Projeto de banheiro acessível: guia completo para montar um | Blog Telhanorte
home > Banheiro > Projeto de banheiro acessível: como criar uma infraestrutura completa

Projeto de banheiro acessível: como criar uma infraestrutura completa

| Banheiro

Entenda como montar uma infraestrutura para não errar na hora de montar seu banheiro acessível, confira nessa matéria tudo que precisa saber

 

Um projeto de banheiro acessível é aquele que segue os requisitos da norma reguladora NBR 9050 que permite o uso facilitado de pessoas com deficiência (PCD) e de pessoas com necessidades especiais (PNE).

As medidas do espaço e da porta, a altura da pia e da bancada, a colocação de barras são especificidades que um banheiro com acessibilidade deve ter.

Espaços públicos e privados como prédios governamentais, shoppings, escolas são alguns exemplos de lugares obrigados por lei a se adequarem aos parâmetros que falaremos abaixo.

Nas obras residenciais não existem a obrigação da lei, porém muitas famílias precisam se adaptar pela necessidade de algum membro da família.

Pensando nessa necessidade, reunimos abaixo um guia explicativo sobre o que determina a NBR 9050 e as características específicas dos principais itens de um banheiro acessível. Confira!

Regulamentação da ABNT: norma NBR 9050

A NBR 9050 é a norma reguladora que orienta a criação de todo projeto de banheiro acessível.

Além dos espaços que destacamos acima, essas medidas são obrigatórias para espaços públicos e privados como universidades, cinemas e teatros, museus, hotéis, etc.

De maneira geral, o banheiro acessível:

– é maior em largura e comprimento para acomodar a passagem de cadeiras de rodas, por exemplo — as dimensões mínimas são 1,50 m por 1,70 m; 

– a bacia sanitária deve ser elevada;

– tem barras de apoio na pia, lavatório e dentro do box;

– as pias e bancadas também devem ter um altura específica;

– tem uma área de transferência para circulação;

– a porta precisa de uma largura específica e deve abrir para fora, de preferência, evitando dificuldades na entrada e saída.

A seguir, detalhamos mais cada um dos itens do projeto de banheiro acessível que você deve seguir:

 

Guia do projeto de banheiro acessível

bancada-banheiro-acessivel

 

1. Medidas de banheiro acessível

O primeiro ponto de um projeto de banheiro acessível é adequar as medidas as exigências necessárias.

O espaço de circulação precisa ser maior, pois precisa acomodar diversos tipos de cadeiras de rodas, a pessoa e seu acompanhante, quando necessário, além de proporcionar autonomia para a pessoa com deficiência ou com necessidades especiais. 

A medida do banheiro acessível deve ter, no mínimo, 1.50 m por 1.70 m.

 

2. Barras para banheiro acessível

As barras para banheiro acessível garantem o uso com segurança e também com autonomia para quem tem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.

Elas deve estar: ao lado da pia; ao lado do vaso sanitário e perto do chuveiro box — instaladas na vertical ou horizontal.

É recomendado que as barras sejam fixas. O formato utilizado pode ser reto, em “U”, em “L” ou articulado. O tamanho das barras variam entre 30, 60 e 80 cm.

Na hora da compra deste item para o projeto de banheiro acessível verifique se ele suporta uma capacidade de esforço equivalente a 150 kg, no mínimo.

 

3. Porta de banheiro acessível

A largura da porta de banheiro acessível deve ser de 0,80 m. Para evitar que a moldura de guarnição seja danificada por batidas de bengalas, muletas e cadeiras de rodas, um revestimento deve ser colocado até 0,40 m, a partir do piso.

Outra recomendação é que as portas e batentes tenham cor diferente da parede e do piso para facilitar a localização do usuário.

Por fim, a porta deve abrir com um movimento único e ter maçanetas do tipo alavanca, posicionadas a uma altura entre 0,80 m e 1,10 m.

 

4. Pia de banheiro acessível

A pia de banheiro acessível deve estar a uma altura de 0,78 a 0,80 m em relação ao piso. Além disso, deve exigir uma inclinação de alcance da torneira de, no máximo, 0,50 m.

Também é recomendado instalar uma barra vertical na parede lateral e duas barras extras ao lado da pia. 

Assim, é garantido que a cadeira de roda se encaixe e aproxime da pia, permitindo a higienização sem imprevistos e com o máximo de conforto. 

Leia também: 6 tipos de torneiras para banheiro

5. Bancada de banheiro acessível

Para não atrapalhar e limitar o espaço do projeto banheiro acessível deve-se alinhar a bancada no nível da pia ou mesmo excluí-la do projeto.

Nesse último caso, a saboneteira, o toalheiro, o cabideiro e o porta objetos devem ser fixados na parede a, no máximo, 1,20 m do chão para ficar dentro da faixa de alcance.

 

6. Vaso sanitário para banheiro acessível

O vaso sanitário também é uma peça chave no projeto de banheiro acessível. As principais características para escolha e instalação da peça são: 

– o vaso sanitário deve ter uma altura média de 48 a 50 cm;

– uma base maior em 10 cm em relação ao vaso sanitário tradicional;

– descarga simples com caixa acoplada ou descarga por botão;

– ducha higiênica de pressão com regulagem de vazão manual;

– barras de apoio com altura de 30 cm acima do tampo do vaso.

medidas-banheiro-acessivel

 

7. Box de banheiro acessível 

O piso do box de banheiro acessível devem ser de um material antiderrapante, sem desníveis de entrada ou na soleira e ter grelhas e ralos instalados fora das áreas de manobra e de transferência.

Nas paredes laterais deve ser colocada uma barra horizontal a 0,46 m do chão e outra barra de apoio vertical a 0,75 m do chão.

As dimensões mínimas permitidas para a área interna dos boxes de banheiro devem ser de 0,90 m × 0,95 m.

Complete sua leitura:  Tipos de ralos para banheiro

Escolha as peças para seu projeto de banheiro acessível online

Um projeto de banheiro acessível bem planejado e executado vai permitir que seus familiares e convidados se sintam bem-vindos e respeitados dentro da sua casa.

Na Telhanorte temos uma categoria exclusiva de itens para Banheiro com acessibilidade para facilitar sua compra, seguindo as especificações necessárias.

Como é um projeto que exige mais expertise e conhecimento técnico, contrate um arquiteto especializado para ajudá-lo.

Fazendo sua compra no site, você recebe seu pedido em casa com o máximo de conforto e agilidade! #vivasuacasa

 

Edição Thais Junqueira