home > Organização de Casa > Espaço multifuncional: o que é, pra que serve como criar na sua casa

Espaço multifuncional: o que é, pra que serve como criar na sua casa

tema: Organização de Casa
#30 - 3 de fevereiro de 2020

Você já deve ter ouvido o termo espaço multifuncional ao pesquisar tendências de arquitetura atual, não é mesmo? 

Não é difícil imaginar que se trata de um espaço com mais de uma função, ou seja, quando se tem uma cozinha, por exemplo, integrada com a mesa de jantar.

O mercado imobiliário tem oferecido mais opções do que nunca de apartamentos, em sua maioria, com área de planta pequena. 

Criar um ou mais espaços multifuncionais na casa é uma opção para tirar a sensação de “lugar apertado” de onde você mora.

Tanto casais quanto pessoas solteiras, veem nessa configuração atual uma chance de ter um ambiente doméstico mais agradável. 

Os projetos de reforma residencial com o objetivo de criar um espaço multifuncional na casa também estão ganhando destaque.

Quer entender tudo sobre espaço multifuncional? Continue lendo!

O que é um espaço multifuncional?

Um espaço multifuncional é uma área da casa que tem mais de uma função, mas sem deixar de ter um espaço para cada coisa.

Por exemplo: um apartamento ou casa pode ter uma área de sala grande, mas a cozinha e a sala de jantar serem muito apertadas.

Um solução é eliminar as paredes criando um cômodo único onde em cada parte — integradas pelo piso e delimitada pelo mobiliário — cria um espaço multifuncional.

Por que integrar os espaços?

Além de ganhar espaço ao eliminar os limites físicos entre os cômodos, um espaço multifuncional serve para dar a sensação de amplitude.

E não apenas dar a impressão, pois efetivamente ganha-se espaço integrando os ambientes. Mas também melhora-se muito a qualidade de vida na casa, pois os projetos como esse trazem outros benefícios como:

  • permitir mais entrada de luz na casa;
  • melhorar a circulação de ar nos cômodos;
  • facilitar a comunicação;
  • melhorar a acústica do ambiente, dentre outros.

Mas nada melhor do que mostrar como um espaço multifuncional pode ser útil. Se você é do tipo que precisa ver para crer, confira como criar esses pontos e transformar sua casa. 

Como criar um espaço multifuncional: 4 ideias

Separamos a seguir quatro ideias de espaço multifuncional mais utilizados em projetos de construção e reforma para te inspirar. Confira!

1. Sala de estar + sala de jantar

Essa é uma das ideias de espaço multifuncional mais utilizadas pelos arquitetos quando o cliente deseja integrar melhor a casa.

A sala e o local do jantar são espaços sociais e muitas vezes é um desejo ter a TV próximo ou ampliar a área para receber visitas na residência.

A decoração entra como um quesito essencial no projeto, criando um ambiente onde os móveis conversam entre si, seguindo a mesma paleta de cores no sofá e no estofado das cadeiras, por exemplo.

espaco-multifuncional-sala-de-estar-e-jantar

Foto: Metric.Id.

2. Cozinha + sala de jantar (com mesa balcão)

Outra opção de espaço multifuncional dentro de uma casa ou apartamento pode ser a cozinha com a sala de jantar.

É uma segunda opção de integração a primeira que mencionamos acima. Quer ficar longe da interferência da TV durante as refeições? Aposte nessa ideia!

Outro motivo é se você gosta de cozinhar, mas não quer perder a conversa com os amigos enquanto prepara algo para comer.

Assim, uma opção é utilizar a mesa balção. Geralmente, um cooktop é colocado no centro com uma coifa logo acima e ao redor a área fica livre para acomodar pratos, talheres, copos e garrafas.

Para deixar o espaço ainda mais aconchegante, banquetas altas ajudam a fechar a decoração. 

Reparem que na foto acima, a cor do tampo é a mesma em toda extensão da cozinha, fazendo a continuidade e fazendo também a integração visual do ambiente. 

3. Sala de estar +jantar + cozinha

Três funções em um espaço multifuncional? Sim, é possível. Até agora falamos da integração dupla, que é a mais comum, porém você pode ampliar as opções.

Nesse tipo de projeto, a integração começa de baixo para cima. O piso, geralmente é o mesmo para deixar a visualização do espaço mais agradável.

A diferenciação começa no mobiliário. Cada espaço tem seu elemento principal. Na sala, o sofá; no espaço para o jantar o conjunto de mesa e cadeira e na cozinha, fogão e geladeira.

Dessa forma, o mobiliário e os eletrodomésticos são usados para organizar e demarcar a área de cada ambiente.

Tapetes, estantes com nichos e a iluminação também são elementos de apoio para deixar cada cantinho personalizado. 

4. Home office + quarto de hóspedes

Nossa última dica de espaço multifuncional é a união do cômodo que serve de home office e quarto de hóspedes.

É cada vez mais comum as empresas liberarem os funcionários para trabalhar de casa e isso exige um espaço específico para ter privacidade e concentração. 

Mas se você não pode “perder” um cômodo ou quer apenas fazer um uso melhor da sua casa, crie um espaço multifunção.

home-office-quarto-hospedes

Foto: Pinterest.

Na sala de home office, por exemplo, você pode ter uma área de bancada para acomodar o computador em uma parede. Pode ser criada uma ou mais posições de trabalho, se o espaço permitir.

Na outra parede pode ter um sofá que servirá de cama quando você tiver algum hóspede ou quiser descansar durante o expediente.

Também pode ser colocado um armário que mescla gavetas e nichos que vão favorecer a decoração com vasos, porta retratos, etc. Os sofás baú são outra opção para ganhar espaço.

Invista na decoração para criar seu espaço multifuncional!

Viu como o espaço multifuncional é uma solução inteligente para ampliar as possibilidades da sua casa?

Para ter um resultado ainda melhor, não esqueça que a decoração faz toda a diferença. Quadros, luminárias, porta-retratos, vasos, almofadas, puffs, dentre outros itens ajudam a integrar o ambiente.

Na Telhanorte, tenho uma seção exclusiva com itens de Decoração para a casa toda. Confira e faça sua compra online ou visite uma das nossas lojas perto de você!