Fiação de chuveiro elétrico: como fazer corretamente? | Blog Telhanorte
home > Elétrica > Fiação de chuveiro elétrico: aprenda como escolher o tipo certo

Fiação de chuveiro elétrico: aprenda como escolher o tipo certo

fiacao-chuveiro-eletrico-2

| Elétrica

O seu chuveiro queimou, você comprou um novo e pensou: “para que chamar um eletricista? Eu consigo instalar!”. E você consegue mesmo. Mas um belo dia, no meio do seu banho, começar a sentir um cheiro de queimado. Olha para cima e a fiação de chuveiro elétrico está literalmente fritando bem em cima da sua cabeça. 😨

Que atire o primeiro disjuntor quem nunca viu o barato sair caro ao tentar fazer uma instalação elétrica por conta própria.

Instalar um chuveiro não é tão simples quanto parece. As cores da fiação elétrica, o tipo e a espessura do fio, a amperagem do disjuntor tudo isso influencia na qualidade da instalação.

Leu esses termos e pareceu grego para você? Continue lendo o post e entenda mais sobre fiação de chuveiro elétrico e como fazer a escolha correta.

Fiação de chuveiro elétrico: o que você precisa saber?

Para usar a fiação de chuveiro elétrico certa é preciso saber três informações:

1. a potência: indicada na embalagem do chuveiro em watts (W), sendo as mais comuns do mercado 5500W e 7500W.

2. a voltagem: 127V (antigo 110v) ou 220V.

Esses dois fatores juntos vão determinar a espessura correta do fio para o chuveiro e a terceira informação necessária que é:

3. a quantidade de amperes da corrente que o disjuntor precisa suportar.

Na embalagem do chuveiro vem descrito a potência, a voltagem e corrente nominal do disjuntor. Caso você não encontre, basta dividir a potência do chuveiro pela tensão. 

Dessa forma, um chuveiro elétrico de potência 6800W e 220V de tensão, por exemplo, terá uma corrente nominal de:

6.800W / 220V = 30,9 amperes.

Com essas informações em mãos você precisa comprar a fiação de chuveiro elétrico com a espessura/grossura correta para suportar a corrente elétrica que vai passar por ele e manter o chuveiro ligado. 

Cada seção nominal (espessura do fio medida em mm²) suporta uma corrente máxima. Dessa forma, é necessário instalar a fiação correta no chuveiro para que em um dia frio, você não tenha que parar seu banho porque os fios fritaram devida a alta carga.

Por isso, os cabos devem suportar uma corrente igual ou superior a recomendada para evitar que problemas aconteçam.

fiacao-disjuntor-potencia-chuveiro

Tabela: Casa e Construção.

A função do disjuntor na instalação do chuveiro

O disjuntor é uma pecinha plástica ou de porcelana que possui três entradas — duas fases e um fio terra — para proteger a ligação da fiação de chuveiro elétrico.

As principais capacidades de corrente do disjuntor são:

Os fabricantes também especificam esse detalhe técnico na embalagem, então confira com atenção para comprar o certo. Na dúvida, faça o cálculo como mostramos acima.

Quais são as cores da cores da fiação elétrica do chuveiro?

Para instalar corretamente um chuveiro é válido entender o que significa cada uma das cores da fiação elétrica:

OBS: os chuveiros 220V são sistema bipolares, ou seja, possuem dois fios fase (da mesma cor) + um fio terra (verde). Já os chuveiros 127V são unipolares: tem um fio fase, um terra e outro neutro. 

Confira no vídeo como fazer a ligação correta dos fios do chuveiro:

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado?

Ao fazer a ligação errada da fiação de chuveiro elétrico, corre-se o risco de levar choque. Quando o fio terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, por exemplo, ele fica energizado, podendo causar choque elétrico.

Para evitar esse problema o fio fase fica na entrada da esquerda do disjuntor, o fio terra na entrada do meio e o fio neutro na direita. 

Pode fazer emenda em fio de chuveiro?

Outra dúvida comum em relação a fiação de chuveiro elétrico é se pode ser feita uma emenda nos fios.

A resposta é sim, porém não é recomendado, pois a emenda pode não resistir ao aquecimento e causar um acidente maior se existirem outras falhas na instalação como fios mal conectados ao disjuntor, por exemplo.

Caso o processo seja feito, um eletricista profissional deve executar a emenda para garantir a segurança adequada na instalação elétrica do chuveiro.

Dicas gerais para instalação do chuveiro

– Como o chuveiro está em um ambiente úmido, a instalação deve ser feita com a energia elétrica desligada. Então antes de começar, desligue o disjuntor do chuveiro ou a chave geral (padrão).

– É opcional, mas você pode passar fita isolante na fiação de chuveiro elétrico para fazer a vedação segura das conexões e evitar choques. 

– Finalizada a instalação, religue a energia e posicione a regulagem de temperatura do chuveiro na posição desligado (água fria). Antes de usar o chuveiro elétrico ligado, é necessário que ele encha de água para não queimar a resistência. Deixe a água correr por alguns segundos, feche e posicione na opção inverno ou verão para a água esquentar. 

Entendeu como funciona a fiação de chuveiro elétrico?

Agora que você sabe os detalhes mais importantes sobre fiação de chuveiro elétrico, aqui vai uma última dica: contrate um eletricista para fazer a instalação do seu chuveiro.

Quando bem instalado o chuveiro é usado da forma correta, sem sobrecarregar os fios, ou seja, o investimento compensa, pois o produto vai durar mais.

Se você está em busca de um modelo novo, com design diferenciado e preço acessível, confira a categoria completa de Chuveiros e duchas do site da Telhanorte!

Lá você encontra as marcas mais conhecidas do mercado e escolhe a melhor opção para deixar seus banhos mais relaxantes.

Comprando online, você paga e recebe seu produto sem sair de casa com conforto e segurança. Aproveite!

Selecionamos outros posts do blog que você pode gostar de ler:

Chuveiro ou ducha: qual melhor e como fazer essa escolha?

Como comprar um bom chuveiro | GUIA prático em 5 passos 🔰

Melhores chuveiros elétricos: TOP 5 modelos para 2020