Tipos de luminárias embutidas: 4 modelos + exemplos de uso | Blog Telhanorte
home > Iluminação > Tipos de luminárias embutidas: 4 modelos + exemplos de uso

Tipos de luminárias embutidas: 4 modelos + exemplos de uso

Tipos de luminárias embutidas

| Iluminação

Você está construindo ou reformando seu imóvel e ainda não se decidiu como irá iluminar os diversos cômodos de sua casa? Vamos dar algumas dicas a respeito dos tipos de luminárias embutidas. 

Tipos de luminárias embutidas

As luminárias embutidas são de grande poder decorativo, proporcionam uma enorme eficiência na iluminação dos ambientes e de fácil instalação. 

Falaremos sobre os tipos de luminárias embutidas mais à frente. Antes, vamos conhecer um pouco sobre os tipos de lâmpadas.

Leia também: Dicas de iluminação para ambientes: GUIA para a casa TODA 💡

Conhecendo um pouco sobre lâmpadas

Até bem pouco tempo, praticamente não pensávamos no quesito lâmpadas na hora da construção ou reforma. 

Simplesmente, fazíamos as instalações elétricas colocando uma lâmpada em cada ambiente para termos iluminação. Hoje, elas são um quesito importante na decoração de uma casa. 

Lâmpadas Incandescentes

As primeiras lâmpadas que surgiram eram as conhecidas lâmpadas incandescentes. Esse nome se deve ao fato de que seus filamentos super aqueciam para o fornecimento de luz. Foi o primeiro dispositivo criado para iluminação elétrica. 

Com baixo rendimento, a maior parte da energia era transformada em calor. Atualmente, sua venda é proibida no Brasil como também em diversos países do mundo. 

Lâmpadas Halógenas

Em substituição às lâmpadas incandescentes, que haviam sido proibidas, vieram as lâmpadas halógenas. Ainda assim, com alto consumo de energia e baixa durabilidade. 

Fluorescentes

Em seguida, vieram as lâmpadas fluorescentes, que consomem cerca de 75% a menos de eletricidade em comparação com as incandescentes.

São encontradas em formato tubular, circular ou compacto.

As tubulares e circulares são utilizadas, geralmente, para iluminar ambientes maiores, como escritórios e fábricas, mas nada impede que você as use em sua residência!

As compactas são mais utilizadas em residências e são encontradas nos formatos 3Us  e espiral (muito utilizadas também para iluminação embutida, abajures e lustres). 

Lâmpadas de LED

Por fim, vieram as lâmpadas de LED que são campeãs em eficiência!

Elas surgiram para substituir as lâmpadas tradicionais, como a incandescente, halógena e fluorescente.

Apesar de serem um pouco mais caras, sua vida útil é muito maior, com baixa produção de calor, com 80% de economia em relação às lâmpadas incandescentes e 30% de economia em relação às lâmpadas fluorescentes. Além de serem sustentáveis (não são tóxicas e seus componentes são, em grande parte, recicláveis). É o que há de mais moderno para iluminação de residências. 

Tipos de luz 

Além do tipo de lâmpada é importante considerar os tipos de luz e incidência de luz que podem ser agregados ao ambiente. 

 

 

Leia também: Iluminação direta, indireta e difusa. Qual a melhor?

Tipos de luminárias embutidas

Agora que você já conhece os tipos de lâmpadas e os tipos de iluminação, é hora de conhecer os tipos de luminárias embutidas.

Vamos agora aos tipos de luminárias embutidas. As luminárias embutidas vem ganhando a preferência de todos! Você encontra à venda em lojas especializadas diversos tipos de luminárias embutidas: quadradas, redondas, retangulares, entre outras. 

Todas vão atender a todo tipo de gosto e necessidade. A maioria é feita em alumínio (material resistente) e se encaixam através de presilhas (encaixe de pressão) sem maiores dificuldades.

São excelentes para serem usadas em tetos:

 

 

São bonitas e funcionam também como parte importante na decoração, proporcionando um ambiente bem iluminado e agradável, devido aos seus designs modernos e elegantes. 

Leia também: Quais os tipos de forro para teto? Conheça os 5 principais

Cada um dos tipos de luminárias embutidas possui uma característica que atende a um determinado ambiente e necessidade. Portanto, é importante verificar exatamente o que está procurando em termos de iluminação para que não adquira um produto que pode não ser compatível com suas necessidades. 

As luminárias embutidas podem ser fixas, quando não consegue se mover o foco do feixe de luz, ou direcionais, quando pode ser movido o foco da luz.

Como estão embutidas, as luminárias ficam protegidas de poeira e gordura (no caso do uso em cozinhas), facilitando assim a limpeza. 

É importante observar quais os tipos de luminárias embutidas mais adequadas ao ambiente que você deseja. 

A seguir, vamos dar algumas informações sobre a luminária de embutir de led, a luminária spot de embutir, a luminária de embutir com refletor e a luminária circular de embutir. 

Luminária de embutir de LED

Tipos de luminárias embutidas

Fonte: CEC

Como já falamos acima, as luminárias de embutir de LED são excelentes para qualquer tipo de ambiente. Usadas tanto para residências como também para fins comerciais. Dispostas de forma harmoniosa, proporcionam um ambiente clean e moderno, com alta qualidade em iluminação e baixa produção de calor.

Luminária spot de embutir

Tipos de luminárias embutidas

Fonte: Construindo Decor

Os spots também funcionam como fonte de luz, substituindo as tradicionais luminárias. 

São indicados tanto para ambientes internos (salas, quartos, cozinhas e até mesmo banheiro) como também para ambientes externos (jardins, quintais, garagem). 

Além de poder ser instalado em tetos e paredes, podem ser utilizados também em prateleiras, permitindo que a luz seja direcionada para um ponto específico.

Podem ser encontrados em:

 

São tão modernos que, em alguns casos, possuem sensor de presença (normalmente usados em corredores de prédios e escadas) e podem ser acionados por controle remoto

Normalmente utilizados para destacar um determinado ponto como:

 

 

Luminária de embutir com refletor

Tipos de luminárias embutidas

Fonte: Universo Elétrico

Ideal para ser usado em ambientes internos maiores, que precisam de melhor iluminação. 

Podem ser utilizados tanto em residências como:

 

 

Como já diz o nome, a luminária com refletor reflete a luz para abranger um maior espaço a ser iluminado.

Luminária circular de embutir

Possuem formato circular onde a saída da luz é na própria estrutura. Além de modernas e funcionais, são uma ótima solução de iluminação para ambientes com forro de gesso e teto rebaixado. 

Dar a devida atenção a um sistema de iluminação eficiente fará com que o seu consumo de energia seja menor, diminuindo assim seus custos. 

A versatilidade das luminárias embutidas também é um dos pontos fortes. 

De acordo com seu projeto, ela pode ser usada para uma iluminação geral, uma iluminação em uma área específica e também como iluminação de destaque, deixando assim o ambiente clean, aconchegante e elegante. 

Além das dicas de iluminação para ambientes listadas até aqui, é importante acertar na escolha da quantidade de lâmpadas por cômodo. Só assim você vai ter um ambiente bem iluminado. A resposta para isso está no artigo;Como calcular quantidade de lâmpadas por m² [com fórmulas]”

Onde comprar luminárias embutidas?

Agora que você já conhece os principais tipos de luminárias embutidas deve saber também que bons fornecedores ajudam você a alcançar seus objetivos decorativos e funcionais. 

Na Telhanorte você encontra luminárias com ótimo preço, seja de teto, chão, mesa, luminárias de embutir ou pendentes, para cada um dos ambientes que listamos acima. 

Conheça a seguir nossas ofertas e promoções do setor de luminárias e faça suas compras sem precisar sair de casa, na loja virtual da Telhanorte