Leitura: 6 min

Saiba como escolher a altura ideal do pendente

Pendentes e lustres na altura correta trazem charme e iluminação adequada ao ambiente. Saiba como escolher o seu e deixe sua casa ainda mais bonita!

  Na hora de escolher um pendente, o primeiro pensamento é que ele tenha um design bonito e forneça uma boa iluminação no espaço, mas também é preciso considerar alguns pontos importantes: proporção do pendente em relação aos móveis que estão no ambiente, como a mesa, por exemplo, além do posicionamento desse pendente e o local que será iluminado. Esses pontos podem causar dúvidas e por isso, a Telhanorte vai te ajudar explicando qual medida usar para instalar a peça na sua casa. Conversamos com a designer Camila Cordista, do escritório Cordista Interiores e Lighting, e com a arquiteta Laura Kim, do Ise Arquitetura, que trouxeram as melhores dicas para encontrar a altura certa para o seu pendente.  

Mesa de cabeceira

Em mesas laterais ao lado de sofás e poltronas e também em mesas de cabeceira, o ideal é que a altura do pendente fique de 30 a 50 cm de distância do tampo da mesa, porém, “essa altura pode variar de acordo com o tamanho da cama e da mesa de cabeceira”, afirma Laura. Optar por um pendente nessas situações é uma boa ideia, porque libera espaço para adicionar objetos na mesinha, como livro, celular, revista, cremes e outros itens de uso cotidiano. Além disso, a luz nessa altura permite que a leitura seja feita com mais comodidade, pois o ponto de iluminação ficará na altura dos olhos sem ofuscá-los. O pendente de alumínio preto da primeira foto e um pendente de alumínio branco similar ao da segunda foto você encontra na Telhanorte!  
Quarto-luminária-pendente-sobre-mesa-de-cabeceira
Pendente sobre mesa de cabeceira. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)
 
Quarto-pendente-em-destaque-sobre-mesa-de-cabeceira
Pendente sobre mesa de cabeceira. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)
 

Mesa redonda ou oval

Lustres e pendentes sobre mesas redondas ou ovais devem ter a medida máxima de até 1/3 do tamanho da mesa escolhida. Por exemplo: se a mesa possui 90 centímetros de diâmetro, o pendente deve ter em torno de 30 centímetros. Essa medida não é uma regra, pois pode variar de acordo com a proporção que a mesa tem, mas é um ponto de partida para iniciantes que estão escolhendo seu primeiro pendente. A altura de instalação dele em relação à mesa deve variar de 70 a 90 centímetros, para que a luz não ofusque o rosto e que o lustre não obstrua a visão. Não deixe de conferir nossa seção de lustres e pendentes!  
Sala-de-jantar-pendente-sobre-mesa-redonda
Pendente sobre mesa redonda. Projeto da designer Camila Cordista (Foto Júlia Herman / Divulgação)
 
Sala-de-jantar-pendente-sobre-mesa-oval
Pendente sobre mesa oval. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)
 

Mesa retangular

Para mesas retangulares, o ideal é que o pendente tenha até metade do tamanho total da mesa, para que ele fique exatamente no centro, distribuindo iluminação por toda a superfície. Em mesas retangulares, pendentes tanto no formato circular quanto acompanhando o modelo da mesa ficam super bem no espaço. É possível ter apenas um pendente ou instalar uma composição que crie um sentido de continuidade sobre a mesa, como o da imagem abaixo. A altura do pendente sobre mesas retangulares segue a mesma lógica que as de mesas redondas: de 70 a 90 centímetros, evitando obstruções na visão de outras pessoas à mesa e impedindo que o ponto de luz ofusque o rosto. Com dois pendentes de LED desse modelo, você pode combiná-los e recriar a foto abaixo!  
Sala-de-jantar-pendente-sobre-mesa-retangular
Pendente sobre mesa de jantar retangular. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)
 

Lustre

Para não atrapalhar a passagem em ambientes que não haja nada embaixo e nem que as pessoas batam a cabeça, o lustre deve estar entre 2 e 2,10 m do chão, mas o pé direito da casa pode ajudar nessa medida, servindo como ponto de partida para estabelecer a altura, com isso o pendente não perde sua funcionalidade de iluminar e embelezar o ambiente.  
Sala-de-estar-lustre-como-pendente
Lustre como pendente na sala de estar (Foto: Decor Salteado / Reprodução)
   

Bancadas de cozinha

Pendentes sobre bancadas de cozinha trazem um charme a mais para o espaço, mas também possuem certas dicas que podem ser seguidas no momento da escolha do objeto correto para instalação. Um único pendente grande no centro da bancada é ideal para as que possuem tamanho de até 1,20 m de comprimento. É possível colocar um pendente com apenas uma lâmpada ou com mais pontos de iluminação, seguindo a regra de aplicação de pendentes sobre mesas retangulares. Para bancadas com mais de 1,20 m de comprimento é possível colocar dois pendentes ou mais com tranquilidade, criando um ótimo efeito visual no ambiente. A altura ideal para ambos os tipos de bancada varia de 76 a 90 cm de espaço entre o pendente e a bancada para não atrapalhar o trabalho ou ofuscar a visão. Um pendente branco vendido na Telhanorte vai te ajudar a criar o mesmo ambiente da foto na sua cozinha! Confira!  
Cozinha-pendente-sobre-bancada
Pendente sobre bancada na cozinha. Projeto da designer Camila Cordista (Foto: Júlia Herman / Divulgação)
  Essas dicas também não são uma regra, você pode conversar com um arquiteto que vai te orientar sobre a escolha e para facilitar ainda mais a sua vida, a Telhanorte conta com o serviço Projete-se, que é feito nas lojas físicas e também com o Arquiteto de Bolso, onde você pode receber imagens em 3D do ambiente que você deseja reformar ou construir em até duas horas. Precisa de mais dicas? Confira a nossa seção de iluminação no blog e fique por dentro das melhores matérias sobre o assunto! Agora que você conhece as várias opções de luminárias, que tal visitar o site da Telhanorte ou uma das nossas lojas físicas para encontrar a que vai combinar mais com a sua casa? Além disso, o time da Telhanorte também pode te atender via WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas!    

Por Camila Alexandrino | Edição de Stéphanie Durante e Vinicius Marques

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...