Leitura: 6 min

Como fazer manutenção de persianas? Dicas para cada tipo

Guia de limpeza e manutenção: saiba como fazer a limpeza e manutenção de persianas de acordo com o tipo e conserve um bom acabamento

Como qualquer investimento com cuidados da casa, a manutenção de persianas é o que vai prolongar a vida útil e conservar a beleza desse produto! Existem persianas de diversos materiais — PVC, tecido natural ou sintético — então, o tipo de limpeza deve ser cuidadoso o suficiente para preservá-los.  A poeira e outras sujidades finas, além de gordura nos modelos para cozinha, devem ser removidos para evitar que o tecido ou o PVC fique encardido. Para te ajudar a fazer a manutenção de persianas o mais corretamente possível, reunimos dicas relacionadas a limpeza para cada tipo, a frequência e também a como conservá-las bonitas e funcionais por mais tempo.   

Dicas para fazer a manutenção de persianas

Além do tipo de material, o que difere as persianas é a forma como são abertas e fechadas, por mecanismos diferentes. Com isso, os cuidados na manutenção também serão específicos de acordo com o tipo.  A seguir, separamos dicas de manutenção de persianas para cada categoria. Confira!  

Manutenção de persiana horizontal

Para fazer a limpeza da persiana horizontal, primeiro, é preciso que ela esteja totalmente baixada e fechada. Em seguida, passe um espanador ou aspirador de pó para remover a poeira e sujeiras finas superficiais. Comece das faixas de cima em direção às mais baixas. Evite usar esponjas – mesmo que macias – ou panos umedecidos para não danificar os cordões de poliéster que puxam a persiana.
persiana-horizontal-de-PVC-Primafer
Persiana horizontal de PVC 100x160x2,5cm cinza Primafer (Foto: Acervo Telhanorte).
 

Manutenção de persiana vertical

A manutenção das persianas verticais também deve ser feita com ela fechada. Com um espanador, limpe a poeira superficial das tiras de cima para baixo. Durante o processo, é fundamental ter cuidado com as tiras para evitar que elas se danifiquem, quebrem ou enrolem uma sobre a outra. As persianas verticais de PVC podem ser limpas com um pano úmido e, nos modelos nos quais as tiras de PVC são revestidas de tecidos, o pano pode ser removido para ser lavado à parte. Para isso, procure um serviço especializado para higienizá-los.  
Persiana-Branca-vertical
Sala de estar com persianas verticais (Foto: Detalhe Decorações / Reprodução).
 

Manutenção de persiana rolô

Existem dois modelos de persiana rolô: a convencional e a double vision que possui 2 partes. Os 2 tipos podem ser limpos com o espanador de pó comum, sempre de cima para baixo para direcionar a sujeira ao chão. Caso o material da persiana seja o blackout – feito com tecido filtra-sol – também é possível fazer a limpeza com um pano úmido e detergente neutro. Nos modelos double vision é possível contar com a ajuda de um secador de cabelo na temperatura fria para agilizar a secagem das faixas da persiana. Para uma limpeza mais profunda, o recomendado é enviar a persiana rolô para um serviço especializado.  
persiana-rolo-1
Persiana rolô Double Vision (Foto: Persiana Brasil / Reprodução).
 

Manutenção de persiana romana

A persiana romana é feita com uma folha única que, quando fechada pelo cordão, se dobra em partes, uma sobre a outra. Com a cortina toda aberta, a limpeza é feita com espanador. Os modelos com material black out e tecido filtra-sol podem ser limpos com detergente neutro e um pano úmido, também.  
persiana-romana-cascata
Persiana romana aberta (Foto: Decorações Berlin / Reprodução).
 

Qual a frequência de limpeza de persianas?

Para conservar as persianas, a frequência de limpeza pode ser semanal para evitar o acúmulo de sujeira, que aumenta a necessidade de uma limpeza mais profunda. As persianas de tecido podem ser mandadas para limpeza especializada pelo menos uma vez por ano ou a cada dois anos, conforme a necessidade. Contudo, alguns fatores aumentam a necessidade de uma limpeza e manutenção mais frequentes, como: janelas que dão para ruas movimentadas; – janelas perto de ruas não asfaltadas; – janelas com floreiras; – tipo de cômodo – a cozinha exige uma frequência maior de limpeza do que quartos e sala, por exemplo; – manuseio das persianas.
limpador-de-persianas-esfrebom-microfibra
Limpador de persianas Esfrebom microfibra 107 Bettanin (Foto: Acervo Telhanorte).
 

Dicas de conservação de persianas

Além da limpeza, é importante ter atenção ao manuseio das persianas, pois o mau uso pode danificar os mecanismos e a estrutura. Para conservar e evitar a necessidade de manutenção de persianas, não baixe a persiana com a janela ou porta abertas, pois chuva e vento podem danificar a estrutura. Tenha cuidado ao abrir e fechar a persiana, siga as instruções do fabricante e manipule as cordas com cuidado, sem puxá-las bruscamente. Faça a manutenção dos mecanismos de abrir e fechar, aplicando vaselina para lubrificar os encaixes que fazem a rolagem das cordas e evitar rangidos e emperramentos. Se a sua cortina for de tecido de fibra natural, faça a limpeza a seco para evitar que o tecido perca maleabilidade e a firmeza original.  

Vantagens da manutenção de persianas

Seguir os cuidados específicos de limpeza de acordo com o tipo de persiana e material, além de usar corretamente o mecanismo de acionamento trazem benefícios como: – manter a beleza da persiana, que também complementa a decoração do ambiente; – garantir o bom funcionamento, seja manual ou automático, da persiana ao longo dos anos; – evitar a necessidade de limpeza pesada das peças; – aumentar a durabilidade e a vida útil das persianas.  
Leia mais em: Persianas: Passo a passo para limpar a sua em casa
 

Gostou das dicas de manutenção de persianas?

As persianas são opções eficientes para o controle de luminosidade de ambientes, além de serem duráveis e resistentes. Ao instalar persianas na sua casa, capriche na manutenção para que cada ambiente tenha um bom acabamento. Confira a categoria completa de Persianas no site da Telhanorte e também outras opções de Tapetes e cortinas para deixar a decoração da casa com a sua cara.  

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...