Leitura: 6 min

Por que a tinta a óleo é mais barata que a tinta à base de água?

Não há como negar que a tinta é a verdadeira estrela da indústria de pintura, seja em projetos de arte, decoração ou manutenção. Uma questão comum que muitos se deparam é se a tinta óleo geralmente é mais vantajosa em relação à tinta à base de água.

Bem, para entender isso, precisamos explorar os detalhes de como são feitas e de quais elementos são compostas. Neste post, você vai entender esses pontos e, ainda, poderá conferir as principais vantagens desse tipo de tinta e onde pode ser aplicada. Acompanhe!

O QUE FAZ A TINTA A ÓLEO SER MAIS BARATA QUE A TINTA À BASE DE ÁGUA?

A diferença de preço entre esses dois tipos de tinta é notável. Isso leva muitos a se perguntarem por que é comum ouvir que a primeira custa menos, mesmo que não pareça. Para entender o porquê disso, precisamos considerar alguns fatores. A seguir, veja o que interfere no preço.

Matéria-prima

As tintas a óleo têm em sua composição solventes como aguarrás, pigmentos sólidos e diversos tipos de corantes. Por sua vez, as tintas à base de água contam com variados produtos químicos.

Cada um desses componentes desempenha um papel fundamental nas características do produto, interferindo diretamente no preço determinado pelos fabricantes.

Produção em escala

Na hora da produção, a coisa muda de figura. Fazer tinta a óleo em grandes quantidades sai mais barato. Com grandes volumes, fica mais fácil conseguir descontos e manter tudo rodando com custos mais baixos.

Em contrapartida, a produção das tintas à base de água é um pouco mais complicada. Ela precisa de um cuidado especial por causa da água e de outros ingredientes que entram na mistura.

Armazenamento

Quando falamos em armazenamento, a tinta a óleo leva vantagem novamente. Ela dura mais tempo e, se bem guardada, não dá dor de cabeça na hora de comprar.

Já as tintas à base de água são mais sensíveis. Elas não suportam muito bem o frio nem o calor excessivo, e isso torna o processo de armazenamento e transporte mais caro.

QUAIS AS VANTAGENS DA TINTA A ÓLEO?

Esse tipo de tinta tem várias vantagens que a tornam uma escolha atrativa para muitos tipos de trabalho. A seguir, conheça as principais vantagens da tinta.

Tempo de secagem mais longo

Uma das primeiras coisas que chama a atenção na tinta a óleo é o seu tempo de secagem. Ela demora mais para secar que a tinta à base de água. Isso é uma mão na roda para os profissionais mais detalhistas.

Com mais tempo, dá para mexer na pintura, misturar cores e acertar os detalhes com calma. Ideal para quem curte se dedicar a cada traço. Mas aqui vai uma dica: se você está considerando dar um trato rápido na parede da sala, talvez esta não seja a melhor opção.

Cores que se destacam

Se tem uma coisa que a tinta a óleo sabe fazer é impressionar com suas cores. Elas são vivas e intensas. E sabe o melhor? Existem opções tanto com acabamento fosco quanto brilhante.

Isso amplia as possibilidades e garante que você encontre o visual perfeito para cada trabalho, mantendo sempre a alta qualidade. Seja um toque sutil ou aquele brilho marcante, a tinta a óleo tem o que você precisa.

Durabilidade

Outra vantagem da tinta a óleo é a sua resistência. Ela não é daquelas que desistem fácil. Não racha, não descasca e fica ali, firme e forte, por um bom tempo. Isso significa menos preocupação com reformas e consertos. E menos gasto, claro!

Pintura em camadas

Com a tinta a óleo, você pode criar e recriar. Dá para pintar uma camada sobre a outra e criar efeitos superdiferentes. Perfeito para quem adora inovar e busca um resultado exclusivo.

Mistura mais suave

Devido à natureza da tinta à base de óleo e ao tempo de secagem lento, as cores se misturam de maneira mais suave e gradual. Dessa forma, é possível ter resultados surpreendentes.

Versatilidade

A tinta óleo é versátil. Ou seja, pode ser aplicada nas mais variadas superfícies, como paredes de concreto, madeira e até mesmo sobre metais.

Ela também é ótima tanto para ambientes externos, enfrentando sol e chuva, quanto para os internos, dando aquele toque especial na decoração. Com ela, as possibilidades são amplas e você tem liberdade para criar em qualquer espaço.

Poder de impermeabilização

Quando o assunto é proteger superfícies contra a umidade, a tinta a óleo entra em cena. Ela cria uma barreira que impede a passagem de água. Assim, superfícies que precisam dessa proteção extra, como paredes sujeitas a umidade ou locais que ficam em contato direto com a água, se beneficiam desse recurso.

Com a tinta a óleo, a preocupação com infiltrações e danos pela água diminui bastante. É uma camada a mais de segurança.

Tinta: confira um guia completo
CONHEÇA NOSSA SEÇÃO

QUAIS AS DESVANTAGENS DA TINTA A ÓLEO?

A tinta óleo tem suas vantagens, mas também traz desafios. O tempo de secagem é longo, podendo levar semanas em alguns casos. Se você quer detalhes refinados, ótimo! Mas se está com pressa, complica. Ainda tem a aguarrás, usada para diluir e limpar.

Cuidado! Ela tem um cheiro forte e exige atenção no armazenamento da tinta. E falando em limpeza, pincéis dão um trabalhinho a mais devido aos solventes. Por isso, pesar os prós e contras antes de escolher é fundamental.

VALE A PENA TROCAR TINTA À BASE DE ÁGUA PELA TINTA A ÓLEO?

Considerando escolher entre tinta óleo ou à base de água? A decisão varia conforme o seu trabalho. Ambas têm prós e contras. Prefere pintura rápida e sem muito cheiro? A tinta à base de água é a pedida. Ela seca rápido, tem odor suave e limpar é moleza, sem precisar de solventes fortes. Isso a torna mais ecológica e prática.

Agora, se a ideia é resistência, aderência em superfícies como madeira, metal ou tela e durabilidade, vá de tinta a óleo. Ela se destaca em pinturas externas e locais expostos. Mas, atenção! Ela demora para secar e exige solventes na hora de diluir ou limpar.

Na hora de renovar um espaço ou criar algo, a tinta óleo é uma excelente escolha a se considerar. Ela tem suas peculiaridades, mas também traz resultados marcantes. Cada projeto tem suas demandas, e entender o papel de cada tinta é crucial.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir os principais tipos de tinta e onde usar cada uma delas!

Posts relacionados

Você já ouviu falar em piso vinílico autocolante? Este...