Leitura: 4 min

Saiba o que é porta pivotante de madeira e como usá-la

Entenda o que é porta pivotante de madeira e confira detalhes sobre como ela funciona, sua instalação, modelos e vantagens de usar.

A porta pivotante de madeira é um modelo caracterizado pela sua forma de abertura. A folha da porta é presa por dois pinos — um no chão e outro no batente superior — que giram em torno do eixo vertical, movendo toda a porta na abertura. A palavra pivotante significa exatamente isso: algo que gira em torno de um ponto fixo. O giro em torno do eixo vertical faz com que a folha da porta abra de maneira perpendicular, criando duas aberturas, tanto para dentro, quanto para fora. A porta pivotante é um dos modelos de portas residenciais mais modernos. Dão sofisticação, especialmente para a decoração da entrada da casa. Alguns modelos chegam a ter uma altura bem grande, o que dá um ar extravagante para a casa, mas que atende ao gosto de quem procura uma opção diferente. 
Porta-pivotante-esquerda-Aluminium-2235x1262cm-com-lambri-friso-e-puxador-branca-Sasazaki-1432591
Porta pivotante esquerda Aluminium 223,5×126,2cm com lambri friso e puxador branca Sasazaki (Foto: Acervo / Telhanorte)

Qual o tamanho de uma porta pivotante?

A imponência que a porta pivotante de madeira traz para o ambiente se deve ao fato de ela ser mais larga do que as portas tradicionais. Geralmente, elas são ideais para os imóveis mais amplos e com pé direito alto. Os tamanhos de porta pivotante mais procurados são: – 2,10 m de altura x 1 m de largura (já permite a passagem de objetos grandes); – 2,10 m de altura x 1,10 m de largura; – 2,10 m de altura x 1,30 m de largura (possui uma abertura maior, deixando o ambiente ainda mais sofisticado).
porta-pivotante-madeira-com-vidro
Porta de entrada pivotante residencial (Foto: Derek Lepper / Reprodução)

Qual a distância do pino da porta pivotante?

Como vimos, é preciso ter mais espaço para incluir a porta pivotante de madeira no projeto da casa. Via de regra, o pivô fica instalado a 10 cm de distância do batente da porta e esse espaço é “descontado” do vão de abertura. Ou seja, se o espaço de abertura da porta é de 90 cm, o espaço de abertura final da porta pivotante será de 80 cm. Para que o vão tenha um tamanho confortável, em média 90 cm, a largura do espaço de abertura deve ser igual ou superior a 1,05 m.
Porta-pivotante-Couro-esquerda-210x110x14cm-cedro-arana-Sidney
Porta pivotante Sidney Couro 210x110x14cm esquerda cedro arana (Foto: Acervo / Telhanorte)
A porta pivotante de madeira também pode ser usada em ambientes internos e menores, como em quartos ou na porta do escritório, por exemplo. Mas é necessário ter o cuidado de verificar se o vão de passagem será suficiente para permitir a passagem dos móveis. Um truque para ampliar o ambiente, é escolher uma porta pivotante de madeira mais alta. Em caso de dúvida, peça a ajuda de um especialista e meça todo o espaço antes de comprar.
Veja mais em: Como instalar mola aérea em portas

Porta pivotante: 3 vantagens

Agora que você já sabe o que é porta pivotante de madeira e como ela funciona, destacamos algumas vantagens de usá-la na decoração:
  1. Sofisticação para o ambiente: como porta de entrada, a porta pivotante de madeira é uma opção imponente e que vai valorizar a decoração, impactando suas visitas logo de cara. São muito valorizadas por arquitetos tanto em projetos residenciais quanto comerciais.
  2. Design clean: por ter uma instalação diferente e não usar dobradiças, a porta pivotante de madeira deixa o visual mais clean, valorizando o ambiente como um todo.
  3. Modo de instalação seguro: ao contrário do que pode parecer, a fixação com pinos da porta pivotante de madeira é segura e corre muito menos risco de empenar com o passar do tempo. 
Porta-pivotante-direita-Aluminium-2235x1262cm-com-lambri-frizo-e-puxador-branca-Sasazaki-1432583
Porta pivotante direita Aluminium 223,5×126,2cm com lambri frizo e puxador branca Sasazaki (Foto: Acervo / Telhanorte)

Gostou das dicas sobre porta pivotante de madeira?

Se você está considerando usar esse modelo, agora já sabe as principais características e vantagens! Na Telhanorte, temos uma sessão exclusiva de Portas de Madeira, incluindo as pivotantes, para você escolher a melhor para sua casa. Aproveite as vantagens de comprar online e receba o produto em casa!

Edição de Vinicius Marques e Murilo Bonício

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...