Como instalar rede de esgoto residencial? | Blog Telhanorte
home > Hidráulica > Como instalar rede de esgoto residencial?

Como instalar rede de esgoto residencial?

como-instalar-rede-esgoto-residencial-2

| Hidráulica

 

Está construindo sua casa e quer saber como instalar a rede de esgoto residencial? Aqui é o lugar certo para você aprender tudo! Confira na matéria!

 

O saneamento básico é um grupo de serviços relacionados a infraestrutura e instalação de sistema de água potável, esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e de água pluviais nas cidades. Existem deficiências nessa estrutura e nem todos os pontos de um município estão conectados às redes de esgoto, por exemplo.

O crescimento irregular das cidades é um dos principais fatores que contribuem para essa falha no acesso a recursos básicos de higiene e saúde. Mas se você já checou no seu bairro e há esse sistema de captação da água e de resíduos, é fundamental entender como montar a rede de esgoto residencial adequadamente. Para te ajudar a entender o que é preciso para instalar a rede de esgoto residencial montamos o guia abaixo. Continue lendo!

 

Como instalar rede de esgoto residencial

1. Disponibilidade da rede pública de esgoto

Antes de saber como instalar a rede de esgoto residencial, você deve verificar na prefeitura da sua cidade se existe rede de captação de esgoto no seu bairro, caso não tenha é necessário prever fossa e sumidouro. Se você for construir, pode verificar esse detalhe antes mesmo da compra para saber quais alternativas você tem caso não exista esse serviço.

Agora se o bairro recebeu esse recurso depois da construção da sua casa, você pode atualizar seu sistema residencial para direcionar o esgoto para a rede de tratamento. Como cidadãos é importante termos consciência de que para ter uma cidade limpa, evitar doenças e outros problemas sanitários é fundamental estar a par das regras para construção.

Toda cidade tem uma empresa responsável por oferecer esse sistema. O município precisa ter o trajeto que separe a água pluvial e a água de esgoto. A empresa da rede coletora tem a responsabilidade de instalar:

 

2. Materiais para instalação da rede de esgoto residencial

Fez toda a verificação necessária e recebeu uma resposta positiva da prefeitura? É hora de se preparar para colocar a mão na massa. Para montar a rede de esgoto residencial você vai precisar de uma série de materiais que você encontra em uma das nossas lojas ou no site da Telhanorte. A lista de materiais é:

 

3.  Dimensionamento da rede de esgoto residencial

Para instalar a rede de esgoto residencial corretamente será necessária a ajuda de um instalador hidráulico ou engenheiro durante o processo, pois eles podem elaborar um projeto hidráulico, que vai evitar que você compre materiais acima da quantidade necessária para fazer o dimensionamento da rede de esgoto residencial.

Assim, você vai poder garantir que não faltará nada e que os tubos venham todos nas medidas corretas de cada saída. Por exemplo:

As conexões curvas e os joelhos usados para fazer as mudanças de direção tem ângulos de 45º e 90º. Peça indicação a amigos e escolha um bom profissional para orientá-lo na instalação da rede de esgoto residencial.

 

4. Rede de esgoto residencial x rede de drenagem

Um dos erros que muitas pessoas cometem é ligar a rede de coleta de água pluvial à mesma tubulação da rede de esgoto.

A rede de drenagem capta a água da chuva e a direciona até o bueiro da rua. Já a rede de esgoto recebe a água interna da casa: sanitários, pias do banheiro e cozinha, tanque, máquina de lavar, etc. Dessa forma, se a água da chuva também passar pela rede de esgoto, o sistema vai ficar sobrecarregado, uma vez que não foi criado para essa finalidade. Tenha os dois sistemas separados para escoar as águas nos lugares certos.

 

mapa-caixa-de-inspeção

Modelo de projeto hidráulica com caixa de inspeção (Foto: Dae Sa / Reprodução)

 

5. Atenção com a caixa de gordura

Em hipótese nenhuma deixe a caixa de gordura de fora da sua rede de esgoto. Ela é responsável por reter a gordura que de outra forma iria direto para os tubos. Se toda a gordura vinda do descarte da cozinha passar, ao longo dos anos os tubos vão acumulando os resíduos e toda a tubulação pode ficar entupida. O que vai significar gasto extra para trocar os tubos ou mesmo todo o sistema no futuro.

 

6. Quanto custa instalar rede de esgoto residencial?

Não existe um valor fechado de gastos para instalar uma rede de esgoto residencial. O terreno onde está a casa, o nivelamento do imóvel em relação ao solo, altura, tipo e diâmetro da rede vão influenciar nos custos e no tempo de instalação.

 

7. Atualizou a rede? Elimine fossa e sumidouro

Caso anteriormente seu tratamento de esgoto fosse feito com a ajuda de uma fossa e sumidouro, é importante seguir as seguintes instruções:

 

sistema-esgoto-residencial-eliminação-fossa

Mapa do sistema de esgoto (Foto: Serrano Água / Reprodução)

 

Assim, você evita a passagem de cheiro desagradável e mesmo a infestação de animais e insetos nas tubulações, além da formação e acúmulo de gases da decomposição dos resíduos.

 

Melhores materiais para instalar rede de esgoto residencial

Agora que você já sabe como instalar a rede de esgoto residencial e os cuidados com o dimensionamento, normas e desativação do sistema antigo, pode colocar as mãos na massa! Confira a sessão completa de materiais para a parte Hidráulica da sua casa e compre todos os itens que precisar pelo site da Telhanorte.

Além de materiais para a rede de esgoto residencial, no site você encontra desde materiais de construção até a decoração da casa. Consulte as condições de frete para sua região e entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp em caso de dúvidas.

 

Onde colocar a caixa d’água

Edição de Camila Alexandrino e Vinicius Marques