Leitura: 6 min

Como limpar espelho de vidro: 7 passos para aplicar agora

Passo a passo de como limpar espelho de vidro, produtos ideais, técnicas, receitas caseiras, frequência de limpeza e mais. Guia definitivo!

O espelho deixou de ser apenas um objeto que reflete nossa imagem e nos auxilia na maquiagem e na escolha de roupas e acessórios. Ele passou a desempenhar um papel importante na decoração de nossa casa, proporcionando uma sensação de amplitude e personalidade ao ambiente. Mas, como limpar o espelho de vidro Como limpar espelho de vidro Fonte: Homify

Falando sobre como limpar espelho de vidro

Além de ser um acessório muito importante em nossa casa, seja pela funcionalidade ou por ser um importante componente de decoração, o espelho necessita de cuidados especiais! Não se preocupe! Vamos dar algumas dicas bem interessantes e orientar você na tarefa de como limpar o espelho de vidro, de maneira fácil e rápida! Manter os espelhos limpos e sem manchas está longe de ser uma tarefa complicada! Basta prestar atenção a alguns cuidados necessários.  Existem no mercado diversos produtos específicos para te auxiliar nessa missão, entre eles:  
  • Vidrex, 
  • Limpol, 
  • CIF Limpa Vidros…
  Eles já vêm prontos para uso. Dê preferência aos produtos de boa qualidade pois são menos abrasivos.  Livre-se de produtos com amônia, cloro e água sanitária pois, com o tempo, vão acabar danificando seu espelho.  Outra observação importante é não fazer uso de esponjas ásperas, lixas e objetos pontiagudos na limpeza Vamos dar também, mais à frente, algumas sugestões de como limpar o espelho de vidro com produtos caseiros, que produzem também bons resultados. 

Passo-a-passo de como limpar espelho de vidro

Podemos organizar o passo a passo de como limpar escolho de vidro com as sugestões abaixo:  
  1. Em primeiro lugar, é importante retirar toda a sujeira (pó, gordura) que esteja acumulada no espelho. Utilize um espanador ou um pano macio e seco e retire o excesso. 
  2. Nunca aplique o produto que vai utilizar para fazer a limpeza diretamente sobre o espelho. Aplique sempre na esponja ou pano macio e, somente então, passe no espelho. Com isso, você vai evitar que o produto escorra e acabe por danificar a tinta metálica do espelho e também a moldura.
  3. Caso faça uso de alguma mistura caseira, utilize-a com um borrifador. Sempre atento para que a mistura não escorra e manche as bordas e molduras. Lembre-se sempre de borrifar primeiro no pano ou na esponja e só então passar no espelho.
  4. Evite deixar que o produto para limpeza, seja industrializado ou caseiro, fique muito tempo sobre a superfície do espelho. 
  5. Caso o espelho seja grande, é preferível limpar por partes, evitando assim que o produto aplicado seque e, consequentemente, manche o espelho. No caso de uma parede inteira de espelhos, setorize (na imaginação) e faça em partes. 
  6. Após a limpeza, utilize um pano macio, que não solte fiapos (o mais indicado é o de microfibra) para limpar o resíduo do produto. Pode ser usado também um papel toalha para dar o brilho final. Prefira fazer a secagem sempre em movimentos circulares. 
  7. É preciso dar uma atenção especial para as bordas do espelho. Seque muito bem para que não fiquem úmidas e, com isso, acabe estragando e manchando em definitivo seu espelho. Utilize um cotonete para secar esses pequenos cantos. Se achar que não ficou bem seco, utilize o secador ou o ventilador para fazer a secagem final. 
  Algumas observações relevantes são importantes para que você conclua o processo de como limpar o espelho de vidro, com sucesso:   
  1. Sempre que for usar alguma misturinha caseira para limpar os espelhos, que leve água, opte sempre pela água filtrada. Ela já vem livre de alguns resíduos que podem vir na água da torneira. 
  2. Use um borrifador. É um detalhe que faz a diferença!
  3. Não use o jornal para limpar os espelhos! Apesar de ser uma técnica antiga, a tinta impressa nos jornais atualmente pode acabar por danificar seu espelho. Elas soltam pequenos fragmentos (observe que suas mãos vão ficar escuras) que podem acabar arranhando seus espelhos. 
  4. Aplique o produto, faça a limpeza e seque imediatamente. Isso evitará que seu espelho fique manchado. 
Gostou do passo-a-passo de como limpar o espelho de vidro? Na teoria, é mais complicado do que é realmente na prática!

Receitas caseiras para limpar espelhos

Você que está querendo saber como limpar o espelho de vidro, vamos dar abaixo duas receitinhas que funcionam muito bem, desde a época de nossas avós! Então, vamos lá!

1. Água + Álcool

Misture num recipiente, uma medida de álcool com meia medida de água. Misture bem e coloque num borrifador. Lembre-se de aplicar primeiro no pano macio ou na esponja. Essa é uma receitinha ótima para limpar e higienizar. 

2. Detergente Neutro + Água Morna

Misture uma medida de água morna com 08 gotas de detergente neutro. Prefira sempre o uso do detergente neutro.  Nota: Muitas pessoas gostam também de utilizar o vinagre branco (de álcool ou de maçã) misturado com água na limpeza dos espelhos. Na verdade, o vinagre é um ótimo limpador e higienizador para limpezas em geral, mas, cuidado! O vinagre é um produto ácido e, portanto, pode vir a causar algum dano ao seu espelho.  Outra coisa importante! Jamais jogue água no espelho. Lembre-se que ele possui uma camada de tinta reflexiva em um dos lados. A umidade poderá provocar oxidação, manchando e danificando seu espelho. 

Criar uma rotina de limpeza vai te ajudar na organização. 

Você irá perceber a necessidade de limpeza de cada cômodo da sua casa.  É claro que espelhos que ficam nos banheiros demandam uma maior atenção. Principalmente se há muitos moradores na casa. Eles vão necessitar de limpeza, pelo menos, uma vez por semana Já espelhos de outros cômodos podem ser limpos com uma periodicidade quinzenal ou até mensal, de acordo com o uso daquele ambiente.  O ambiente externo também afeta a periodicidade. Se você mora em locais que recebem muita poeira, em ruas muito movimentadas e perto do asfalto, provavelmente os espelhos vão precisar de uma maior manutenção.  Agora que você já sabe como limpar o espelho de vidro, mãos à obra! Aprendeu como limpar o espelho de vidro? Então, mãos à obra! Na loja virtual da Telhanorte você encontra um setor de limpeza e manutenção com produtos de limpeza, removedores, vassouras, rodo e acessórios, e muito mais.  Fazendo sua compra pelo site, você recebe seu pedido com segurança no seu endereço, pronto para instalar. Confira nossa loja e aproveite as nossas promoções. 

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...