Leitura: 6 min

Como fazer a fiação do chuveiro elétrico corretamente e evitar acidentes

Entenda tudo sobre fiação de chuveiro elétrico, para que serve o disjuntor, as cores dos fios e dicas para fazer uma instalação correta no seu banheiro

 

O seu chuveiro queimou, você comprou um novo e pensou: para que chamar um eletricista? Eu consigo instalar!. E você consegue mesmo. Mas um belo dia, no meio do seu banho, começa a sentir um cheiro de queimado. Olha para cima e a fiação de chuveiro elétrico está literalmente fritando bem em cima da sua cabeça.  Que atire o primeiro disjuntor quem nunca viu o barato sair caro ao tentar fazer uma instalação elétrica por conta própria. Instalar um chuveiro não é tão simples quanto parece. As cores da fiação elétrica, o tipo e a espessura do fio, a amperagem do disjuntor para chuveiro, tudo isso influencia na qualidade da instalação. Leu esses termos e pareceu grego para você? Continue lendo para entender como escolher e instalar a fiação de chuveiro elétrico de forma segura e sem complicações.

Leia também: Quer saber como fazer cálculo de disjuntores? Aprenda com 5 dicas

Fiação de chuveiro elétrico: o que você precisa saber?

Para usar a fiação de chuveiro elétrico certa é preciso saber três informações:

  1. Potência: indicada na embalagem do chuveiro em watts (W), sendo as mais comuns do mercado 5500W e 7500W.
  1. Voltagem: 127V (antigo 110v) ou 220V. Esses dois fatores juntos vão determinar a espessura correta do fio para o chuveiro e a terceira informação necessária que é:
  1. Amperes da corrente: a quantidade que o disjuntor precisa suportar. Na embalagem do chuveiro vem descrito a potência, a voltagem e corrente nominal do disjuntor. Caso você não encontre, basta dividir a potência do chuveiro pela tensão. Dessa forma, um chuveiro elétrico de potência 6800W e 220V de tensão, por exemplo, terá uma corrente nominal de: 6.800W / 220V = 30,9 amperes.

Com essas informações em mãos, você precisa comprar a fiação de chuveiro elétrico com a espessura/grossura correta para suportar a corrente elétrica que vai passar por ele e manter o chuveiro ligado.  Cada seção nominal (espessura do fio medida em mm²) suporta uma corrente máxima. Dessa forma, é necessário instalar a fiação correta no chuveiro para que em um dia frio, você não tenha que parar seu banho porque os fios fritaram devido a alta carga. Por isso, os cabos devem suportar uma corrente igual ou superior à recomendada para evitar que problemas aconteçam.

 

fiacao-disjuntor-potencia-chuveiro
(Foto: divulgação/Reprodução)

Dúvidas frequentes 

Quais são as cores da fiação elétrica do chuveiro?

Para instalar corretamente um chuveiro é válido entender o que significa cada uma das cores e tipos de fios para chuveiro elétrico

  • Fio azul claro: é a fase neutra;
  • Fio verde ou verde e amarelo: é o terra;
  • Fio marrom, preto ou vermelho: são o fase.

OBS: os chuveiros 220V são sistema bipolares, ou seja, possuem dois fios fase (da mesma cor) + um fio terra (verde). Já os chuveiros 127V são unipolares: tem um fio fase, um terra e outro neutro. Confira no vídeo como fazer a ligação correta dos fios do chuveiro: 

 

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado?

Ao fazer a ligação errada da fiação de chuveiro elétrico, corre-se o risco de levar choque. Quando o fio terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, por exemplo, ele fica energizado, podendo causar choque elétrico. Para evitar esse problema o fio fase fica na entrada da esquerda do disjuntor, o fio terra na entrada do meio e o fio neutro na direita. 

Pode fazer emenda em fio de chuveiro?

Outra dúvida comum em relação a fiação de chuveiro elétrico é se pode ser feita uma emenda nos fios. A resposta é sim, porém não é recomendado, pois a emenda pode não resistir ao aquecimento e causar um acidente maior se existirem outras falhas na instalação como fios mal conectados ao disjuntor, por exemplo. Caso o processo seja feito, um eletricista profissional deve executar a emenda para garantir a segurança adequada na instalação elétrica do chuveiro.  

Veja também: Como escolher o melhor chuveiro

Dicas gerais para instalação do chuveiro

– Como o chuveiro está em um ambiente úmido, a instalação deve ser feita com a energia elétrica desligada. Então antes de começar, desligue o disjuntor do chuveiro ou a chave geral (padrão).

– É opcional, mas você pode passar fita isolante na fiação de chuveiro elétrico para fazer a vedação segura das conexões e evitar choques. 

– Finalizada a instalação, religue a energia e posicione a regulagem de temperatura do chuveiro na posição desligada (água fria). Antes de usar o chuveiro elétrico ligado, é necessário que ele encha de água para não queimar a resistência. Deixe a água correr por alguns segundos, feche e posicione na opção inverno ou verão para a água esquentar. 

Entendeu como funciona a fiação de chuveiro elétrico?

Agora que você conhece os detalhes da fiação de chuveiro elétrico, lembre-se: a segurança vem em primeiro lugar. Se tiver dúvidas, não hesite em contratar um eletricista qualificado para garantir que a instalação seja feita corretamente e sem riscos. Quando bem instalado o chuveiro é usado da forma correta, sem sobrecarregar os fios, ou seja, o investimento compensa, pois o produto vai durar mais. Se você está em busca de um modelo novo, com design diferenciado e preço acessível, confira a categoria completa de chuveiros e duchas do site da Telhanorte! Lá você encontra as marcas mais conhecidas do mercado e escolhe a melhor opção para deixar seus banhos mais relaxantes. Comprando online, você paga e recebe seu produto sem sair de casa com conforto e segurança. Aproveite!  

Edição Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Ter uma construção bem executada vai muito além de...