Leitura: 4 min

Tudo o que você precisa saber antes de escolher um porcelanato

Antes de escolher um revestimento é bom pesquisar sobre o material que se tem em mente, e pensando nisso, trouxemos essa matéria com informações importantes sobre porcelanato

 

A escolha do revestimento ideal para os cômodos da sua casa precisa ser pensada e estudada cuidadosamente, portanto, veja abaixo as principais características do porcelanato.

 

Composição e Fabricação

Para a formação do porcelanato, é necessário a junção de argila, feldspatos, quartzos e outros minerais em uma temperatura acima de 1200 °C. Todos esses elementos juntos em alta temperatura formam uma massa compacta e homogênea. Após o processo de queima, o produto passa pelos acabamentos que lhe darão as características finais, entrando na etapa de escolha onde o porcelanato será avaliado e separado em categorias. 
  • Primeira linha – Extra
  • Segunda linha – Comercial
  • Cacos – Restos reutilizados
 
Fabricação de porcelanato
Fabrica de fabricação de revestimento porcelanato (Foto: pointer.com.br / Reprodução)
 

Modelos e características

O porcelanato, assim como todos os outros revestimentos, tem seus prós e contras, porém, antes de falarmos sobre suas principais características, é preciso lembrar que o porcelanato é um tipo de cerâmica de base rígida, possuindo uma maior resistência devido à sua composição de matérias-primas de alta qualidade. Os tipos mais comuns de porcelanato disponíveis no mercado são os polidos, acetinados, esmaltados e naturais.  

1 – Polidos

Recebendo um polimento e uma camada extra de proteção, esse tipo de porcelanato possui uma aparência lisa e brilhante. Mais indicado para ambientes internos secos, pois em contato com umidade fica bastante escorregadio.  

2 – Acetinados

Esse modelo, possui um acabamento menos brilhante e uma aparência acetinada. É um piso frio, onde o acumulo de sujeira é menor. Recomendado para cozinhas e banheiros, onde a umidade e gorduras são mais presentes.   

3 – Naturais

Como o nome já diz, esse tipo de porcelanato não leva nenhum tipo de acabamento, sendo assim neutro. Além disso, ele é um modelo bem resistente e pouco escorregadio, o que o torna perfeito para áreas externas e projetos comerciais.  
Leia também: Revestimento cerâmico para a cozinha: benefícios
 
Porcelanatos-tipos
Diferentes tipos de porcelanato (Foto: 2quartos.com / Reprodução)

 

Bordas

Também é importante atentar-se aos tipos de bordas do porcelanato. Existem dois tipos de bordas, a retificada ou a arredondada. A borda retificada é completamente reta, tendo um espaçamento menor quando aplicada, dando a sensação de ser uma única peça grande. Já a arredondada ou bold, como o nome já diz, é levemente arredondada, deixando o rejunte um pouco abaixo do nível do porcelanato, o que o torna mais aparente.   
Colocando porcelanato
Colocando piso porcelanato com borda retificada (Foto: mdl.com.br / Reprodução)
   

Onde e Como Usar

O porcelanato pode ser usado não somente como piso, mas também em diversas áreas da sua casa. Alguns exemplos são: bancadas, escadas, lareiras, móveis personalizados, paredes, painéis de TV, fachadas de entrada, jardins, entre outras.  Outra dica valiosa, é que o porcelanato pode ser utilizado no lugar do mármore ou do granito, para fazer bancadas mais resistentes à manchas e à danos, assim recriando as texturas de outros revestimentos menos resistentes à umidade.   
Painel para Tv em porcelanato cinza (Imagem: Eliane.com/ Reprodução)
 
Leia Também: Prós e contras do piso laminado
 

Limpeza e Manutenção

Assim como a maioria dos revestimentos, a primeira coisa a ser feita é remover a sujeira mais grossa da superfície com uma escova ou vassoura. Depois é só passar um pano ou um esfregão úmido com água e detergente neutro por cima.  IMPORTANTE: Não use produtos que contenham ácido fluorídrico, isso pode atacar a superfície do porcelanato de maneira irreversível.  
Limpeza-de-piso-porcelanato
Homem com um esfregão limpando piso de porcelanato (Foto: comolimpartudo.com.br / Reprodução)
  Agora você já sabe tudo o que precisa saber para escolher um porcelanato para sua casa, que tal dar uma olhada em uma de nossas lojas ou no próprio site da Telhanorte e conferir os diversos modelos de porcelanato que temos disponíveis? Não perca tempo e aproveite para seguir a Telhanorte no instagram! Deu na telha mudar o revestimento da sua casa? Tem na Telha!!  

Por Veronicca Fernandes | Edição Carolina Oliveira

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...