estético do ambiente.  
prateleiras de vidro
Maquiagens dispostas em prateleiras de vidro de nicho embutido (Foto: Viva Decora / Reprodução)
 

Closets

O closet é um espaço onde as prateleiras são super bem vindas, pois facilitam a organização dos elementos, principalmente dos itens mais usados. Além de ajudar na organização, o vidro facilita a distribuição de luz interna, facilitando encontrar o que é necessário.  
closet com vidro
Prateleiras de vidro com fita LED em closet de sapatos (Foto: Pinterest / Gabriela Barros / Reprodução)
 

Sala

A decoração com prateleiras de vidro também pode ser usada na sala como apoio para quadros, porta-retratos e outros itens de decoração.  Como o vidro em si é neutro, o suporte pode ter um formato ou cores diferenciadas para complementar a decoração.  
parede prateleiras de vidro
Divisória de ambientes criada com parede de prateleiras de vidro (Foto: Decor Fácil / Reprodução)
 

Quartos

Nos quartos, a decoração com prateleiras de vidro serve para criar painéis com mini nichos para organizar coleções de brinquedos ou também como bancada para estudos.  
prateleiras de vidro quarto
Nicho com prateleiras de vidro próximo ao guarda-roupa (Foto: Viminas / Reprodução)
 
prateleiras de bancada vidro quarto
Bancada com prateleira longa de vidro (Foto: Viva Decora / Reprodução)
 

Cozinha

Na cozinha, a função da decoração com prateleiras de vidro é a organização. O apelo decorativo não é inexistente, mas as prateleiras contribuem muito mais para aproveitar as paredes, principalmente nas cozinhas pequenas. É uma ótima opção para poder colocar prateleiras em frente à janela e não obstruir a passagem de luz ou causar desconforto visual.  
prateleira de vidro frente à janela da cozinha
Prateleira de vidro em frente à janela da cozinha (Foto: Pinterest / Atlanta Homes & Lifestyles / Reprodução)
 

Home office e escritório

O home office é um espaço com uma alta demanda de organização. São livros, papéis e caixas usados no dia a dia e que precisam estar acessíveis. A decoração com prateleiras de vidro é uma solução para organizar esses itens e ainda incluir elementos decorativos para personalizar o espaço.   
prateleiras de vidro com livro
Estante em módulos com prateleiras de vidro (Foto: Doce Obra / Reprodução)
 

Vantagens das prateleiras de vidro

 

Versatilidade

O vidro é um material prático e, por isso, se encaixa em espaços diferentes como a prateleira, contribuindo para a organização.  

Diferentes espessuras

Dependendo do uso, a decoração com prateleiras de vidro pode ter espessuras diferentes. E mesmo com uma espessura grossa para suportar bastante peso, a decoração se mantém leve e harmoniosa. Na hora de escolher a espessura do vidro tenha em mente o que vai ser colocado em cima para não escolher uma opção fina demais.  

Diversas opções de formato

Falou em decoração com prateleiras de vidro, você pensou nas tradicionais prateleiras retas? Pois saiba que dá para investir no design das prateleiras, apostando em formatos curvos, meia lua, entre outras opções de acordo com a sua ideia.  
prateleiras de vidro curva
Prateleiras design com vidro curvo (Foto: Vidrado / Reprodução)
 

Facilidade de limpar

O vidro é um material prático e fácil de limpar. Pode ser usado apenas um pano úmido ou produtos químicos quando for necessário remover algum resíduo grudado. Para evitar manchas, use produtos recomendados para o vidro que limpem com eficiência e conservem a superfície brilhante.  

Material consistente

O vidro é um material pesado e tem uma composição resistente para suportar o peso necessário. Porém, o vidro é frágil e precisa ser manuseado com cuidado, além de ser colocado em um apoio resistente. Para aproveitar com eficiência a decoração com prateleiras de vidro, distribua o peso de maneira uniforme, evitando a concentração de peso em um único ponto.  

Suportes fáceis de planejar

Os suportes precisam ser bem fixados na parede, pois são o que vai garantir a sustentação adequada da placa de vidro. Contrate um bom profissional para planejar a posição de cada prateleira com espaçamento e espessura adequada para a finalidade desejada.  

Ótimo custo-benefício

O valor do vidro não é considerado caro, mas resulta em um investimento considerável que, se bem conservado, garante a durabilidade necessária. A partir do momento que a prateleira de vidro é colocada no lugar, dificilmente é retirada. Isso ajuda a conservar o vidro e evitar acidentes e arranhões.  

Gostou das dicas de decoração com prateleiras de vidro?

A decoração com prateleiras de vidro é fácil de planejar e executar, mas precisa de um profissional especializado para que o manuseio e acabamento saiam como desejado. Confira as opções de Prateleiras de vidro no site da Telhanorte e invista na organização da sua casa! Pelo site, você pesquisa e faz o pedido de forma segura e depois aguarda a entrega direto no seu endereço.  

Edição de Murilo Bonício e Vinicius Marques

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...