Inclinação de telhados cerâmicos: como não errar + dicas | Blog Telhanorte
home > Construção > Inclinação de telhados cerâmicos: como não errar + dicas

Inclinação de telhados cerâmicos: como não errar + dicas

Inclinação de telhados ceramicos

| Construção

Não é preciso falar o quanto a construção correta de um telhado é importante para a segurança do projeto arquitetônico e de quem vive na casa, não é mesmo? Falar sobre teto desabando sobre suas cabeças não é legal nem quando é apenas um ditado popular! Mas para garantir que o projeto dessa fase tão importante da obra será feito com segurança, é importante considerar a inclinação de telhados cerâmicos. 

Existem muitos tipos de telhas para cobertura de casas, entretanto, no Brasil, a mais usada é a telha de cerâmica. 

Exatamente por isso, neste artigo, nosso foco é ela! Você sabia que existe uma inclinação de telhados cerâmicos ideal? 

Na verdade, cada tipo de telhado e cada tipo de telha tem uma inclinação correta que garante a segurança para os moradores do local. 

O risco de não considerar a correta inclinação de telhados cerâmicos são muitos, sendo o pior de todos a possibilidade de uma queda dessa estrutura. Entretanto, além do pior acontecer, existem outras questões e problemas que você pode enfrentar ao ter um telhado com a inclinação errada, entre eles: 

 

Ficou preocupado? Que bom! Assim você fica atento e evita erros! Para isso, continue acompanhando nosso artigo. Sua casa agradece!

Como calcular a inclinação de telhados cerâmicos?

O primeiro tópico a ser observado quando o assunto é inclinação de telhado são os tipos de telhas usadas. Aqui vamos nos concentrar em entender os cálculos da telha de cerâmica. 

Logo, os valores que você verá ao longo deste artigo serão calculados com as informações deste tipo de telha. 

Existem normas relacionadas às inclinações e também indicações apresentadas pelos próprios fabricantes das telhas.

Como você já deve ter visto em algumas pesquisas sobre telhas, existem diversos tipos e opções de materiais para essa estrutura, entre eles: 

 

 

Considerando todas elas, a inclinação do telhado deve variar entre 10% a 30%. As telhas de cerâmicas tem uma inclinação ideal em torno de 30 a 40%. Mas, vamos entender melhor o que isso significa. 

Mesmo dentro do grupo de telhas cerâmicas você encontra diferentes opções de formato, entre elas:

 

 

Todas têm uma inclinação indicada de 30%, exceto a francesa. 

A partir dessa informação fazemos o cálculo de inclinação de telhados cerâmicos, que está na própria interpretação dos dados, ou seja, a cada 100 centímetros na horizontal, o telhado deve subir 30 centímetros na vertical. 

Inclinação de telhados ceramicos

Fonte: Viva Decora

Uma outra fórmula de calcular a inclinação de telhados cerâmicos é entender quanto de altura o telhado deve ter em relação ao beiral. Para isso considere os seguintes dados:

A título de exemplo, imagine uma distância de telhado de 5 metros e uma inclinação de 30%. Temos uma altura de telhado de:

H = 5 metros X 30% = 1,5 metro

As telhas de cerâmica são regulamentadas pela norma NBR 8039, que define que elas suportam uma inclinação de até 36%. Já a inclinação mínima indicada é de 25%.

Números maiores ou menores do que estes podem acarretar uma série de problemas de segurança e qualidade de vida para os moradores do local. 

Uma inclinação de telhados cerâmicos menor do que a recomendada pode:

 

 

O contrário também pode causar uma série de problemas. Por exemplo, a inclinação de telhados cerâmicos quando maiores do que as recomendadas podem causar:

 

 

Diante de tudo isso, fica claro que calcular a inclinação de telhado cerâmico e seguir os resultados para a construção dessa estrutura é fundamental para a segurança e bem estar de todos os moradores do local. 

Nesse sentido, é importante que você contrate profissionais adequados e experientes, que saberão como aplicar na prática esses cálculos, construindo um telhado seguro e de qualidade para abrir toda a sua família. 

Além dos profissionais, escolher produtos de qualidade, desde as telhas até os itens que compõe a estrutura de sustentação é uma prática indispensável para um resultado excelente. 

Para isso você não precisa nem sair de casa! Quer saber como? Confira nossa dica final, logo abaixo. 

Onde encontrar os diferentes tipos de telhas?

Seja uma construção ou reforma, uma obra exige atenção aos detalhes. Cálculos, bons profissionais e materiais de qualidade são uma combinação que dificilmente falha. Por isso, invista nela para ter certeza de que os resultados da sua obra durarão muito tempo. 

Bem feito, o telhado exige pouca manutenção e investimento. Por isso, preocupe-se hoje em criar uma estrutura de confiança para dormir tranquilo todos os dias. 

Na loja virtual da Telhanorte você encontra um departamento completo de materiais de construção, além de um setor com telhas, calhas e rufos das melhores marcas, diferentes modelos e materiais. Além das telhas de cerâmica, aqui você encontra: 

 

 

Além de tudo para impermeabilização e vedação, cimento, areia e pedra, blocos e tijolos e mais. 

Nossos departamentos oferecem as melhores opções de materiais, permitindo que você encontre tudo o que você precisa em um só lugar. Você pode aproveitar nossas promoções e receber tudo em casa. 

Acesse nossa loja virtual, além de comprar as melhores telhas do mercado, você ainda encontrará rufos, calhas e parafusos para fazer (e manter) a instalação do seu telhado com os melhores produtos. 

Acesse a nossa categoria principal, aproveite os preços baixos e as melhores formas de pagamento do mercado. Conheça também o cartão de crédito Telhanorte.