Tinta para parede impermeável: o que é, quando usar + dicas | Blog Telhanorte
home > Tintas > Tinta para parede impermeável: mantenha sua área externa sempre bonita!

Tinta para parede impermeável: mantenha sua área externa sempre bonita!

tinta-parede-impermeavel-2

| Tintas

Muro com sujeira preta escorrendo e parede com pintura descascando e úmida? Acabe com esses problemas usando tinta para parede impermeável.

Com uma pintura externa de qualidade, a água da chuva bate e escorre. Quando a superfície não está selada e impermeabilizada, o acabamento fica prejudicado com o passar do tempo.

Isso pode gerar problemas fáceis de corrigir como a refazer a pintura da casa até o excesso de umidade que infiltra nas paredes, prejudicando a parte estrutural da casa.

Por isso, é fundamental escolher o tipo de tinta adequado, pois os componentes da fórmula é que vão preservar as paredes externas, além de embelezar com a cor.

Quer saber mais sobre tinta para parede impermeável, quando usar e como aplicar? Continue lendo o post e confira!

O que é tinta impermeável?

A tinta para parede impermeável é um tipo de tinta a base de resina acrílica, também chamada de tinta emborrachada. 

Sua consistência “elástica” cobre as superfícies protegendo-as de infiltrações, fungos e mofos que são causados pelo excesso de umidade.

Além disso, a tinta impermeável ajuda a controlar a temperatura do interior da casa, refletindo o calor que bate nas paredes em dias de sol intenso. 

A tinta para parede impermeável serve para selar, impermeabilizar e dar acabamento nas paredes de áreas externas e fachadas de imóveis residenciais, prédios e condomínios, prolongando a vida útil da pintura.

Tipos de tinta impermeabilizante

O tipo de tinta para parede impermeável mais comum é o branco, uma cor bastante comum para área externa, por ser um tom neutro.

Mas o branco base pode ser tonalizado com:

Algumas marcas ainda oferecem outros tons neutros como cinza e bege, cores comuns para pintura de fachadas.

No mercado, o produto é vendido em balde ou galão de diversas capacidades: 900ml, 3,6L, 15L, 18L, 20L e até 30L.

Quando usar tinta para parede impermeável?

A tinta para parede impermeável é ideal para a pintura de áreas externas como:

Todos esses espaços estão expostos constantemente a ação do tempo, principalmente a chuva que traz bastante umidade.

Por isso, as superfícies precisam de proteção e não só de uma pintura bonita. Cada espaço exige um acabamento adequado para que dure e se mantenha bonito por mais tempo.

Como aplicar tinta impermeável?

tinta-parede-impermeavel

Não existe segredo na hora de aplicar tinta para parede impermeável, mas como toda pintura, é um processo que deve ser feito com bastante atenção.

O passo a passo geral para aplicação da tinta impermeável é dividido em três demãos:

1ª demão para selar a parede: a tinta impermeável é diluída em 10% de água limpa — a quantidade de água varia de acordo com a marca. Confira a instrução na embalagem;

2ª demão para impermeabilizar a parede: depois de aguardar o período de secagem da primeira aplicação — 2h a 6h, de acordo com o fabricante — é aplicada a segunda camada da tinta sem diluição;

3ª demão para dar acabamento à parede: alguns fabricantes exigem apenas duas demãos de tinta, mas outros exigem a finalização com uma terceira camada. Então é um passo opcional, dependendo da orientação do fabricante. 

Quer ver esse processo na prática? Confira no vídeo abaixo a aplicação de tinta para parede impermeável em um muro externo:

Acessórios de pintura

Para facilitar a pintura com tinta impermeável use:

Dicas sobre tinta impermeável

Para fazer o melhor uso da tinta para parede impermeável, confira as dicas abaixo sobre o produto:

1. Pesquise as opções com melhor rendimento 

As áreas externas não são superfícies pequenas, por isso se a tinta não render você vai gastar um bom dinheiro com a pintura. 

Dê prioridade tanto para a qualidade do produto, mas também coloque o rendimento como critério para escolher a tinta impermeável. Todas as marcas trazem o rendimento em destaque na embalagem. 

2. Aproveite que é um produto fácil de aplicar

Como falamos no início, a tinta para parede impermeável é mais “elástica” que outros tipos de tinta devido a sua composição. 

Isso faz com que ela se espalhe melhor durante a pintura, agilizando o processo, sem perder na qualidade da cobertura e acabamento.

3. Acabe com as repinturas anuais

De ano em ano você precisa renovar a pintura dos muros ou da fachada para tirar o escorrido de sujeira? 

Aplicando uma tinta para parede impermeável, a durabilidade e a resistência da pintura é muito maior. 

4. Use para selar microfissuras nas paredes

A tinta para parede impermeável não resolve problemas estruturais das paredes como trincas, por exemplo. Esses detalhes precisam ser resolvidos separados antes de selar e impermeabilizar com a tinta.

Mas por ser um produto flexível como já destacamos, ajudam a reparar microfissuras causadas por reboco mal curado ou areia na pintura anterior. 

5. Cor dura por mais tempo

Além disso, a cor também se mantém viva e bonita, devido às características da tinta. Ela não absorve a umidade ou o calor, por isso, mantém o resultado por mais tempo.

Onde comprar tinta para parede impermeável?

Vai fazer o acabamento das paredes da sua casa ou precisa acabar de vez com problemas de umidade que já estão chegando nos seus móveis? 

Confira a seção completa de Tinta Impermeável no site da Telhanorte e aproveite as ofertas do site para completar seu pedido com Acessórios para Pintura.

Comprando online, você faz seu pagamento com segurança pelo site e recebe seus produtos com muito mais agilidade em casa.