Leitura: 7 min

Ideias de ambientes integrados para servir de inspiração

Criar um espaço multifuncional na casa é uma opção para tirar a sensação de “lugar apertado”. Confira aqui nossas dicas para atingir esse objetivo!

Você já deve ter ouvido o termo espaço multifuncional ao pesquisar tendências de arquitetura atual, não é mesmo?

Não é difícil imaginar que se trata de um espaço com mais de uma função – quando se tem uma cozinha, por exemplo, integrada com a mesa de jantar.

O mercado imobiliário tem oferecido mais opções do que nunca de apartamentos, em sua maioria, com área de planta pequena. 

Os projetos de reforma residencial com o objetivo de criar esse tipo de espaço na casa também estão ganhando destaque.

Quer entender tudo sobre espaço multifuncional? Continue lendo!

O que é um espaço multifuncional?

Um espaço multifuncional é uma área da casa que tem mais de uma função, mas sem deixar de ter um espaço apropriado para cada uma delas.

Por exemplo, um apartamento ou casa pode ter uma área de sala grande, mas a cozinha e a sala de jantar serem muito apertadas.

Um solução é eliminar as paredes criando um cômodo único, onde cada parte — integradas pelo piso e delimitada pelo mobiliário — se torna um espaço multifuncional.

Por que integrar os espaços?

Um espaço multifuncional serve, sobretudo, para se ter amplitude. E não apenas uma impressão… Efetivamente ganha-se espaço integrando os ambientes!

Mas também é possível melhorar e muito a qualidade de vida na casa, pois os projetos como esse trazem outros benefícios, como:

  • Permitir mais entrada de luz na casa;
  • Melhorar a circulação de ar nos cômodos;
  • Facilitar a comunicação;
  • Melhorar a acústica do ambiente, entre outros.

Mas nada melhor do que mostrar como um espaço multifuncional pode ser útil.

Se você é do tipo que precisa ver para crer, confira como criar esses pontos e transformar sua casa!

Como criar um espaço multifuncional: 4 ideias

Separamos a seguir quatro ideias de espaço multifuncional mais utilizados em projetos de construção e reforma para te inspirar.

1. Sala de estar + sala de jantar

Essa é uma das ideias de espaço multifuncional mais utilizadas pelos arquitetos, quando o cliente deseja integrar melhor a casa.

A sala e o local do jantar são espaços sociais e muitas vezes é um desejo do morador ter uma área maior para receber visitas na residência ou, então, aproximar a TV do local de refeições. Para isso, o segredo é criar uma sala única e multifuncional. Ou seja, o mesmo cômodo servirá para assistir filmes, conversas e, até mesmo, comer.

A decoração entra como um quesito essencial no projeto, criando um ambiente onde os móveis conversam entre si. Seguir a mesma paleta de cores no sofá e no estofado das cadeiras é uma ótima escolha, por exemplo.

espaco-multifuncional-sala-de-estar-e-jantar
Sala de estar, jantar e de TV integradas (Foto: Metric.Id / Reprodução)

2. Cozinha + sala de jantar (com mesa balcão)

Outra opção de espaço multifuncional dentro de uma casa ou apartamento pode ser a cozinha integrada à sala de jantar.

É uma segunda opção de integração caso a primeira, que mencionamos acima, não seja do seu agrado.

Gosta de cozinhar, mas não quer perder a conversa com os amigos enquanto prepara algo para comer? Quer ficar longe da interferência da TV durante as refeições? Então, aposte nessa ideia!

Para isso, uma ideia de layout é lançar mão de uma mesa balcão – também conhecida como ilha. Geralmente, um cooktop é colocado no centro com uma coifa logo acima e ao redor a área fica livre para acomodar pratos, talheres, copos e garrafas e manusear os alimentos.

Reparem que na foto abaixo, a cor do tampo é a mesma em toda extensão da cozinha, trazendo uma continuidade que se integra ao ambiente. Para deixar o espaço ainda mais aconchegante, banquetas altas ajudam a fechar a decoração. 

cozinha-multifuncional
Cozinha americana: Sala de jantar integrada à cozinha por meio de um balcão (Foto: Salt and Blues / Reprodução)

3. Sala de estar + jantar + cozinha

Três funções em um espaço multifuncional? Sim, é possível!

Até agora falamos da integração dupla, que é a mais comum, porém você pode ampliar as combinações.

Nesse tipo de projeto, a integração começa de baixo para cima. O piso, geralmente, é o mesmo para criar a ideia de unidade.

A diferenciação começa no mobiliário, dessa forma, o mobiliário e os eletrodomésticos são usados para organizar e demarcar a área de cada ambiente.

Cada espaço tem seu elemento principal: na sala, o sofá; no espaço para o jantar, o conjunto de mesa e cadeira e na cozinha, fogão e geladeira, por exemplo.

Tapetes, estantes com nichos e a iluminação também são elementos de apoio para deixar cada cantinho personalizado. 

espaco-multifuncional-sala-jantar-cozinha
Espaço multifuncional: cozinha, sala de estar e sala de jantar (Foto: Home-designing / Reprodução)

4. Home office + quarto de hóspedes

Nossa última dica de espaço multifuncional é a união do cômodos home office e quarto de hóspedes.

É cada vez mais comum as empresas liberarem os funcionários para trabalhar de casa e isso exige um espaço específico para ter privacidade e concentração. 

Mas se você não pode abrir mão de um cômodo, ou quer apenas fazer um uso mais otimizado da sua casa, crie esse espaço combinado.

Você pode delimitar os espaços dentro do mesmo ambiente, com auxílio de móveis e revestimentos. A área de home office, por exemplo, pode ser criada com uma bancada em uma parede, para acomodar o computador.

Ao mesmo tempo, na parede oposta ou adjacente, você pode apostar em um sofá-cama para quando tiver algum hóspede, ou quiser descansar durante o expediente.

Também pode ser colocado um armário que mescla gavetas e nichos que vão favorecer o armazenamento de documentos e acessórios de escritório e, também, as roupas de cama e malas de viagem dos possíveis hóspedes. Os sofás baú são outra opção para ganhar espaço. Não se esqueça de decorar com vasos, porta retratos, etc.

quarto-hospede-home-office
Aproveite para otimizar seus espaços e monte seu home office no quarto de hóspedes (Foto: Alex Maguire Photography / Reprodução)

Invista na decoração para criar seu espaço multifuncional!

Viu como o espaço multifuncional é uma solução inteligente para ampliar a funcionalidade da sua casa? E essas são apenas algumas inspirações! As possibilidades são inúmeras, como: quarto com sala de TV (especialmente em kitnets), cozinha com lavanderia, varanda com lavanderia, sala de estar com escritório, etc. Deixe a imaginação fluir e, claro, veja como os espaços podem melhor atender às suas necessidades!

Para ter um resultado ainda melhor, não esqueça que a decoração faz toda a diferença. Quadros, luminárias, porta-retratos, vasos, almofadas, puffs, dentre outros itens ajudam a integrar o ambiente.

Na Telhanorte, temos uma seção exclusiva com itens de Decoração para a casa toda.

Confira, faça sua compra online ou visite uma das nossas lojas perto de você!

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....