Leitura: 3 min

Entenda a diferença entre lustres e pendentes

Lustres e pendentes são peças essenciais para compor a decoração do ambiente. Mas você sabe a diferença entre eles? Entenda melhor nessa matéria

  Um projeto de iluminação é capaz de transformar o ambiente e compor sua decoração, trazendo conforto e amplitude ao cômodo. Os lustres são uma boa opção para quem gosta de peças sofisticadas e clássicas, já os pendentes são mais comuns, com uma pegada de modernidade. Na hora da instalação ainda surgem dúvidas sobre a diferença entre ambos. Portanto, iremos te mostrar a diferença entre os dois e como escolher o que mais combina com o seu estilo.  

Lustres

Com sua imponência, o lustre é uma peça que nunca se torna antiquada pois se encaixa em qualquer tipo de decoração. Essa peça possui diversas ramificações, que são os braços para instalar as lampadas, ele fica suspenso ao teto ou embutido, não necessariamente precisa ficar pendente. Geralmente são usados em ambientes mais amplos onde ocorrem ocasiões especiais ou em áreas destinadas para visitas, como sala de estar, hall de entrada, sala de jantar, entre outros. OBS: Fique atento ao tamanho da peça escolhida para ficar na altura certa.  
bem-vindo-telhanorte-luz-iluminacao-loja-setor-morumbi-
Lustre de cristal no novo setor de iluminação da loja Telhanorte Morumbi (Foto Acervo Telhanorte)
 
Leia também: Lustres: ótima opção para redecorar ambientes

Pendentes

Com uma proposta moderna, as luminárias pendentes são uma ótima opção. Com um longo fio na parte inferior ou uma haste que direciona o ponto de iluminação, ela também pode ter vários formatos e cores. Diferente dos lustres, não possui ramificação (braços). Ideal para cômodos da casa mais funcionais como cozinha, escritórios e sala de leitura, mas isso não descarta o uso em quartos. Com uma cúpula de tecido, deixa o ambiente aconchegante. Vimos que os pendentes são práticos e versáteis, mas temos que se atentar se a decoração irá combinar com o ambiente.  
pendentes-luminarias-modernas-estilo-industrial-luz-amarela
Pendentes modernos (Foto: Acervo / Telhanorte)
 
Leia também: Altura de pendentes: medidas ideais para instalação
  Agora que você conheceu um pouco sobre a diferença entre as peças, que tal dar uma olhada no site da Telhanorte e procurar o que mais combina com seu estilo? Aposto que não irá se arrepender de compor sua decoração com algum deles.  

Por Thais Junqueira | Edição: Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...