Leitura: 5 min

Conheça o motoesmeril e os principais usos

Cortar, afiar, aparar, amolar, dar acabamento e esmerilar. Essas são algumas das ações que você pode realizar com o moto esmeril na obra. Confira mais detalhes!

O moto esmeril é uma ferramenta elétrica, de pequeno porte, formado por um motor e dois rebolos (rodelas) de esmeril, uma pedra muito dura e abrasiva, utilizada para afiar peças de metais, entre outras funções. É uma ferramenta muito usada pela construção civil. Seu uso é mais destinado para profissionais da obra, que já tenham expertise, e é encontrado em oficinas mecânicas, serralherias e cutelarias. Os principais usos do moto esmeril são: cortar, afiar, desbastar, aparar, amolar, dar acabamento e esmerilhar.

moto-esmeril-rebolo-afiar-metal
(Imagem: Osmair Silvano / Youtube / Reprodução)

É possível também desencaixar o rebolo de esmeril e, em seu lugar, instalar outras ferramentas à parte, como diferentes lâminas, discos ou mesmo rodelas de lixa ou carborundum. A partir do movimento giratório, impulsionado pelo motor, é possível executar atividades tais como: afiar ferramentas como facas e tesouras, arredondar cantos, cortar metais, cortar diferentes tipos de materiais de construção, remover ferrugem, aparar rebarbas, lixar e fazer polimento.

Veja mais em: Furadeira e parafusadeira: saiba a diferença!

Alguns dos materiais que podem receber um trato com o moto esmeril são: tijolos, azulejos, revestimentos de cerâmica, porcelanato, metais, madeira, concreto, aço e alumínio. 

Entretanto, assim como todo material capaz de cortar e afiar, é fundamental que o uso da ferramenta seja executado por pessoas que estejam utilizando equipamento de segurança, EPI, como luvas de proteção, óculos, máscara de proteção, botas de segurança e outros equipamento que vão garantir proteção para quem está manuseando a ferramenta e também para quem está próximo. 

Óculos de Segurança policarbonato antirrisco proteção UV transparente VISION 2000 3M (Foto: Acervo / Telhanorte)

Há alguns modelos de moto esmeril que possuem o tamanho reduzido, podendo até ser portáteis. No entanto, vale ressaltar que o uso do moto esmeril é recomendado apenas para profissionais com experiência. Para o uso doméstico, ou mesmo como hobby, o mais indicado são as esmerilhadeiras, menores e portáteis. Ainda assim, o uso das esmerilhadeiras deve ser feito por pessoas que tenham certo conhecimento de ferramentas elétricas.

Esmerilhadeira-angular-4--127V-650W-Novipro
Esmerilhadeira angular 4″ 127V 650W Novipro (Foto: Acervo / Telhanorte)

Como usar o moto esmeril?

Primeiramente, é importante ressaltar três recomendações:

  1. Leia o manual de instruções do equipamento que você comprou para garantir que tudo estará como especificado.
  2. Garanta todos os equipamentos de proteção necessários.
  3. Peça a ajuda de um profissional. Como falamos, existem outras ferramentas mais fáceis e seguras, para quem está apenas buscando um hobby. 
Moto esmeril (Foto: Schulz / Reprodução)

Dito isso, seguimos para um passo a passo geral de como usar o moto esmeril: 

  • Coloque o moto esmeril sobre uma mesa plana;
  • Fixe o moto esmeril à bancada ou mesa, de acordo com o manual de instruções;
  • Mantenha a área de trabalho organizada, para evitar acidentes e erros;
  • Não utilize o moto esmeril em locais úmidos ou abaixo de 0ºC;
  • Garanta uma boa iluminação da bancada e de todo o ambiente;
  • Não use a ferramentas na presença de gases ou líquidos inflamáveis;
  • Evite roupas largas, fones de ouvidos, cachecóis e outros itens que possam enroscar no rebolo giratório;
  • Guarde o moto esmeril sempre limpo e em um local seguro;
  • Substitua os acessórios com falhas e ou defeitos;
  • Verifique constantemente a qualidade das peças principais;
  • Faça uma checagem da rede elétrica, sempre que possível. 

É importante, ao escolher o moto esmeril ideal para sua necessidade, considerar a frequência de uso. Para situações com grande e constante volume de trabalho opte por uma ferramenta com maior potência. Ela permitirá que você execute suas atividades com maior rapidez e qualidade. O moto esmeril possui modelos de 110 volts ou 220 volts.

Leia mais em: Kit de ferramentas marcenaria: saiba quais itens escolher

Onde encontrar moto esmeril?

Nas lojas da Telhanorte, você encontra o moto esmeril ideal, além de um departamento de equipamentos de segurança, EPIs, e muitas outras ferramentas, seja para uso profissional ou para hobby. Conheça nosso departamento completo de ferramentas, com ferramentas elétricas, ferramentas manuais, acessórios para ferramentas, e mais.

Aproveite e faça suas compras sem sair de casa, com a certeza de escolher os produtos das melhores marcas e acessórios de qualidade para a execução do seu trabalho com qualidade e segurança. Lembre-se de aproveitar nossas ofertas em todos os nossos departamentos, desde ferragens como pregos, parafusos e buchas, e tudo para iluminação, pisos e revestimentos, tintas, itens para banheiro, cozinha e lavanderia

Conheça nossos preços e aproveite as melhores formas de pagamento usando o cartão de crédito Telhanorte. Quer mais ofertas? Acesse também o outlet da Telhanorte. Faça suas compras pelo telefone ou WhatsApp e converse com nossos atendentes!

https://blog.telhanorte.com.br/como-usar-plaina/

Edição de Vinicius Marques e João Victor Quintino

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que irão deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou....
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais para facilitar a pintura imobiliária....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....