6 principais tipos de luminárias para a sua casa! | Blog Telhanorte
home > Ambientes Internos > 6 principais tipos de luminárias para a sua casa!

6 principais tipos de luminárias para a sua casa!

sala-de-estar-luminária-lustre-pendente-sobre-mesa-de-jantar-retangular

| Ambientes Internos

 

Toda casa precisa de uma boa iluminação, não é? Se você deseja trazer mais personalidade para o ambiente, confira nossas dicas de modelos ideais para cada cômodo!

 

Tipos de luminárias: 6 modelos para atender a todos os ambientes

A seguir, apresentamos 6 tipos de luminárias, seja para sala, cozinha, quarto e banheiro. Você também vai conhecer alguns modelos para a área externa. 

Continue lendo e anote essas dicas!

 

1. Plafons

O plafon é um dos tipos de luminárias com mais variedade de modelos que você vai encontrar no mercado. Desenvolvida para o uso em gesso ou madeira, temos a versão de embutir e também os de sobrepor, onde a aplicação pode ser feita diretamente no teto, proporcionando uma iluminação difusa e com uma facilidade enorme na instalação. O plafon pode ser colocado em diversos ambientes, tais como: cozinha, salas, quartos e banheiros.

Eles também diferem de acordo com o tipo de emissão de luz, que pode ser difusa ou indireta. O primeiro modelo é ideal para iluminação geral, como em salas de estar. Já o segundo, com luz indireta, é ideal para ser usado na iluminação dos quartos.

 

sala-de-estar-plafon-luz-direta

Sala de estar com plafon acoplado diretamente no teto (Foto: Igan Iluminacíon / Reprodução).

 

Banheiro-iluminação-plafon-luz-direta-difusa

Banheiro com plafon de luz direta e difusa (Foto: Viva Decora / Reprodução).

 

2. Arandela Interna

Diferentemente dos plafons, as arandelas são luminárias com instalação em parede, muito usada em ambientes externos, como jardins, mas também internos, como salas, quartos, corredores, entre outros. Entre os modelos mais indicados estão:

As arandelas podem receber diversos tipos de lâmpadas, inclusive as de LED, porém, nesse caso, ela servirá apenas como luz de apoio, havendo necessidade de uma outra fonte de iluminação complementar. Elas podem funcionar como luminárias de cabeceira, assim como na foto abaixo.

 

Qaurto-arandela-cúpula-abajur

Quarto com arandela e cúpula ao lado da cama (Foto: Cordista Interiores e Lighting / Divulgação).

 

3. Luminárias de teto

É possível usar luminárias de teto em todos os cômodos de sua casa, sejam elas de embutir, sobrepor ou pendente. A escolha por um modelo ou outro partirá da sua ideia de como adornar e iluminar a sua casa, já que as luminárias também podem ser objetos decorativos.

Para ambientes como cozinha, é ideal a escolha de modelos com cúpulas ou tampas removíveis, que permitem uma limpeza mais completa. Já nos quartos, as luminárias também funcionam como um objeto decorativo que você pode compor com a decoração das paredes e, até mesmo, do abajur.

Na sala de estar, por exemplo, você pode optar por um tipo de luminária de teto que ofereça uma iluminação mais difusa – para iluminar o ambiente como um todo – e adicionar pontos de luz mais direcionados, como abajur ou pendentes.

 

Sala-de-jantar-pendente-lustre-sobre-mesa

Pendentes como lustre sobre a mesa (Foto: Cordista Interiores e Lighting / Divulgação).

 

4. Luminárias de embutir

As luminárias de embutir são encaixadas diretamente no forro do teto, seja ele de gesso ou PVC. Esse modelo permite até a aplicação em MDF, como armários e roupeiros.

Podendo ser aplicadas em diversos tipos de cômodos e móveis, são bastante indicadas para iluminar salas de jantar ou estar, mas também funcionam se colocadas em cozinhas, banheiros e demais cômodos. É um tipo de luminária discreta, onde sua função principal é iluminar uma parte específica do ambiente ou objeto decorativo selecionado.

 

cozinha-luminária-embutida

Cozinha com luzes embutidas (Foto: Cordista Interiores e Lighting Divulgação).

 

armário-cozinha-luminária-embutida

Armário de cozinha com luzes embutidas no MDF (Foto: Cordista Interiores e Lighting / Divulgação).

 

5. Lustres e pendentes

Lustres e pendentes são os modelos de luminárias queridinhos de quem está em reforma! Além de trazer a iluminação adequada para o ambiente, dão um toque de sofisticação e elegância ao ambiente e podem ser usados de diferentes maneiras.

Em geral, lustres e pendentes estão presentes em salas de estar ou jantar, mas também já fazem parte de bancadas de cozinha e banheiro e até da decoração do quarto, quando estrategicamente aplicados. Enquanto que nas salas eles são a fonte de luz principal do ambiente, em quartos e banheiros, geralmente, não são a iluminação central do cômodo.

 

Sala-de-jantar-pendente

Pendente sobre mesa retangular na sala de jantar (Foto: Viva Decora / Reprodução).

 

6. Abajur e luminárias de mesa

Com uma iluminação mais focada, o abajur e a luminária de mesa permitem maior concentração em atividades como leitura e estudo. Como suas luzes são mais suaves, trazem aconchego ao cômodo.

Além de funcionais, são ótimos acessórios para decoração, compondo o ambiente, independente do estilo adotado.

 

Sala-de-estar-abajur

Abajur em mesa de apoio ao lado do sofá (Foto: Casa Abril / Reprodução).

 

quarto-abajur-sobre-mesa-de-cabeceira

Abajur sobre mesa de cabeceira no quarto (Foto: Tua Casa / Reprodução).

 

Iluminação externa

Agora que falamos um pouco sobre luminárias internas, vamos apresentar a você alguns tipos de iluminação externa, ideal para quintais e jardins. A Telhanorte possui vários modelos para atender esse tipo de necessidade e as principais categorias são:

 

Postes e balizadores

Poste balizador é muito usado para jardins, como forma de decoração do ambiente, além de iluminar caminhos e trajetos. Esse tipo de iluminação necessita de uma blindagem chamada IP65 para que a parte elétrica da lâmpada não entre em contato com umidade, o que pode causar acidentes. São diversos tipos de modelo, desde os mais baixinhos e mais discretos, até os mais altos, que realmente parecem com um poste e possuem um ar colonial.

Já os balizadores de chão e parede possuem um outro tipo de formato, mas com a mesma proposta de iluminar e criar caminhos dentro e fora da casa.

 

Corredor-entrada-balizador-de-parede

Corredor com balizador de parede (Foto: Cordista Interiores e Lighting / Divulgação).

 

Área-externa-jardim-poste-balizador

Poste balizador em jardim (Foto: Lumilandia / Reprodução).

 

poste-para-jardim-colonial-duplo-aluminio-injetado-com-vidro-bisote

Jardim com poste balizador em estilo colonial (Foto: Lumilandia / Reprodução).

 

Arandelas

Como já dito acima, elas podem ser usadas na parte interna da casa tranquilamente, porém, com a blindagem IP65, também podem ser usadas em paredes e muros externos da casa. São ótimas opções para iluminar e criar um espaço aconchegante, mesmo que do lado de fora.

 

área-externa-piscina-arandela

Muro em volta da piscina com arandela externa na parede (Foto: Viva Decora / Reprodução).

 

Refletores

Os refletores possuem a incumbência de iluminar diretamente um ponto do jardim ou um objeto de decoração no mesmo. Diferentemente dos balizadores de chão ou postes, sua escolha é ideal caso você deseje dar destaque a um lugar específico, como uma bela árvore ou canteiro de jardinagem.

 

jardim-refletor-árvore

Refletor direcionado para árvore no jardim (Foto: Viva Decora / Reprodução).

 

Tartarugas

As tartarugas são versões mais baratas e comuns da arandela como iluminação externa. Fáceis de encontrar e bastante práticas, sua instalação não requer muito estudo luminotécnico. Aplicada nas paredes, ela serve como iluminação de caminho e passagem.

 

muro-externo-com-tartarugas-na-parede

Muro externo da casa com tartarugas na parede (Foto: Ourolux / Reprodução).

 

Leia também: Como calcular quantidade de lâmpadas por m² [com fórmulas].

 

Para melhorar ou iniciar o projeto luminotécnico da sua casa você pode conversar com um arquiteto que vai te orientar sobre a escolha. Para facilitar ainda mais a sua vida, a Telhanorte conta com o serviço Projete-se nas lojas físicas – que conta com profissionais disponíveis para orientá-los – e também com o Arquiteto de Bolso, onde você pode receber imagens em 3D do ambiente que você deseja reformar ou construir em até duas horas.

Precisa de mais dicas? Confira a nossa seção de iluminação no blog e fique por dentro das melhores matérias sobre o assunto!

Agora que você conhece as várias opções de luminárias, que tal visitar o site da Telhanorte ou uma das lojas físicas para encontrar a que vai combinar mais com a sua casa? Se não quiser sair de casa, o time da Telhanorte também pode te atender via WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas!

 

Edição por: Camila Alexandrino e Murilo Bonício