Qual o melhor tijolo para construção? Conheça os tipos! | Blog Telhanorte
home > Materiais de Construção > Qual o melhor tijolo para construção: guia de tipos

Qual o melhor tijolo para construção: guia de tipos

qual-melhor-tijolo-construcao-2

| Materiais de Construção

Na hora de construir, é importante fazer uma pesquisa de qual o melhor tijolo para construção. Esses materiais são essenciais em qualquer obra — reforma ou construção — e precisam ser materiais de qualidade para garantir a firmeza das edificações.

Existem diversas opções, mas é importante escolher os tipos de tijolos que sejam fabricados de matérias-primas duradouras e resistentes.

Isso porque o objetivo é que os tijolos cumpram o propósito de construir com eficiência, além de serem facilmente transportados, sem quebrar, evitando o desperdício de dinheiro.

Quer saber qual o melhor tijolo para construção? Continue lendo e conheça os principais tipos que você pode escolher para sua obra.

Tipos de tijolos para construção

Escolher qual o melhor tijolo para construção também é importante para que o projeto fique bem alinhado e tenha uma fixação eficiente tanto nas paredes quanto na fundação.

Então conhecendo os tipos de tijolos fica mais fácil analisar as opções de acordo com o uso desejado.

Confira os principais tipos de tijolos abaixo:

Tijolo maciço

tijolo-macico

Os tipos de tijolos maciços são modelos compactos e sem furos, fabricados de acordo com as regras da norma NBR 8041. É um material que apresenta ótima resistência e capacidade de conforto térmico e acústico. 

Atualmente, sua principal utilização é como acabamento, principalmente para fazer a finalização da parede com tijolinho rústico aparente.

Apesar do efeito estético bonito do tijolo maciço, ele é fabricado em uma forma pequena, o que eleva os gastos com mão de obra e material como cimento e argamassa.

Tijolo baiano

tijolo-baiano

O tijolo baiano é um dos tipos de tijolos mais conhecidos e utilizados para construir. É um modelo fabricado com furos — existem peças de seis e nove furos.

São utilizados como estrutura de vedação, devido a sua baixa resistência, e assentados com os furos posicionados na horizontal.

As peças têm um preço mais barato em relação ao tijolo maciço, porém são menos resistentes, o que gera muita quebra e entulho durante a obra.

Tijolo solo-cimento

tijolo-solo-cimento-ecologico

Também chamado de tijolo ecológico, os tipos de tijolos solo-cimento são fabricados de água, cimento e elementos do solo em geral e não utilizam a queima na finalização. 

A fabricação segue as especificações da norma NBR 10833. Por isso, são consideradas opções mais sustentáveis.

As peças possuem de um a dois furos, o que ajuda na hora de movimentar a fiação da rede elétrica e os canos da rede hidráulica nos pontos da casa. Além disso, proporcionam um ótimo conforto térmico e acústico.

Um detalhe importante sobre o tijolo solo-cimento é que o projeto de obra precisa ser bem planejado e preciso, pois as reformas com esses tipos de tijolos são mais trabalhosas. 

Tijolo refratário

tijolo-refratario

O tijolo refratário é o melhor tipo de tijolo para construção de churrasqueiras domésticas, fornos de pizza e até de lareiras.

Por serem compostos de argila são tipos de tijolos que não absorvem muito calor, ajudando a estrutura a dissipar o ar quente para o ambiente.

Justamente por envolver construções que serão expostas a altas temperaturas, o tijolo refratário precisa ser rejuntado com argamassas resistentes ao calor.

Tijolo laminado

tijolo-laminado

O tijolo laminado é um dos tipos de tijolos que possui 21 furos na sua estrutura que servem de base para as paredes que terão acabamento de tijolo aparente. 

Também podem ser utilizados na base de fachadas de sobrados, por exemplo, que vão utilizar o tijolo maciço na finalização.

Apesar de ser uma opção resistente, os furos acabam consumindo mais argamassa, por isso é importante ter atenção para otimizar a obra.

Tijolo vazado

tijolo-vazado-cobogo

O tijolo vazado, também conhecido como cobogó, é um dos tipos de tijolos usados para criar passagens de ar nas paredes internas da casa.

Também podem ser usados nas fachadas como detalhe estético, contribuindo para melhorar a circulação de ar, além de permitir a entrada de luz. 

Outro uso frequente do tijolo vazado na decoração é como divisória interna entre os cômodos. Dessa forma, funciona tanto como um detalhe estrutural quanto decorativo para a casa.

Tijolo em ‘U’

tijolo-canaleta

O tijolo em formato de U é utilizado como apoio nas obras e complementam as construções em pontos específicos como nas vergas de portas e janelas e nas amarrações dos muros.

O acabamento em U permite a passagem de canos e vigas de aço que formam a parte estrutural da obra e, por isso, precisam de alta resistência.

Além de ser um material importante de estruturação, também pode ser usado na fase de vedação da obra junto com o tijolo baiano. 

Conheça mais opções no post >>> Tipos de tijolos: 10 opções e quando usar cada um | Guia.

Afinal, qual o melhor tijolo para construção?

Como vimos acima, alguns tipos de tijolos são mais adequados para a parte da vedação e outros são componentes importantes da parte estrutural.

Dessa forma, para escolher qual o melhor tijolo para construção é importante analisar qual será a finalidade de uso para garantir a compra da opção adequada.

É possível estudar uma opção com bom custo-benefício dentro da categoria necessária, pois existem muitos fabricantes no mercado.

Geralmente, os tijolos são vendidos em conjunto de 100 unidades, mas existem lojas que negociam quantidades menores.

Para facilitar a negociação, tenha um projeto bem feito da sua obra com as quantidades de material necessárias.

Assim, você consegue otimizar o orçamento, controlando os gastos e garantindo o uso adequado de cada material de construção.

Gostou das dicas para escolher o melhor tijolo para construção?

Conhecendo quais são os tipos de tijolos, fica mais fácil escolher qual o melhor para sua construção.

E como uma obra ou reforma geram um volume de investimento maior, é importante pesquisar para encontrar o melhor preço do mercado.

Na Telhanorte, você encontra uma sessão completa só com Materiais de construção, além da parte exclusiva só com Blocos e Tijolos.

Aproveite a comodidade de pesquisar e comprar online e faça seu pedido sem sair de casa!