Leitura: 6 min

Saiba como escolher o melhor disco de corte para diferentes objetivos

Não sabe a diferença entre os discos usados nas ferramentas elétricas? Entenda nessa matéria isso e muito mais.

  Os profissionais que usam ferramentas elétricas precisam de uma série de acessórios que garantem o melhor resultado para seus trabalhos. Esse é o caso dos tipos de disco de corte, acessórios essenciais para realizar serviços na construção civil e residencial. Os discos de corte são usados de acordo com o tipo de material que pode ser madeira, concreto, cerâmica, inox, entre outros. Além de escolher o disco para o material certo, o tipo de ferramenta — Serra mármore, Esmerilhadeiras, Máquina cortadora de piso — também interfere na escolha do disco de corte. Precisa comprar esse acessório, mas não conhece os tipos de disco de corte? Continue lendo e entenda a função de cada um e dicas de orientação para um uso seguro.  

Tipos de disco de corte para trabalhos manuais

Os tipos de disco de corte são o que dá precisão na hora de cortar pisos, blocos de concreto, alvenaria, madeira, entre outros materiais. Na hora da compra, é importante saber qual material, o tipo de ferramenta na qual o disco vai ser utilizado e a quantidade que será usada no trabalho.  Com essas informações, você terá os seguintes tipos de disco de corte para escolher:  

1. Disco de corte diamantado

O disco de corte diamantado é um dos tipos de disco de corte mais utilizado e que possui subtipos para se adequar a cada tipo de trabalho. Seu uso é indicado para ferramentas como a Serra Mármore e resulta em cortes precisos e com ótimo acabamento. Dentro dessa categoria, encontramos três variações do disco de corte diamantado

Disco diamantado com banda contínua

disco-diamantado-continuo É um tipo de disco uniforme, sem nenhuma entrada ou dentes, usado para cortar azulejos e porcelanatos, mármores, etc. Os cortes são preciso e com acabamento uniforme, garantindo que a peça não trinque durante o processo.

Disco diamantado com banda segmentada 

disco-diamantado-segmentado Já os tipos de disco de corte diamantado com banda segmentada são usados em materiais de fundação (parte cinza da obra) como concreto, tijolos, granito, refratários, asfalto, dentre outros. A superfície do disco é dividida em segmentos como se fossem “dentes”. Essas aberturas ajudam a diminuir a temperatura gerada no atrito entre o disco e o material na hora corte.

Disco de corte diamantado turbo

disco-diamantado-turbo O disco de corte diamantado turbo une as funcionalidades dos dois tipos de disco de corte anteriores. Tem uma superfície contínua com alguns furos na parte interna e ranhuras nas bordas. Isso ajuda a produzir cortes com acabamento extremamente perfeito para que a peça seja instalada no tamanho necessário.  Serve para cortes de concreto, porcelanato, refratários e tijolos.   

2. Disco de corte para aço inox

disco-corte-para-inox Já para os cortes de metais são utilizados os discos de corte para aço inox. O material é resistente, porém fino, o que faz com que se desgaste facilmente.  É um tipo de disco de corte bastante utilizado nas serralherias em máquinas estacionárias (fixas) e portáteis. O resultado do corte é bastante preciso nesses tipos de materiais.  

3. Disco de corte em madeira

disco-corte-em-madeira A madeira também exige um tipo de disco de corte específico para trabalhar nesse tipo de material. Os discos possuem bordas e entradas que tornam o movimento mais confortável já que a borda contínua do disco evita o seu travamento no material, assim como trancos e vibrações.  

4. Disco de corte para uso geral

disco-corte-uso-geral Por último, temos o disco de corte para uso geral que pode ser utilizado para o trabalho com diversos materiais mencionados acima. Na hora da compra é importante ter atenção ao diâmetro do disco que deve ser compatível com o da máquina e a função que pode ser corte, desbaste ou polimento.  

Dicas de segurança para usar discos de corte

A serra mármore e a esmerilhadeira são exemplos de ferramentas elétricas que funcionam com o uso dos tipos de disco que corte que citamos aqui. São máquinas pesadas e que exigem habilidade do profissional tanto para manusear quanto para fazer o corte. Para que o trabalho seja realizado com segurança e qualidade nos resultados, siga as dicas abaixo:  

Trabalhar em um local arejado

O trabalho com as máquinas — estacionárias ou portáteis — devem ser feitos em locais arejados, bem iluminado e com boa ventilação. De preferência, em uma parte externa da obra onde a máquina possa ser apoiada com segurança, haja espaço para manusear os materiais e os operadores se movimentem sem barreiras.  

Usar o disco de corte certo para a máquina e tipo de trabalho

Já mencionamos esse detalhe, mas é importante reforçá-lo: os tipos de disco de corte devem ser usado na máquina certa e para o tipo de material para o qual é indicada. O disco errado pode danificar tanto o equipamento quanto a peça do material e gerar prejuízo, desequilibrando o orçamento da sua obra.   

Use água para reduzir a poeira

Existem tipos de disco de corte a seco e com água. A função da água na hora do corte é resfriar calor gerado no processo e reduzir os resíduos de poeira. Então sempre que usar uma máquina de corte, faça o processo com água, pois isso vai ajudar a melhorar o desempenho do disco de corte, mesmo se for um disco a seco.   

Utilize as EPIs de segurança

Quando se trata de máquinas de corte, segurança é um cuidado indispensável para o operador e para seus auxiliares no trabalho.  Os equipamentos de segurança individual indispensáveis são: 
  • luva;
  • avental;
  • máscara;
  • óculos de proteção;
  • protetor auricular.
Com os tipos de disco de corte certos na sua caixa de ferramentas e seguindo os cuidados necessários, o trabalho sairá perfeito como se espera!

Encontre os tipos de disco de corte online

Precisa encontrar um tipos de disco de corte para um trabalho na sua obra? Confira a categoria completa de Discos de corte no site da Telhanorte Na loja online, você encontra todos os tipos que mencionamos aqui no post e ainda Ferramentas elétricas, Ferramentas Manuais, Organização de Ferramentas e muito mais. Faça sua compra pelo site e receba no conforto de casa! Separamos outros posts do blog que você pode gostar de ler: Qual a melhor caixa de ferramentas: 5 opções + como montar Ferramentas básicas para ter em casa: 9 itens de KIT ideal   Como tirar ferrugem de ferramentas com soluções caseiras?

Edição Thais Junqueira

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...