Leitura: 5 min

Renove a decoração da sua casa com novos itens de iluminação

Uma boa iluminação ajuda a compor qualquer ambiente, tornando-o mais bonito e funcional. Entenda melhor a importância de iluminar bem o seu lar

  Quando o assunto é uma boa iluminação, imediatamente associamos à lustres e lâmpadas, e pensando nisso, que tal conhecer um pouco mais sobre esses produtos? Fique conosco nessa matéria e mergulhe nesse assunto!  

Tipos de Lâmpada 

 
  • Lâmpada Fluorescente: Hoje em dia existe uma grande variedade de lâmpadas disponíveis no mercado, sendo a fluorescente a mais comum. Esse modelo de lâmpada é indicada tanto para ambientes internos quanto externos e pode ser encontrado em diversas cores, tanto neutra, quente ou fria quanto colorida. Um fator a ser levado em consideração é que a luz fluorescente costuma consumir pouca energia se comparada a outras lâmpadas.
 
  • Lâmpada de Filamento: Bastante utilizada para decoração por possuir um brilho suave, a lâmpada de Filamento é indicada para pontos focais de luz, pois não é capaz de iluminar um cômodo inteiro sozinha. Seu design diferente pode trazer um toque de elegância e personalidade para o ambiente.
 
  • Lâmpada de Led: As lâmpadas de Led possuem um ótimo custo benefício e são super recomendadas para uso doméstico. Esse modelo tem uma luz forte e é a melhor escolha quando falamos em redução do consumo de energia, sendo ainda mais econômica que a lâmpada fluorescente já citada acima, além de possuir uma vida útil mais longa.
 
Tipos de iluminação ( Imagem: Arianabraga.com/ Reprodução )
Tipos de iluminação ( Imagem: Arianabraga.com/ Reprodução )
 

Iluminação Natural

  Outra forma bem legal de iluminar o ambiente é através da iluminação natural, que pode ser bem aproveitada principalmente em dias de sol. Além de trazer vida ao ambiente, essa forma de iluminação é uma grande aliada quando o assunto é economizar energia. Algumas dicas para você que está construindo e quer usar e abusar da luz solar na sua casa, é apostar em grandes janelas e até mesmo em claraboias e  teto de vidro. É fácil perceber que de uns tempos pra cá a quantidade de casas que estão sendo projetadas para utilizar iluminação natural vem crescendo com força, e vale lembrar que não apenas em dias de sol, mas também no inverno as janelas de vidro trazem benefícios. Em caso de dias gelados, o vidro age de tal forma que acaba transformando o ambiente em uma grande estufa, mantendo-o mais aquecido.  
Sala de estar com iluminação natural ( Imagem: visionagi.co.uk/ Reprodução)
Sala de estar com iluminação natural ( Imagem: visionagi.co.uk/ Reprodução)
 

Tipos de luminárias

A variedade de luminárias disponíveis no mercado vem crescendo cada vez mais, pensando tanto no design quanto na funcionalidade. Veja abaixo alguns exemplos:  
Leia também: Iluminação: como escolher a luminária adequada?
 
  • Plafon: Popularmente conhecido como luminária embutida, o Plafon promete entregar uma iluminação direta, indireta ou até mesmo uma combinação das duas de forma bem distribuída. Sua instalação é simples, possui uma grande variedade de modelos e cores e, o melhor de tudo, é vendido a um preço acessível.
 
Plafon-Sobrepor-home-LED-quadrado-12W-6K-bivolt-Bronzearte
Plafon sobrepor Bronzearte Home LED quadrado 12W 6K bivolt (Foto: Acervo / Telhanorte)
 
  • Lustres: Elegantes e elaborados, os lustres são peças indispensáveis para um ambiente bem decorado. Esse produto pode ser encontrado de diversas formas, sendo elas: esférica, espiral, ramificada, orgânicas e até mesmo mista, unindo 2 ou mais formas em um só.
 
sala com lustre grande compondo a decoração ( imagem: construindominhacasaclean/ Reprodução)
sala com lustre grande compondo a decoração ( imagem: construindominhacasaclean/ Reprodução )
 
  • Arandela: Utilizada para iluminação de apoio e decoração, as arandelas são luminárias sofisticadas que são instaladas diretamente na parede. Esse produto é muito utilizado em áreas externas, como por exemplo caminhos de entrada e portarias de prédios, porém também é muito comum o uso em banheiros, cabeceira de camas e demais lugares que necessitam de uma iluminação discreta.
 
área-externa-piscina-arandela
Muro em volta da piscina com arandela externa na parede (Foto Viva Decora / Reprodução)
 
  • Luminária com foco direcionado: Como o nome já diz, essa luminária possibilita que a luz seja direcionada para um local específico. Normalmente instalada em trilhos eletrificados, é uma ótima opção para destacar quadros e objetos decorativos.
 
Lustre de iluminação direcionada ( Imagem: BlogDecorLumen.com.br/ Reprodução )
Lustre de iluminação direcionada ( Imagem: BlogDecorLumen.com.br/ Reprodução )
  Agora que você entende um pouco melhor sobre iluminação, é hora de correr para o site da Telhanorte ou para a loja mais próxima da sua casa! Você encontra diversos modelos de lâmpadas e luminárias e também pode contar com a ajuda de nossos especialistas. E não se esqueça, deu na telha mudar a iluminação da sua casa? Tem na Telha!!  
Deu na telha? Tem na Telha
   

Por Carolina Oliveira | Edição Stéphanie Durante

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...