Leitura: 6 min

Aprenda a fazer uma decoração atemporal no banheiro

Uma decoração carregada de elementos pode se tornar cansativa rapidamente. Confira nossas dicas para criar um banheiro charmoso e atemporal

  Quando vamos decorar os cômodos da casa, muitas vezes optamos por seguir as tendências decorativas do momento. No entanto, alguns estilos podem cansar rapidamente e, caso você não tenha o orçamento e planejamento para uma nova reforma, a decoração da casa pode acabar prejudicando o bem-estar da família. No banheiro não é diferente. Paredes muito coloridas, torneiras e chuveiros chamativos e cubas estilizadas podem cair em desgosto rapidamente, especialmente se a decoração não for planejada com atenção. As cores e demais designs que você escolheu podem não te agradar tanto quanto na época da reforma, gerando arrependimento. Por isso o mais indicado, especialmente se você não tem certeza do estilo que quer aplicar na decoração do banheiro, é optar por um design atemporal. Com essas técnicas decorativas, o cômodo se torna neutro, sem deixar de lado a beleza e aconchego. Confira agora 6 dicas para tornar a decoração do banheiro linda e atemporal.  
Gabinete-para-banheiro-Monaco-80x46cm-sem-cuba-terracota-Darabas
Gabinete para banheiro Mônaco 80x46cm sem cuba terracota Darabas (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

1. Considere as quatro estações do ano

Quando reformamos a casa, tendemos a escolher móveis, pisos, revestimentos e demais itens que condizem com a estação em que estamos. No verão, por exemplo, é comum optar por cores vibrantes, revestimentos mais gelados ao toque e elementos decorativos alegres e coloridos. Isso porque tendemos a basear nossas escolhas durante a reforma em opções que nos darão prazer imediato. No entanto, ao reformar um cômodo, é preciso analisar como o ambiente irá nos acolher durante o ano inteiro: no verão, outono, inverno e primavera. Assim, por exemplo, você evita escolher pisos muito frios, ou cores que podem cansar a vista facilmente. Além disso, há outras considerações a serem feitas, como adquirir torneiras misturadores de água quente e fria, para as variadas temperaturas do ano, ou instalar janelas que não impeçam a passagem da luz em dias mais nublados.  

2. Priorize tons neutros

As cores neutras são as escolhas mais certeiras para um ambiente atemporal. Tons de branco, cinza, preto, bege e marrom podem preencher o ambiente com elegância e conforto, sem sobrecarregar. Assim, aposte nesses tons para as paredes, piso e móveis. É possível também utilizar algumas cores como azul, rosa, verde, etc. em alguns detalhes do revestimento, como por exemplo em pastilhas, ou em móveis, mas desde que sejam de tons mais claros e leves. Você pode trazer pontos de cores mais vibrantes em elementos funcionais (como escova de cabelo, porta escova de dente, etc.) ou em artigos decorativos (como quadros e vasos de planta). Desta maneira, caso você se canse dos elementos mais coloridos, basta apenas substituí-los por objetos novos, sem a necessidade de uma reforma.  

3. Opte por um estilo mais minimalista

O estilo minimalista é conhecido por desestimular o acúmulo de objetos e peças decorativas no ambiente e priorizar móveis funcionais e discretos. No banheiro, seguir alguns conceitos minimalistas ajuda bastante na hora de montar um espaço atemporal.

Evite excessos desnecessários de utensílios e peças decorativas, uma vez que, em pouco tempo, tendemos a cansar desses elementos e trocá-los por outros. Tenha em mente que, além de um estilo decorativo, o minimalismo é também um modo de viver. Por isso, busque um consumo mais consciente de produtos de higiene e beleza, armazenando no banheiro apenas o necessário. Além disso, abuse do minimalismo para escolher o gabinete do banheiro, os nichos, o box, torneiras, tapetes e chuveiro. Escolha itens de design básico, com cores neutras ou acabamento amadeirado. Para descontrair e suavizar um pouco o ambiente vazio, use uma planta que pode ser cultivada dentro de casa, ou algum quadro decorativo.  

4. Aposte nos revestimentos cerâmicos

Há muitos benefícios ao instalar revestimentos cerâmicos. Ao comprar peças de qualidade, você garante uma ótima durabilidade. Além disso, a limpeza da cerâmica é prática e fácil, as peças dificilmente acumulam manchas com o tempo. Os revestimentos cerâmicos de tons neutros são também uma ótima escolha para o banheiro atemporal, uma vez que, em ambientes molhados, eles nunca caem em desuso e são sempre indicados. Você pode optar por modelos mais básicos, em tons de branco, ou por modelos um pouco mais elaborados, como aqueles que reproduzem o acabamento de madeira.  

5. Escolha cuidadosamente a iluminação

Ao realizar um estudo de luz para o banheiro, levando em conta as necessidades de iluminação ao longo do ano inteiro, você economiza dinheiro ao prever possíveis imprevistos. Escolha lâmpadas de boa qualidade que contemplem aquilo que o ambiente necessita. Evite instalar janelas muito pequenas, ou de superfície escura, pois pode prejudicar a iluminação do banheiro. Outro ponto importante é garantir que a instalação elétrica do cômodo está devidamente isolada do contato com a água e umidade. Escolha um ponto de luz direta no teto, com luz branca funcional. E para a área do espelho, instale uma luz que lhe sirva de ponto focal. Atenção às lâmpadas de luz colorida, como as alaranjadas, pois você pode acabar enjoando delas facilmente!  

6. Invista sempre em objetos decorativos

Como dito anteriormente, caso você queira manter o banheiro atemporal, mas gosta de acompanhar algumas tendências, aproveite para enfeitar o espaço com objetos decorativos. Assim, caso você se canse da decoração, ou a mesma deixe de combinar com a sua casa, tudo que você precisa fazer é doar ou vender os elementos decorativos antigos e adquirir novos, sem a necessidade de passar por uma reforma. Você pode espalhar quadros decorativos, plantas e demais elementos pelo banheiro, lembrando-se sempre de não abusar, para não sobrecarregá-lo!  

Gostou das dicas?

Encontre tudo aquilo que você precisa para o seu banheiro atemporal nas nossas lojas físicas e no site da Telhanorte ou da Tumelero. Explore o departamento de banheiro, decoração, pisos e revestimentos. Se interessou por algo? Compre sem sair de casa e receba no conforto do lar!    

Por Vinicius Marques

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...