Guia de limpeza e manutenção: saiba como fazer a limpeza e manutenção de persianas de acordo com o tipo e conserve um bom acabamento
Como qualquer investimento com cuidados da casa, a manutenção de persianas é o que vai prolongar a vida útil e conservar a beleza desse produto!
Existem persianas de diversos materiais — PVC, tecido natural ou sintético — então, o tipo de limpeza deve ser cuidadoso o suficiente para preservá-los.
A poeira e outras sujidades finas, além de gordura nos modelos para cozinha, devem ser removidos para evitar que o tecido ou o PVC fique encardido.
Para te ajudar a fazer a manutenção de persianas o mais corretamente possível, reunimos dicas relacionadas a limpeza para cada tipo, a frequência e também a como conservá-las bonitas e funcionais por mais tempo.
A seguir, separamos dicas de manutenção de persianas para cada categoria. Confira!
Existem persianas de diversos materiais — PVC, tecido natural ou sintético — então, o tipo de limpeza deve ser cuidadoso o suficiente para preservá-los.
A poeira e outras sujidades finas, além de gordura nos modelos para cozinha, devem ser removidos para evitar que o tecido ou o PVC fique encardido.
Para te ajudar a fazer a manutenção de persianas o mais corretamente possível, reunimos dicas relacionadas a limpeza para cada tipo, a frequência e também a como conservá-las bonitas e funcionais por mais tempo.
Dicas para fazer a manutenção de persianas
Além do tipo de material, o que difere as persianas é a forma como são abertas e fechadas, por mecanismos diferentes. Com isso, os cuidados na manutenção também serão específicos de acordo com o tipo.A seguir, separamos dicas de manutenção de persianas para cada categoria. Confira!
Manutenção de persiana horizontal
Para fazer a limpeza da persiana horizontal, primeiro, é preciso que ela esteja totalmente baixada e fechada.Em seguida, passe um espanador ou aspirador de pó para remover a poeira e sujeiras finas superficiais. Comece das faixas de cima em direção às mais baixas.
Evite usar esponjas – mesmo que macias – ou panos umedecidos para não danificar os cordões de poliéster que puxam a persiana.

Manutenção de persiana vertical
A manutenção das persianas verticais também deve ser feita com ela fechada. Com um espanador, limpe a poeira superficial das tiras de cima para baixo.Durante o processo, é fundamental ter cuidado com as tiras para evitar que elas se danifiquem, quebrem ou enrolem uma sobre a outra.
As persianas verticais de PVC podem ser limpas com um pano úmido e, nos modelos nos quais as tiras de PVC são revestidas de tecidos, o pano pode ser removido para ser lavado à parte. Para isso, procure um serviço especializado para higienizá-los.

Manutenção de persiana rolô
Existem dois modelos de persiana rolô: a convencional e a double vision que possui 2 partes.Os 2 tipos podem ser limpos com o espanador de pó comum, sempre de cima para baixo para direcionar a sujeira ao chão.
Caso o material da persiana seja o blackout – feito com tecido filtra-sol – também é possível fazer a limpeza com um pano úmido e detergente neutro.
Nos modelos double vision é possível contar com a ajuda de um secador de cabelo na temperatura fria para agilizar a secagem das faixas da persiana.
Para uma limpeza mais profunda, o recomendado é enviar a persiana rolô para um serviço especializado.

Manutenção de persiana romana
A persiana romana é feita com uma folha única que, quando fechada pelo cordão, se dobra em partes, uma sobre a outra.Com a cortina toda aberta, a limpeza é feita com espanador. Os modelos com material black out e tecido filtra-sol podem ser limpos com detergente neutro e um pano úmido, também.

Qual a frequência de limpeza de persianas?
Para conservar as persianas, a frequência de limpeza pode ser semanal para evitar o acúmulo de sujeira, que aumenta a necessidade de uma limpeza mais profunda.As persianas de tecido podem ser mandadas para limpeza especializada pelo menos uma vez por ano ou a cada dois anos, conforme a necessidade.
Contudo, alguns fatores aumentam a necessidade de uma limpeza e manutenção mais frequentes, como:
– janelas que dão para ruas movimentadas;
– janelas perto de ruas não asfaltadas;
– janelas com floreiras;
– tipo de cômodo
– a cozinha exige uma frequência maior de limpeza do que quartos e sala, por exemplo;
– manuseio das persianas.

Dicas de conservação de persianas
Além da limpeza, é importante ter atenção ao manuseio das persianas, pois o mau uso pode danificar os mecanismos e a estrutura.Para conservar e evitar a necessidade de manutenção de persianas, não baixe a persiana com a janela ou porta abertas, pois chuva e vento podem danificar a estrutura.
Tenha cuidado ao abrir e fechar a persiana, siga as instruções do fabricante e manipule as cordas com cuidado, sem puxá-las bruscamente.
Faça a manutenção dos mecanismos de abrir e fechar, aplicando vaselina para lubrificar os encaixes que fazem a rolagem das cordas e evitar rangidos e emperramentos.
Se a sua cortina for de tecido de fibra natural, faça a limpeza a seco para evitar que o tecido perca maleabilidade e a firmeza original.
Vantagens da manutenção de persianas
Seguir os cuidados específicos de limpeza de acordo com o tipo de persiana e material, além de usar corretamente o mecanismo de acionamento trazem benefícios como:– manter a beleza da persiana, que também complementa a decoração do ambiente;
– garantir o bom funcionamento, seja manual ou automático, da persiana ao longo dos anos;
– evitar a necessidade de limpeza pesada das peças;
– aumentar a durabilidade e a vida útil das persianas.
Leia mais em: Persianas: Passo a passo para limpar a sua em casa
Gostou das dicas de manutenção de persianas?
As persianas são opções eficientes para o controle de luminosidade de ambientes, além de serem duráveis e resistentes.Ao instalar persianas na sua casa, capriche na manutenção para que cada ambiente tenha um bom acabamento.
Confira a categoria completa de Persianas no site da Telhanorte e também outras opções de Tapetes e cortinas para deixar a decoração da casa com a sua cara.
Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino