Leitura: 10 min

Inspire-se em 11 decorações de quarto infantil

Quer dar uma cara nova ao cantinho do seu pequeno? Confira essas ideias de decoração para quarto infantil!

  Nem sempre as crianças querem dormir na própria cama e os pais acabam aceitando que elas fiquem no quarto do casal. Saiba que com uma decoração bonita e aconchegante, isso não vai mais acontecer! Se você pensar na decoração para quarto infantil do jeito certo, usar a criatividade para brincar com cores, móveis e elementos decorativos, esse será o cômodo favorito delas. Nessa matéria, iremos te mostrar ideias incríveis de decoração tanto para quartos de bebê quanto para os mais crescidinhos. Confira!  
decoração-quarto-infantil
Decoração para quarto infantil (Foto: Paul & Paula / Reprodução)
 

Segurança em primeiro lugar!

Existem muitas possibilidades de decoração para quarto infantil que podem garantir a segurança dos pequenos. Independentemente do tamanho do quarto, alguns cuidados são primordiais antes e durante a execução de qualquer projeto onde crianças ficarão.  
  • Verifique a qualidade dos móveis escolhidos: Berços ou camas devem ter o selo de teste e aprovação do INMETRO.
  • Quinas podem ser perigosas: Caso os móveis escolhidos por você tenham quinas que fiquem na altura da criança, é importante acoplar protetores de quina.
  • Materiais antialérgicos: Cortinas, tapetes, bichos de pelúcia e outros brinquedos devem ser antialérgicos para evitar problemas no futuro.
  • Localização das tomadas: Crianças são naturalmente curiosas e, se as tomadas estão ao seu alcance, provavelmente elas irão explorar o objeto. A melhor opção nesse caso é acoplar protetores de tomada.
  • Grade ou rede de proteção: Muito comum em janelas de apartamentos, também deve ser usada mesmo em casas térreas. Uma queda, a partir de qualquer altura, pode provocar sérias lesões em crianças. Portanto, colocar grades ou telas é primordial.
  • Trava porta e gaveta: Também são muito importantes para garantir que as crianças não abram e acabem escalando os móveis. Você pode encontrar trava para gavetas em nosso site.
  • Evite colocar móveis próximos à janela: Como já dissemos, a maioria das crianças são escaladoras natas. Por isso, é bom evitar que os móveis estejam próximos de janelas.
  • Grades de proteção na cama: Os berços já vêm com esse item, mas nem todas as camas possuem. Nesse caso, invista em grades para cama, principalmente nas de crianças menores.
  Agora que você sabe as principais recomendações que irão garantir a segurança do seu filho ou sua filha, vamos às dicas de decoração que vão deixar esses cantinhos ainda mais bonitos e aconchegantes.  
decoração-quarto-infantil
Decoração para quarto infantil (Foto: Simples Decoração / Reprodução)
 

Começando a decorar o quarto das crianças

Crianças são vida, divertimento, futuro e alegria. Se você não possui recursos para alterar a decoração conforme elas forem crescendo, escolha um estilo básico para revestimento de paredes e aposte em elementos decorativos. À medida que elas se tornarem maiores, você só precisará trocar essas decorações, o que facilitará sua vida e trará economia para o bolso. O universo infantil é simplesmente fantástico! Você pode brincar com as múltiplas possibilidades, de príncipes e princesas a heróis e heroínas! Com o aumento de personagens em desenhos e animações, a preferência dos pais e crianças podem ser facilitadas, já que criar um ambiente que remeta ao personagem está cada vez mais acessível. Lembre-se que, além da decoração, você precisa pensar no espaço — afinal, ali será o cantinho da criança para brincar, dormir, estudar e se divertir com amigos. Quando ela é pequena demais para decidir os elementos decorativos, a primeira escolha é sua. Mas, conforme ela for crescendo e desenvolvendo seus próprios gostos, é necessário ouvir a opinião da criança na hora de mudar a decoração.  
decoração-quarto-infantil
Quarto de bebê colorido. Projeto da arquiteta e designer Cris Passos (Foto: Cristiane Passos / Reprodução)
 

Ideias de decoração para quarto infantil

Levando em consideração o gosto dos pequenos, pense em uma decoração bonita e prática, que possa ensinar desde cedo conceitos de organização para eles. Envolver a criança na tarefa de decorar seu próprio cantinho é uma forma de aproximar mais ainda pais e filhos. Ela se sentirá importante e responsável por mantê-lo bonito e arrumado sempre.  

1. Cor das paredes

Nunca imponha ao seu filho a cor que você gosta. Deixe que ele possa escolher livremente a sua cor favorita, que o deixará feliz de estar naquele ambiente. Se tinta não for uma opção viável, experimente o uso de papel de parede! Os modelos infantis possuem diversos temas como bichos, personagens, flores, carros, brinquedos e outros! Também são fáceis de trocar.  
decoração-quarto-infantil
Decoração de quarto infantil com arco-íris moderno (Foto: The Sensible Shopaholic / Reprodução)
 

2. Camas

São muitas as possibilidades de cama em que você pode investir. Algumas possuem temas de personagens, outras são mais neutras. As bicamas são muito úteis quando elas recebem coleguinhas para dormir. Assim, você garante que eles fiquem bem acomodados. Se você tiver mais de um filho, também pode investir em beliches, desde que tenham grades de proteção. Alguns modelos possuem escorregador, que pode deixar o ambiente mais lúdico e divertido.  
decoração-quarto-infantil
Beliche com escorregador: seguro e divertido (Foto: Revista Interiores / Reprodução)
 

3. Iluminação

A iluminação é importante em todos os cômodos, sobretudo no infantil. Você pode usar a luz solar durante o dia e optar por uma luz de qualidade para períodos noturnos. Caso a criança não se sinta confortável em dormir no escuro, invista em luminárias infantis que, além de deixar o espaço mais bonito, também garantem que os pequenos durmam tranquilos.  
Leia também: Iluminação para ambientes: tipos e modelos para casa!
 
decoração-quarto-infantil
Arandela lúdica para iluminar o quarto da criança (Foto: Revista VD / Reprodução)
 

4. Cantinho para leitura

Se você gostar de espaço para aprendizado, uma ideia incrível é fazer um cantinho aconchegante dentro do quarto para inspirar a leitura. Todos os dias, leia com a criança para despertar o hábito e aumentar os laços de afeto entre vocês. É possível criar esse cantinho com algumas prateleiras e almofadas.  
decoração-quarto-infantil
Cantinho da leitura aconchegante (Foto: Pretty Little Row House / Reprodução)
 

5. Bancada ou mesa de atividades

Outra ideia super bacana é ter uma bancada ou mesa de atividades para a criança soltar a imaginação e criatividade! Esse espaço proporcionará o prazer de colorir, escrever e desenhar, além de ser uma ótima alternativa quando os pequenos querem riscar as paredes. Com o passar dos anos e conforme a criança for crescendo, essa bancada pode se tornar uma mesa de estudos, onde ela poderá fazer a lição de casa.  
decoração-quarto-infantil
Mesa de atividades no quarto. Projeto Carolina Escada e Patricia Landau, do escritório Escala Arquitetura / Reprodução)
 

6. Quadros decorativos

Os quadros trazem muita alegria e cor ao ambiente e possuem infinitos modelos de ilustração e temas. Brinque com as cores, tamanhos e formatos desses quadros. Dessa forma, você pode criar um ambiente interativo e lúdico.  
decoração-quarto-infantil
Quadros decorativos tornam o ambiente mais lúdico e divertido (Foto: Mooui / Reprodução)
 

7. Tapetes

Dê preferência aos tapetes feitos de EVA. Eles não causam alergias, são macios, coloridos e divertidos. Também são ótimos para garantir que os pequenos não peguem friagem e evitam acidentes. Outra vantagem é que são fáceis de limpar.  
decoração-quarto-infantil
Tapetes de EVA tornam o espaço mais seguro e são antialérgicos (Foto: Duplex Interiores / Reprodução)
 

8. Brinquedos

Praticamente impossível não associar crianças a brinquedos, não é mesmo? Use-os na decoração também! Eles funcionam para brincadeiras e também dão um toque todo especial ao cômodo. O mais importante é conferir se o tipo de brinquedo é indicado para a idade da criança, evitando possíveis acidentes no futuro.  
decoração-quarto-infantil
Brinquedos proporcionam lazer e ainda podem ser decorativos (Foto:
Shirota Yuri / Unsplash / Reprodução)
 

9. Lousa na parede

Como já dissemos, crianças adoram rabiscar paredes! Uma boa opção para evitar dor de cabeça com reformas no futuro e ainda garantir que a criatividade e imaginação do seu filho corram solta, são os adesivos que imitam lousa. É um tipo de papel de parede que permite que se rabisque nele com giz e sua limpeza é fácil.  
decoração-quarto-infantil
Lousa no quarto: libera a criatividade das crianças e é fácil de limpar (Foto: Elle Decoration / Reprodução)
 

10. Prateleiras e nichos

Quando falamos sobre o cantinho de leitura, recomendamos o uso de prateleiras para acomodar os livros mas elas também podem ser usadas para colocar outros objetos de decoração ou mesmo para funcionar como apoio do trocador, com lenços, fraldas, etc.  
decoração-quarto-infantil
Nichos e prateleiras ajudam na organização e também dão um toque decorativo (Foto: Criando com Apego / Reprodução)
 

11. Caixas e cestos organizadores

Um dos itens mais necessários no quarto infantil são as caixas ou cestos organizadores. Além de contribuírem como elemento decorativo, elas proporcionam momentos de aprendizagem para os pequenos. Dão um sentido de organização no ambiente para que esteja sempre limpo visualmente e ao mesmo tempo seja funcional. É importante orientar as crianças de forma lúdica como é divertido guardar seus pertences após as brincadeiras para que nada se perca ou se quebre.  
decoração-quarto-infantil
Caixas e cestos organizadores criam senso de responsabilidade e organização nas crianças (Foto: IKEA / Reprodução)
 

Pronto para montar o quarto dos seus pequenos?

Temos certeza que você está cheio de ideias de como decorar um quarto infantil! Junte as suas sugestões com as que viu aqui na matéria e crie o ambiente mais lúdico e aconchegante possível para seu filho ou filha. O mais importante aqui não é o valor a ser gasto, mas o prazer de deixar o espaço com a carinha dele, para que se sinta confortável em estar lá. Que tal visitar nosso departamento de Decoração e também o de Organização da casa na loja virtual da Telhanorte? Lá, você encontra outros modelos de produtos que citamos. Faça suas compras de casa e use a opção Clique & Retire, sem pagar custo de frete. Se precisar tirar alguma dúvida, contate nossos colaboradores através do WhatsApp. É fácil, rápido e prático! Prefere visitar uma loja física? Encontre a mais próxima da sua casa acessando nosso site. Lembrando que todos os itens clicáveis redirecionam para produtos no site da Telhanorte. Não deixe de conferir!  

Edição de Camila Alexandrino e João Victor Quintino

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...