Leitura: 6 min

Confira dicas e modelos de luminárias para leitura noturna

Quer colocar uma luminária para leitura noturna na sua casa? Conheça modelos e dicas para escolher a melhor lâmpada e posição

Gosta de ler à noite? Então você precisa de uma luminária para leitura noturna para ter momentos confortáveis e relaxantes. Além de se atentar ao design da luminária, é necessário também considerar a funcionalidade, eficiência e conforto visual que a lâmpada fornecerá, para evitar problemas de visão. Seja para colocar no quarto, no home office ou no seu cantinho especial para leitura de livros, continue lendo e confira dicas e modelos que separamos para você.  
Leia mais em: Vai montar um home office? Siga 6 dicas funcionais

Modelos de luminária para leitura noturna 

Os modelos de luminárias variam bastante, sendo assim muito fácil de encontrar o ideal para o seu ambiente. O material, a cor, o formato vão desde os mais tradicionais, até os mais modernos, com desenhos geométricos de ferro ou acabamento metálico.  Para escolher o mais adequado, pense na configuração do ambiente. Será um cantinho na sala com uma poltrona? A mesa do home office? Na cabeceira da cama? Com a ideia em mente, você pode decidir o melhor modelo de luminária noturna.  Separamos algumas opções disponíveis no site da Telhanorte para te inspirar na escolha. Confira!  

1. Luminária temática de parede

É cinéfilo de carteirinha e gosta de peças com design que fazem referência à sétima arte? A luminária em formato de rolo de câmera é um exemplo de peça temática. Além do modelo de rolo de câmera, você também encontra outras opções de desenho que se ajustam à proposta de iluminação e decoração. As luminárias temáticas combinam com decorações mais divertidas, descoladas e modernas, como paredes coloridas e placas decorativas, mostrando um pouco da personalidade do dono do espaço. DICA: na hora da compra, confira se o tamanho do fio é ajustável ou não para fixar a luminária na posição adequada para a leitura.  
luminaria-moderna-leitura-quarto-jovem-juvenil-infantojuvenil-arandela-rolo-filme-lampada-luz-amarela
Arandela Rolo De Filme Carambola Linha Bright Preto E27 40 W (Foto: Acervo / Telhanorte)
   

2. Luminária de chão

As luminárias para leitura noturna de chão, também chamadas de coluna, têm um poder decorativo incrível e são ideais para ficar ao lado de poltronas tradicionais ou das do tipo “costela com puff”. A maioria dos modelos tem um design minimalista e são feitas de ferro ou alumínio. O acabamento da pintura é outro diferencial. 
Coluna-E27-preto-e-cobre-e-cobre-City-Spot-Line
Coluna E27 preto e cobre e cobre City Spot Line (Foto: Acervo / Telhanorte)
  Você pode escolher entre modelos coloridos, de acabamento metálico ou as cores tradicionais e neutras como preto ou branco. Se você gosta de um toque retrô, as luminárias de chão com formato de spot são perfeitas e combinam com vários tipos de decoração. Por ser uma peça alta, a distribuição da luz é melhor, além de garantir a proteção das lâmpadas. Outra vantagem é que este modelo não exige furos na parede e pode mudar de lugar facilmente. 
Coluna-E27-preto-e-cobre-Oxford-Spot-Line
Coluna E27 preto e cobre Oxford Spot Line (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

3. Luminária de mesa

A luminária para leitura de mesa pode ser bem aproveitada tanto na mesa do home office, quanto na cabeceira da cama. Isso porque os modelos são ajustáveis, com o braço flexível, e permitem direcionar a luz de acordo com a posição de leitura. Mesmo de tamanho menor que a luminária de chão, o design dos modelos de mesa também ajuda a compor a decoração.  
Luminária-de-mesa-E27-preto-e-cobre-City-Spot-Line
Luminária de mesa E27 preto e cobre City Spot Line (Foto: Acervo / Telhanorte)
 
Veja mais em: Dicas para um home office organizado e bem decorado
 

4. Luminária de garra

A luminária para leitura noturna de garra é uma opção versátil, pois pode ser levada para outras partes da casa e ser fixada onde for mais adequado. Assim, se a ideia for deixar a decoração mais clean e com poucos elementos, você pode manter a luminária guardada e utilizá-la apenas quando precisar.
Luminária-Versaty-garra-de-aço-E27-40W-pretaBronzearte
Luminária Versaty garra de aço E27 40W pretaBronzearte (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

Melhor tipo de lâmpada para leitura

Escolher um modelo bonito de luminária, que combine com a sua decoração, é só o primeiro passo. O tipo de lâmpada colocado na luminária tem um papel fundamental para preservar a saúde dos seus olhos. As lâmpadas ideais para as luminárias de leitura são as de LED e as fluorescentes. Se para você o momento de leitura é relaxante, opte pela luz amarela, que relaxa e não cansa os olhos. Já a luz branca é mais recomendada para um espaço de leitura que exija mais concentração e foco. A luminária de LED para leitura é a mais utilizada, pois essa lâmpada não esquenta, permitindo leituras longas com conforto e, além disso, menores gastos de energia. As fluorescentes também são boas opções, principalmente para leituras de estudo. Por isso, evite as lâmpadas incandescentes e as halógenas, que naturalmente esquentam mais e tendem a queimar com maior facilidade.  

Posição da luminária para leitura

A posição da luminária para leitura noturna também deve ser respeitada, para evitar problemas em sua visão ao longo do tempo. Esse tipo de desconforto não demora para aparecer quando o tipo de luz está inadequado e a luminária está posicionada a uma distância muito próxima.  O ideal é posicionar a luminária a 50 cm de distância do livro, seja na mesa ou em sua mão. É fácil ajustar qualquer um dos modelos de luminárias que mostramos acima. Com uma trena, você a mantém na posição certa para ler por várias horas.   
poltrona-costela-puff-luminaria-coluna-lampada-sala-estar-moderno
Sala de estar com poltrona costela com puff e luminária coluna (Foto: Loja Salab / Reprodução)
 

Gostou das dicas? 

Com as dicas acima, você pode escolher o melhor design de luminária para leitura noturna. Confira as opções de Abajures, Cúpulas e Luminárias de Mesa que a Telhanorte tem para você e as condições de entrega para todo Brasil. Precisa de outros itens de Iluminação? Confira a categoria completa e faça seu pedido online!    

Edição de Vinicius Marques e Murilo Bonício

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...