Leitura: 6 min

Saiba o que é e como escolher o divisor de sinal de TV

Saiba o valor máximo e mínimo de dBI, quanto é perdido com cada divisor e qual é a fórmula para acertar na escolha do divisor de sinal de TV digital

Um divisor de sinal de TV digital é o acessório de instalação usado para levar o sinal captado pela antena de TV digital externa para os pontos de TV de um condomínio ou de uma casa.  Isso quer dizer que, se um imóvel tem três pontos de acesso à TV (por exemplo, sala de estar e dois quartos), você deve usar um divisor de sinal com três saídas.  Essa é uma maneira bem generalista de entender como funciona o divisor de sinal de TV digital. Continuando, vamos nos aprofundar na compreensão do uso desse item de instalação. 

O que é divisor de sinal de TV digital?

O divisor de sinal de TV digital é um acessório fundamental para garantir a qualidade do sinal que irá chegar em cada ponto de acesso da sua casa. Um erro na compra e instalação do divisor de sinal de TV digital pode comprometer a qualidade do sinal recebido e compartilhado.  Ou seja, se mesmo com a instalação de uma antena para TV digital (interna ou externa) você percebe que a imagem ainda está granulada e não tem a mesma qualidade que você esperava, saiba que isso pode ser um problema no tipo de divisor de sinal de TV digital escolhido.   
Veja também: Qual cabo HDMI comprar? 4 dicas para escolher o melhor

1. Conheça os valores máximo e mínimo de DBI

O ganho de sinal de uma antena é medido em decibéis (dBI). O padrão de decibéis que um ponto de acesso ao sinal de TV digital deve respeitar é de 20 a 6 dBI. Respeitar esses limites é o que vai garantir a qualidade na recepção do sinal digital. Guarde essa média porque ela será importante para os próximos passos. 

2. Entenda quanto é perdido com cada divisor

Uma antena para TV digital comum gera, em média, 18 dBI e cada divisor de sinal faz com que uma parte desses dBIs seja perdida. Existem dois tipos de divisores de TV digital:
  • Divisores Way: 2 Way, 3 Way e 4 Way, respectivamente, com duas, três e quatro saídas, 
  • Divisores TAP, geralmente com duas saídas. 
Cada um desses divisores oferece uma perda de dBIs:
  • 1/2 ou two way: – 3,5 dBIs
  • 1/3 ou three way: – 5,5 dBIs
  • 1/4 ou four way: – 7 dBIs
sinal-tv-digital-divisor
Divisor de sinal 2 saídas Kit-Flex (Foto: Acervo Telhanorte)
No divisor TAP a medida é diferente. Existem duas saídas, sendo uma chamada TAP e outra chamada OUT. Na TAP de 6, por exemplo, você tem uma saída TAP com perda de 6 dBIs e uma saída (out) com perda de 2,5 dBIs, o restante é:
  • TAP de 9: TAP com perda de 9 dBIs e OUT com perda de 1,5 dBIs;
  • TAP de 12: TAP com perda de 12 dBIs e OUT com perda de 0,5 dBIs;
  • TAP de 16: TAP com perda de 16 dBIs e OUT com perda de 0,5 dBIs;
  • TAP de 24: TAP com perda de 24 dBIs e OUT com perda de 0,5 dBIs;
  • TAP de 27: TAP com perda de 27 dBIs e OUT com perda de 0,5 dBIs.
Vamos a um exemplo: lembre-se que a antena capta 18 dBIs. Usando um divisor 2 Way, que perde 3,5 dBIs em cada saída, cada ponto de acesso ao sinal digital teria 14,5 dBI, estando dentro da média de 6 a 20 dBIs. Isso garante que o funcionamento do sinal digital será perfeito e a imagem e som não terão qualquer ruído. 
divisor-sinal-antena-tres-saidas
Divisor de sinal 3 saídas Kit-Flex (Foto: Acervo Telhanorte)
Seguindo a mesma linha de raciocínio, se você opta por um divisor de sinal de TV digital de 4 Way que tem perda de 7 dBIs, cada ponto de sinal de TV digital da casa terá 11 dBI, mantendo também a qualidade do sinal dentro do indicado. Agora você pode estar se perguntando, porque usar um modelo de divisor de sinal de TV digital TAP que tem perda de 27dBI, por exemplo? Um divisor desse faria você ter acesso a um resultado de dBI negativo. Esse tipo de divisor de sinal é importante para um sistema de sinal de TV digital de um condomínio, que além da antena, geralmente, também tem um amplificador de sinal que pode chegar a 30 dBI. Com um amplificador de 30 dBI e um sinal original de 18 dBI, o primeiro andar de um prédio receberia 48 dBI. Receberia, porque ao utilizar um divisor de sinal que permite que a instalação tenha uma perda de 27 dBIs, esse andar passa a receber 21 dBIs. 
divisor-sinal-antena-quatro-saidas
Divisor de sinal 4 saídas Kit-Flex (Foto: Acervo Telhanorte)
Agora considere que um apartamento desse andar deseje “abrir” quatro pontos de acesso ao sinal digital, um para cada cômodo da casa. É necessário utilizar um outro divisor, com 3 saídas. Esse divisor causa uma perda de 5,5 dBI, gerando um sinal de 15,5 dBI (dentro dos limites 6 e 20 dBI). Nesse exemplo, os moradores dessa apartamento, dentro desse andar teriam acesso a uma excelente qualidade de sinal de TV digital. Agora, é importante que você se lembre que a outra saída do divisor de sinal de TV digital, a saída OUT, tem uma perda de apenas 0,5 dBIs. Essa saída é que vai levar o sinal amplificado para os andares de baixo, que também devem contar com um divisor TAP. Seguindo os mesmos cálculos do que foi apresentado acima. Se você estiver fazendo a instalação para a sua casa o processo é bem mais simples que a instalação para um condomínio. Nesses casos, indicamos que procure um especialista que saberá como construir e instalar toda essa rede de sinal para TV digital. 
Leia mais: Descubra a distância ideal entre a TV e o sofá

Quanto custa um divisor de sinal?

Com todas essas dicas sobre o que é e como instalar o divisor de sinal de TV digital será mais fácil melhorar o sinal de áudio e imagem que você recebe na sua TV. Na loja virtual da Telhanorte temos um setor completo, com variados tipos e modelos de antena para TV digital, além de uma seção de tomadas para antena e outros acessórios como divisor de sinal de TV digital. Confira todas as promoções do departamento de TV e acessórios, faça sua compra online e receba tudo em casa.

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...