home > Área Externa > Tipos de telha: 9 modelos e dicas para escolher o ideal para sua obra

Tipos de telha: 9 modelos e dicas para escolher o ideal para sua obra

tema: Área Externa
#30 - 25 de dezembro de 2019

Existem muitos tipos de telha para telhado e cada uma possui uma série de vantagens e desvantagens. A escolha deve ser baseada nas suas preferências e necessidades.

Mesmo sendo a última etapa de uma obra, o telhado deve ser planejado desde o início da construção, afinal, ele faz parte de toda a arquitetura da casa, assim como as portas, janelas, cores das tintas escolhidas e tipos de pisos.

Além da estética e de fatores como potencial de isolamento térmico, outro fator a ser considerado na escolha do tipo de telha ideal é o preço. Assim como há variedade de estilos, há também variedade de custo, que pode impactar no valor total da obra.

Como você verá a seguir, o tipo de telha interfere também no tipo de estrutura de telhado que deverá ser feita, e isso também deve ser incluído no orçamento planejado.

Abaixo elencamos 9 tipos de telha para tipos de telhado diferentes. Destacamos suas principais vantagens, desvantagens e características. Esperamos ajudar você a fazer a escolha certa!

Tipos de telha: 9 modelos e suas características

1. Telhas de cerâmicas

As telhas de cerâmica são feitas de barro e oferecem boa qualidade de isolamento térmico.

Tipos de telha

Telha de cerâmica portuguesa

Elas são muito usadas em casas, pois trazem aconchego à fachada. Entretanto, por mais que se pareçam existem vários tipos de telha cerâmica, entre eles:

  • telha francesa
  • telha portuguesa
  • telha colonial
  • modelo plan

Tipos de telha

Telha de cerâmica francesa

Como desvantagem, esse tipo de telha é pesada e exige uma base mais forte.

Exceto os modelos plan e colonial, todos os demais possuem a mesma medida: 23,5 cm de comprimento.

Tipos de telha

Telha de cerâmica colonial

2. Telhas esmaltadas

A telhas esmaltadas poderiam ser considerados um tipo de telha cerâmica, exceto pelo acabamento que recebem.

Também é esse acabamento que diferencia a telha esmaltada em relação ao preço, que é bastante elevado em relação às telhas cerâmicas comuns, podendo custar 2 vezes o seu valor.

As telhas recebem uma camada de tinta que diminui as chances de infiltração e oferece mais durabilidade ao material. Além disso, a variabilidade de tons é um diferencial para usar na decoração da casa.

Tipos de telha

3. Telhas de concreto

Apesar de muito pesadas e necessitarem de uma estrutura muito mais forte no telhado, as telhas de concreto oferecem um excelente isolamento térmico ao ambiente e por isso vem ganhando espaço em locais com altas temperaturas dentro do Brasil.

As telhas de concreto também oferecem como vantagem a grande variedade de formas e cores que podem ser agregadas a obra.

Tipos de telha

4. Telhas de fibrocimento

Você já deve ter ouvido falar em telhas de amianto. Esse tipo de telha deixou de ser fabricada e vendida no Brasil, e foram substituídas pelas telhas de fibrocimento.

Esse modelo é mais leve que os demais tipos de telha, e mesmo assim é resistente e durável.

Com peso reduzido, as chances de custos mais baixos na obra como um todo também é mais elevado, afinal, você pode criar uma estrutura de telhado com menos reforço, do que se optar por telhas de cerâmica, por exemplo.

O ponto negativo de optar por esse tipo de telha é o baixo potencial de isolamento térmico. A telha de fibrocimento absorve muito calor. Entretanto, uma solução é construir uma laje ou inserir um forro de telhado na construção.

Tipos de telha

5. Telha de vidro

As telhas de vidro são opções perfeitas para serem usadas em locais em que você deseja ter atuação da luz natural.

É claro que para que isso aconteça é preciso uma manutenção constante com a limpeza dessa área do telhado.

Um casa nunca é feita apenas de telhas de vidro, mas algumas partes da casa pode ser muito beneficiadas por elas, tais como varandas e jardins de inverno.

Até certo ponto é resistente, entretanto, pode trincar com mais facilidade do que outros tipos de telha.

Tipos de telha

6. Telhas Policarbonato

Translúcidas ou transparentes, estas telhas são ótimas opções para áreas externas. Além disso, são muito resistentes para aguentar as mudanças climáticas, como dias quentes, frios e chuvosos, além de ventos.

São mais baratas do que as telhas de vidro, mas menos resistentes.

Tipos de telha

7. Telhas galvanizadas

Estamos falando de um tipo de telha fabricada com aço e revestida por alumínio e zinco. Essa combinação torna a telha muito resistente, porém barulhenta, principalmente quando chove.

Talvez você só conheça a versão prata da telha, mas também existe no mercado a opção de telha galvanizada branca.

Assim como a telha de fibrocimento, a opção galvanizada também possui baixo isolamento térmico e não é indicada para casas localizadas regiões quentes.

Uma opção é usá-la apenas em partes da casa, como para a cobertura da garagem.

Tipos de telha

8. Telhas de PVC

No mercado você vai encontrar diferentes tipos de telha de PVC, entretanto, a mais comum é a que imita uma telha de cerâmica, mas é mais leve e flexível.

Não possui um bom isolamento térmico e tem um custo maior se comparado o outros tipos de telhas.

Tipos de telha

9. Telhas PET

Telhas PET são feitas de garrafas PET, são leves, super resistentes e claro, ecologicamente corretas.

As telhas suportam altas temperaturas e são extremamente versáteis.

Você pode encontrar modelos que se assemelham a telhas de cerâmica, telhas translúcidas e coloridas.

Tipos de telha

Onde encontrar os diferentes tipos de telhas?

Uma obra pode ser um processo longe e encontrar os melhores produtos e marcas, aliados a bons preços e ofertas nem sempre é uma tarefa fácil.

Aqui na Telhanorte além de encontrar tudo o que você precisa em um só lugar, pode aproveitar nossas promoções e receber tudo em casa.

Acesse nossa loja virtual, além de comprar as melhores telhas do mercado, você ainda encontra rufos, calhas e parafusos para fazer (e manter) a instalação do seu telhado com os melhores produtos.

Acesse a nossa categoria principal e aproveite os preços baixos!