Leitura: 6 min

5 inspirações de luminárias de mesa para decorar escritório

5 estilos de decoração e os tipos de luminárias de mesa ideais para cada um. Conheça as luminárias para decoração industrial, clássica etc

  Seja para trabalhar em home office, estudar, ou mesmo para quem aprecia uma boa leitura, é importante saber como escolher entre os tipos de luminárias de mesa Estar atento ao estilo da decoração dos ambientes, escolhendo um tipo de luminária que contribua para o conjunto estético do local, deve ser uma preocupação. Ao mesmo tempo, você deve estar atento para escolher a iluminação para mesa de estudo ideal, seguindo dicas como:
  • evite uma iluminação muito clara ou muito escura, 
  • fique atento ao posicionamento ideal da luminária de mesa, 
  • defina a potência da lâmpada e quantidade de luz, 
  • escolha as cores e tipos de lâmpadas ideais. 
Neste artigo separamos 5 estilos de decoração e indicamos os tipos de luminárias de mesa que mais se assemelham a eles. Confira!  

Tipos de luminárias de mesa para cada estilos de decoração

A seguir, separamos dicas de como escolher os tipos de luminária de mesa de acordo com o estilo de decoração que você adotou para sua casa ou cômodo. Entre os estilos listados estão: 
  • Estilo minimalista
  • Estilo Clássico
  • Estilo tropical
  • Estilo industrial
  • Moderno
Aproveite para ter mais ideias com nossas inspirações.   

Estilo minimalista

No estilo minimalista todos os objetos do ambiente possuem funções bem definidas. Ou seja, quase nenhuma peça é usada apenas com a finalidade de decoração. Todas possuem um uso prático. Além disso, a paleta de cores é mais neutra, com cores clássicas como preto, cinza e branco. A luminária abaixo é um modelo bastante representativo de luminária de mesa para quem segue o estilo minimalista.
Luminária na mesa de cabeceira (Imagem: Apartamento 203 / Reprodução)
  Caso você queira aproveitar o objeto para dar um ponto de cor na decoração opte por modelos com design simples e materiais como metal, como na opção a seguir. A cor cobre combina bem com o estilo minimalista assim como com o estilo industrial e clássico, que veremos a seguir.  
Luminária de mesa industrial bronze (Reprodução: Acervo Telhanorte)
   

Estilo Clássico

O estilo clássico tem uma decoração clean e também muito associada a tons claros, como o branco. Entretanto, diferente do estilo minimalista, possui móveis e objetos de decoração mais detalhistas, com materiais finos para simples contemplação. Os tipos de luminárias de mesa podem seguir a cor branca, mas é indicado que o design seja mais trabalhado e haja combinação de texturas e materiais, para deixar a peça ainda mais sofisticada.  
Luminária de mesa em cerâmica com pássaros e flores chinesas, lâmpada led clássica com dimmer/toque, corpo amarelo, e27, para cabeceira, vestiário e estúdio|Luminárias de mesa| - AliExpress
Luminária clássica com cúpula branca (Imagem: Luzesdachina.com.br / Reprodução)
 

Estilo tropical

Como o próprio nome sugere, o estilo tropical é cheio de cores! O mix de estampas também é bastante presente e não há medo de misturar azul, amarelo e vermelho no mesmo ambiente. Uma dica para conquistar toda essa energia sem pesar o ambiente, é investir em objetos de decoração coloridos, como os diferentes tipos de luminárias de mesa, e manter paredes e móveis em tons mais claros, como azul bebê e verde claro. A luminária abaixo serve como um ponto de atenção para a decoração. Além da cor, o design simples oferece leveza à peça e modernidade para o local. Além de ser um tipo de luminária de mesa ideal para o estilo tropical, também se encaixa bem no estilo moderno.
Abajur com cúpula colorida (Reprodução: Acervo Telhanorte)
Confira também: Luminária para leitura noturna: dicas e modelos
 

Estilo industrial

Esse é um dos estilos que está mais em alta nos últimos anos! Ele realmente torna o ambiente cheio de personalidade.  A decoração, geralmente, está muito baseada em cores escuras, como diferentes tonalidades de cinza, além de diferentes texturas (como o cimento queimado), tijolos aparentes e bastante uso de metal e inox em peças de decoração e até eletrodomésticos. Os objetos de decoração usam e abusam das referências industriais, como metais e lâmpadas de filamento. O contraste entre o simples e o elegante é muito presente em ambientes que priorizam esse estilo. Os tipos de luminárias de mesa ideais são as que trazem essa “pegada” bruta, mas com atenção ao design da peça. A jogada perfeita é combinar o metal com a lâmpada de filamento. Esse truque também funciona muito bem para as luminárias de teto.
Abajur Sala Quarto Luminária Mesa Industrial Retro Preços & Promoções-Aug 2022|BigGo Brasil
Luminária industrial (Imagem: BigGo / Reprodução)
   

Moderno

Por último, mas não menos importante, o estilo moderno. Esse é um estilo bastante abrangente, porque pode ter uma paleta de cores mais sóbria, bem como uma paleta mais colorida. De maneira geral, a regra que manda é o uso de elementos decorativos que sejam criativos com preocupação em oferecer um design atual. Quadros decorativos, peças de arte moderna e, claro, tipos de luminárias de mesa que sejam cheias de estilo, contribuem para realçar sua personalidade. 
Luminária de mesa E27 preto e cobre City Spot Line | Telhanorte
Luminária moderna (Imagem: Acervo Telhanorte / Reprodução)
   

Onde encontrar variados tipos de luminárias de mesa

E ai? Gostou das dicas de como escolher o tipo de luminária de acordo com o estilo de decoração? Essas dicas valem para todos os cômodos da casa. Lembre-se que uma decoração marcante é composta por detalhes que fazem toda a diferença na construção do ambiente que você sonha. Na loja virtual da Telhanorte você encontra um departamento de Iluminação completo, com diferentes tipo de luminárias de mesa, luminárias de teto, chão, luminárias de embutir, lustres ou pendentes. Possuímos um amplo leque de produtos como abajures, cúpulas e luminárias de mesa, que são ideais para quarto, escritório, sala e banheiro. Desde modelos modernos como a luminária de LED e abajures com base de ferro e lâmpada de filamento, luminárias coloridas e clássicas. Confira também nosso setor de lâmpadas para escolher o modelo correto e mais econômico! Além disso, nosso setor de elétrica oferece os itens necessários para sua obra ou reforma.  Somos uma loja completa com todos os materiais de construção que você precisa para sua obra.  Se você precisa de mais itens de iluminação e está em busca de bons preços e promoções, aqui é o lugar certo!  Faça sua compra pelo site e receba seu pedido no conforto de casa!  

Edição Thais Junqueira

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...