home > Iluminação > 6 tipos de luminárias para todos os ambientes da sua casa! Como e onde usar cada uma?

6 tipos de luminárias para todos os ambientes da sua casa! Como e onde usar cada uma?

tema: Iluminação
#30 - 16 de dezembro de 2019

Qualquer que seja o ambiente de uma casa ele precisa de iluminação, mesmo que seja a mais simples disponível. Se você quer dar mais personalidade para o ambiente e ainda escolher, entre os tipos de luminárias, o modelo ideal para cada cômodo, você pode precisar de algumas dicas.

A seguir, apresentamos 6 tipos de luminárias, seja para sala, cozinha, quarto e banheiro. Você também vai conhecer alguns modelos para a área externa. 

Gostou? Era o que você estava precisando? Então vamos começar!

Tipos de luminárias: 6 modelos para atender a todos os ambientes

1. Plafons

O plafon é um dos tipos de luminárias com mais variedade de modelos que você vai encontrar no mercado.

É um tipo de luminária de teto que pode ser de embutir, especialmente desenvolvido para uso em gesso e madeira, ou sobrepor, ideal para uma iluminação difusa e mais fácil de instalar. O plafon vai bem em ambientes variados como:

– cozinha;

– salas;

– quartos;

– banheiros.

O plafon também difere de acordo com o tipo de emissão de luz, que pode ser difusa ou indireta. O primeiro modelo é ideal para iluminação geral, como em salas de estar. Já o segundo, com luz indireta, é ideal para ser usado na iluminação dos quartos.

Com diferentes tipos de design pode atribuir bastante personalidade ao seu cômodo.

tipos de luminárias

 

Plafon Quadrado Para 2 Lâmpadas E27 20W Bilbão 26x26cm Espelho Branco Tualux

 

 

tipos de luminárias

Plafon 4,5W GU10 Cromado IX1LZ Bronzearte

2. Arandela Interna

Ao contrário da Plafon, que é uma luminária de teto, a Arandela é uma luminária de parede, muito usada como tipo de luminária para banheiro, quando em versões mais simples e sem tantos detalhes, e também para quartos, salas de jantar e estar.

Entre os modelos mais indicados estão:

– arandela de acrílico;

– cristal;

– estilo colonial;

– modelos rústicos de metal

A arandela está entre os tipos de luminárias de LED, que podem receber esse tipo de lâmpadas, mas não devem ser a única fonte de iluminação do cômodo, servindo como apoio e alternativa mais aconchegante. O ideal é combinar com outras fontes de iluminação.

 tipos de luminárias

3. Luminárias de teto

O plafon não é o único tipo de luminária de teto que você vai encontrar para compor sua casa e a decoração de cada cômodo.

Você pode usar luminárias de teto em todos os cômodos da sua casa.

Existem muitos modelos como luminárias de embutir para tetos de gesso ou forro. Entretanto, para cada cômodo pode ser necessário pensar em tipos de luminárias diferentes.

Entre os tipos de luminárias para cozinha, por exemplo, você deve escolher modelos com tampas ou cúpulas removíveis que vão permitir uma limpeza mais completa.

Os tipos de luminárias para quarto, devem estar em sintonia com a decoração. Nesse cômodo vale brincar com diferentes tipos de luminárias como a de teto, combinado com a de parede e um abajur. 

Na sala de estar, por exemplo, você pode optar por um tipo de luminárias de teto que vai oferecer uma iluminação mais difusa para iluminar o ambiente como um todo e adicionar pontos de luz mais direcionados, como abajur ou pendentes.

tipos de luminárias

4. Luminárias de embutir

As luminárias de embutir ficam “encaixadas” no gesso do teto de uma sala de estar ou jantar. Normalmente esses dois cômodos são o que mais se adequam as luminárias de embutir.

Quando em teto rebaixado de gesso, deixam o local iluminado e mais aconchegante.

Entretanto, você também pode usar esse tipo de luminária em cozinhas e outros cômodos.

5. Lustres e pendentes

Esses tipos de luminárias dão um toque de sofisticação e elegância ao ambiente e podem ser usados de diferentes maneiras.

tipos de luminárias

Em geral, lustres e pendentes estão presentes ambientes como sala de estar ou sala de jantar mas também já fazem parte da decoração do quarto, bancadas de cozinha e até banheiro, quando estrategicamente aplicados. Enquanto que nas salas eles são a iluminação principal do ambiente, em quartos e banheiros, em geral, não são a iluminação central do cômodo.

tipos de luminárias

tipos de luminárias

Lustre De Cristais Brihante Para 4 Lâmpadas GU10 Transparente Bronzearte

6. Abajur e luminárias de mesa

Com uma iluminação mais focada, o abajur e a luminária de mesa permitem maior concentração em atividades como leitura e estudo. Para o ambiente, a luz é mais suave, trazendo aconchego ao local.

Além de funcionais, são ótimos tipos de luminária para decoração, compondo o ambiente independente do estilo adotado.

tipos de luminárias

Luminária De Mesa Base Triangular 40W E27 Tiffany LS Ilumina

Iluminação interna e externa

Os tipos de luminárias que apresentamos até aqui são principalmente voltadas para os ambientes internos da casa. Quando falamos de iluminação externa ainda encontramos modelos como:

postes e balizadores;

arandela externa;

refletores;

tartarugas.

Leia também: Como calcular quantidade de lâmpadas por m² [com fórmulas]

Se você está em busca de  tipos de luminárias de LED seja para teto, mesa ou parede, e para qualquer ambiente, você pode encontrar tudo no departamento de Iluminação da loja virtual da Telhanorte.

Nossa loja virtual também conta com um departamento de Elétrica completo para atender sua obra, como caixas e quadros elétricos, disjuntores e fusíveis, fios e cabos e mais.

Aqui você encontra LED, fluorescente, halógenas, lâmpadas de filamento e mistas.

Acesse nosso setor de lâmpadas e faça um orçamento gratuito.