Tipos de disco de corte | GUIA de acessórios para ferramentas | Blog Telhanorte
home > Ferramentas > Tipos de disco de corte: conheça as diferenças e usos

Tipos de disco de corte: conheça as diferenças e usos

tipos-disco-corte-2

| Ferramentas

Os profissionais que usam ferramentas elétricas precisam de uma série de acessórios que garantem o melhor resultado para seus trabalhos. Esse é o caso dos tipos de disco de corte, acessórios essenciais para realizar serviços na construção civil e residencial.

Os discos de corte são usados de acordo com o tipo de material que pode ser madeira, concreto, cerâmica, inox, entre outros.

Além de escolher o disco para o material certo, o tipo de ferramenta — Serra mármore, Esmerilhadeiras, Máquina cortadora de piso — também interfere na escolha do disco de corte.

Precisa comprar esse acessório, mas não conhece os tipos de disco de corte? Continue lendo e entenda a função de cada um e dicas de orientação para um uso seguro.

Tipos de disco de corte para trabalhos manuais

Os tipos de disco de corte são o que dá precisão na hora de cortar pisos, blocos de concreto, alvenaria, madeira, entre outros materiais.

Na hora da compra, é importante saber qual material, o tipo de ferramenta na qual o disco vai ser utilizado e a quantidade que será usada no trabalho. 

Com essas informações, você terá os seguintes tipos de disco de corte para escolher:

1. Disco de corte diamantado

O disco de corte diamantado é um dos tipos de disco de corte mais utilizado e que possui subtipos para se adequar a cada tipo de trabalho.

Seu uso é indicado para ferramentas como a Serra Mármore e resulta em cortes precisos e com ótimo acabamento.

Dentro dessa categoria, encontramos três variações do disco de corte diamantado

Disco diamantado com banda contínua

disco-diamantado-continuo

É um tipo de disco uniforme, sem nenhuma entrada ou dentes, usado para cortar azulejos e porcelanatos, mármores, etc.

Os cortes são preciso e com acabamento uniforme, garantindo que a peça não trinque durante o processo.

Disco diamantado com banda segmentada 

disco-diamantado-segmentado

Já os tipos de disco de corte diamantado com banda segmentada são usados em materiais de fundação (parte cinza da obra) como concreto, tijolos, granito, refratários, asfalto, dentre outros.

A superfície do disco é dividida em segmentos como se fossem “dentes”. Essas aberturas ajudam a diminuir a temperatura gerada no atrito entre o disco e o material na hora corte.

Disco de corte diamantado turbo

disco-diamantado-turbo

O disco de corte diamantado turbo une as funcionalidades dos dois tipos de disco de corte anteriores. Tem uma superfície contínua com alguns furos na parte interna e ranhuras nas bordas.

Isso ajuda a produzir cortes com acabamento extremamente perfeito para que a peça seja instalada no tamanho necessário. 

Serve para cortes de concreto, porcelanato, refratários e tijolos. 

2. Disco de corte para aço inox

disco-corte-para-inox

Já para os cortes de metais são utilizados os discos de corte para aço inox. O material é resistente, porém fino, o que faz com que se desgaste facilmente. 

É um tipo de disco de corte bastante utilizado nas serralherias em máquinas estacionárias (fixas) e portáteis. O resultado do corte é bastante preciso nesses tipos de materiais.

3. Disco de corte em madeira

disco-corte-em-madeira

A madeira também exige um tipo de disco de corte específico para trabalhar nesse tipo de material.

Os discos possuem bordas e entradas que tornam o movimento mais confortável já que a borda contínua do disco evita o seu travamento no material, assim como trancos e vibrações.

4. Disco de corte para uso geral

disco-corte-uso-geral

Por último, temos o disco de corte para uso geral que pode ser utilizado para o trabalho com diversos materiais mencionados acima.

Na hora da compra é importante ter atenção ao diâmetro do disco que deve ser compatível com o da máquina e a função que pode ser corte, desbaste ou polimento

Dicas de segurança para usar discos de corte

A serra mármore e a esmerilhadeira são exemplos de ferramentas elétricas que funcionam com o uso dos tipos de disco que corte que citamos aqui.

São máquinas pesadas e que exigem habilidade do profissional tanto para manusear quanto para fazer o corte.

Para que o trabalho seja realizado com segurança e qualidade nos resultados, siga as dicas abaixo:

Trabalhar em um local arejado

O trabalho com as máquinas — estacionárias ou portáteis — devem ser feitos em locais arejados, bem iluminado e com boa ventilação.

De preferência, em uma parte externa da obra onde a máquina possa ser apoiada com segurança, haja espaço para manusear os materiais e os operadores se movimentem sem barreiras.

Usar o disco de corte certo para a máquina e tipo de trabalho

Já mencionamos esse detalhe, mas é importante reforçá-lo: os tipos de disco de corte devem ser usado na máquina certa e para o tipo de material para o qual é indicada.

O disco errado pode danificar tanto o equipamento quanto a peça do material e gerar prejuízo, desequilibrando o orçamento da sua obra. 

Use água para reduzir a poeira

Existem tipos de disco de corte a seco e com água. A função da água na hora do corte é resfriar calor gerado no processo e reduzir os resíduos de poeira.

Então sempre que usar uma máquina de corte, faça o processo com água, pois isso vai ajudar a melhorar o desempenho do disco de corte, mesmo se for um disco a seco. 

Utilize as EPIs de segurança

Quando se trata de máquinas de corte, segurança é um cuidado indispensável para o operador e para seus auxiliares no trabalho. 

Os equipamentos de segurança individual indispensáveis são: 

Com os tipos de disco de corte certos na sua caixa de ferramentas e seguindo os cuidados necessários, o trabalho sairá perfeito como se espera!

Encontre os tipos de disco de corte online

Precisa encontrar um tipos de disco de corte para um trabalho na sua obra? Confira a categoria completa de Discos de corte no site da Telhanorte. 

Na loja online, você encontra todos os tipos que mencionamos aqui no post e ainda Ferramentas elétricas, Ferramentas Manuais, Organização de Ferramentas e muito mais.

Faça sua compra pelo site e receba no conforto de casa!

Separamos outros posts do blog que você pode gostar de ler:

Qual a melhor caixa de ferramentas: 5 opções + como montar

Ferramentas básicas para ter em casa: 9 itens de KIT ideal  

Como tirar ferrugem de ferramentas com soluções caseiras?