Leitura: 4 min

Quarto infantil montessoriano: decoração funcional para crianças

Entenda por que investir em uma decoração infantil montessoriana para o quarto do seu filho

  O quarto montessoriano tem sido cada vez mais usado para crianças devido a sua grande funcionalidade. De acordo com psicólogos e pedagogos, ele ajuda no desenvolvimento da autonomia dos pequenos por atender às necessidades, mantendo a ergonomia física.  
Quarto montessoriano (Foto: casadecorada.blog/ reprodução)
 

1- Principais características

Uma das principais características do quarto montessoriano é o tamanho dos móveis: eles precisam ser baixos, na altura das crianças, para facilitar o acesso e incentivar a autonomia na hora de brincar. Conheça outras características para decorar o quarto dos pequenos com esse estilo:  
  • Cores e texturas: Além de ser uma composição indispensável na decoração e deixar o ambiente super divertido, o uso da cor e das texturas têm um papel de extrema importância no aprendizado. Uma ideia é utilizar quadros coloridos com números e letrinhas ou pintar as paredes para despertar ainda mais a curiosidade do seu filho.
  • Lazer ao alcance: Sabemos que as crianças nem sempre gostam de ficar no próprio quarto, mas se a decoração dele for pensada para chamar a atenção, pode se tornar seu cômodo favorito. Deixar os brinquedos em uma altura que possibilite o seu pequeno pegar e guardar sempre que quiser pode ser a jogada perfeita para que ele se adapte melhor ao ambiente.
  • Evite jogos eletrônicos: A principal função da decoração montessoriana é o desenvolvimento das crianças, e o uso de aparelhos eletrônicos pode atrapalhar. Procure dar preferência para jogos e brincadeiras educativas, como amarelinha, brinquedos de madeira e blocos de montar.
 
Tapete educativo (foto: wevans.com.br/ reprodução)
Quarto com estilo montessoriano, decorado com móveis baixos e tapete educativo (foto: wevans.com.br/ reprodução)
 

2- Segurança

Além de ficar uma graça, o quarto montessoriano acaba sendo um ambiente mais seguro pelo simples fato dos móveis serem baixos, o que evita acidentes para os arteiros que gostam de se empoleirar em moveis maiores do que eles. Porém, por outro lado, ter tudo ao alcance pode despertar a criatividade dos pequenos, então fique atento: cubra as tomadas e coloque proteção nas quinas dos móveis para evitar possíveis acidentes.  
Estante montessori (foto: criandocomapego.com/ reprodução)
 

3- Decoração

Papel de parede, tapetes coloridos, cortinas, prateleiras, mesinha e banquinhos. A decoração infantil, diferente de qualquer outra, nos permite mergulhar fundo na nossa imaginação, sem regras! Então escolha o tema – seja ele um filme preferido, animais marinhos ou uma floresta encantada – e mãos à obra!!
Quarto montessori com decoração inspirada em uma floresta encantada (foto:katviana.com/reprodução)
 
Leia também: Ideias de decoração para quarto infantil
  Agora que você já sabe que caminho seguir para montar o quarto montessoriano do seu filho, é hora de entrar no site da Telhanorte para adquirir os materiais necessários. No e-commerce e nas nossas lojas, você encontra papeis de parede, tintas, luminárias, almofadas, quadros, tapetes, nichos e muito mais detalhes para deixar o quarto lindo e aconchegante. Não se esqueça que os nossos profissionais estão prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas.  

Por Carolina Oliveira | Edição Stéphanie Durante

 

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...